terça-feira, 15 de julho de 2014

Restaurante 'Ao Pé da Pedra'. Fartura, sabor e o melhor da simplicidade mineira.

A comida mineira tem fama de ser boa e farta. E cada vez que vou a Minas, mais me convenço de que isso é verdade – embora eu tenha visitado cidades que, em maior ou menor grau, tenham tradição turística. Minha última incursão por terras mineiras foi no município de Gonçalves, que tem sido tema de uma série de matérias aqui no blog, cada uma destacando algo que me encanta - ou encantou – por lá: seja uma trilha, um passeio ou algum restaurante.

Desta vez, vou falar sobre o restaurante 'Ao Pé da Pedra', que fica exatamente ao pé da pedra Chanfrada, no bairro da Pedra Fria (haja pedra! rs). Assim como todas as outras pedras no topo de montanhas, a Pedra Chanfrada também tem uma trilha que sai do restaurante, mas, como naquele dia já havia subido a Pedra do Jair, a Chanfrada ficará para a próxima.

A Pedra Chanfrada - Foto: Simone Catto

Vista do restaurante com a Pedra Chanfrada ao fundo - delicia de paisagem! - Foto: Simone Catto

Depois daquela pernada na companhia de pessoas queridas e tão famintas quanto eu, tivemos sorte de encontrar o restaurante 'Ao Pé da Pedra' aberto, porque era meio de semana e os restaurantes turísticos de Gonçalves normalmente fecham nos dias úteis. E esse restaurante honra, com louvor, a melhor tradição culinária de Minas: oferece uma comida farta, honesta e, sobretudo, saborosa! Sem falar que o cenário bucólico, com vista para a Pedra Chanfrada, é dos mais inspiradores.

O ambiente é bem simples, típico do campo e, por isso mesmo, autêntico e agradável. Felizmente, havia uma mesa no terraço esperando por nós, bem de frente para a pedra!

O terraço onde ficamos... - Foto: Simone Catto

E aqui, um pedacinho da vista de nossa mesa! - Foto: Simone Catto

Salão interno do restaurante - Foto: Simone Catto

Outro ângulo do salão, para mostrar como ele é arejado - Foto: Simone Catto

Vamos aos quitutes, então. Lá, paga-se um preço fixo que dá direito a um prato principal, dentre três ou quatro opções, e vários acompanhamentos. Eu optei pelo lombo assado e não me arrependi: estava suculento, muuuito bem feito e, nem é preciso dizer, uma delícia!

Dê só uma olhada... o lombo veio com generosas porções de arroz, feijão, farofa, batata frita, salada, polenta frita e uma especialidade da casa que é absurdamente gostosa: minibolinhos de batata com queijo. O curioso é que, apesar dos ingredientes supostamente gordurosos, esses bolinhos são levíssimos e não pesam no estômago. Só sei que o negócio vicia, a gente come um atrás do outro... Dio santo!!...

Em primeiro plano, o lombo assado de lamber os beiços. E atrás, os minibolinhos de batata com queijo: perdição!
Foto: Simone Catto

Em suma: era tanta comida que não cabia tudo em uma foto só! - Foto: Simone Catto

A foto não saiu boa, mas os doces caseiros estavam divinos! O de banana,
o mais escuro à esquerda, era o melhor de todos. Um escândalo!
E para acompanhar, havia queijo branco, claro! - Foto: Simone Catto

E se tudo isso ainda não convenceu você, espere até saber o preço... a refeição, mais suco natural e o buffet de sobremesas com os deliciosos doces caseiros, do qual a gente pode se servir à vontade, saiu por módicos R$ 33,00. Convencido, agora? Então vai lá: o restaurante 'AO PÉ DA PEDRA' fica no Sítio Santo Antônio, km 10 – Bairro Terra Fria – Gonçalves – MG. Tels.: (35) 9910-3866 / (35) 9830-5513.

2 comentários:

  1. https://www.facebook.com/video.php?v=466919100180899&set=vb.385274155012061&type=2&theater

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São imagens como essas que sempre me dão vontade de retornar a Gonçalves!!

      Excluir