domingo, 20 de julho de 2014

'O Amor é um Crime Perfeito'. Sexo, letras e perversão em um filme inquietante.

O cenário é Lausanne, Suíça. A paisagem é gélida, branca e tem a monotonia quebrada pela corrente de alta voltagem erótica que circula entre um professor universitário e suas alunas de literatura, todas jovens, belas e com hormônios raivosos. Esse é o pano de fundo de 'O Amor é um Crime Perfeito', com direção dos irmãos Jean-Marc e Arnaud Larrieu.

O professor universitário Marc (Mathieu Amalric), incansável sedutor.

O professor chama-se Marc (Mathieu Amalric) e leciona Criação Literária na Universidade de Lausanne, uma construção enorme, high-tech, toda envidraçada e cheia de rampas. Marc é um sátiro. Exerce um poder magnético sobre as alunas, que correm para ele como mariposas à luz. O professor não se faz de rogado: vira e mexe leva uma delas para sua acolhedora casa encravada nas montanhas, que mais parece a cabana do 'Abominável Garanhão das Neves' (com o perdão da brincadeira infame! rs). Marc divide a casa – e, eventualmente, a cama - com a bela e ciumenta irmã Marianne (Karin Viard), numa relação estranhíiiiiiissima, para não dizer amoral. Pergunto-me se essa libido desembestada seria uma forma de defesa ou contraponto para o frio desolador do local. Outra coisa que chama atenção é a quantidade absurda de cigarros que os irmãos consomem - é um atrás do outro, a qualquer hora do dia ou da noite. Definitivamente, esse não é um filme com gente saudável.

A aluna Annie (Sara Forestier) é obcecada pela professor, causando-lhe problemas. 

Marianne (Karin Viard) tem com o irmão uma relação que pode ser tudo,
menos saudável.

Até que Barbara (Marion Duval), uma das alunas que Marc levou para sua alcova, desaparece, deixando-o literalmente em maus lençóis. Anna (Maïwenn), a madrasta da moça, o procura – aparentemente, para buscar informações ou descobrir algo sobre a enteada. Só que Anna é uma bela mulher, ambos acabam sentindo-se mutuamente atraídos e o filme é francês. O resultado dá para imaginar, mas o que se desenrola a partir daí vai além do óbvio.

Marc, Anne e a irmã ciumenta, para "variar" com cigarro na mão.

A voracidade sexual do professor acaba colocando-o numa encrenca atrás da outra, sobretudo pela insistência de outra aluna, a amalucada e inconsequente Annie (Sara Forestier), em seduzi-lo a qualquer custo. Chega um momento em que não dá para distinguirmos se Marc está realmente vivendo ou sonhando determinadas situações, ou mesmo tendo crises de sonambulismo. Teria Marc matado Barbara?

Só posso dizer que achei o filme um tanto inquietante, dada a quantidade de gente cujo comportamento – e sentimentos – escapam àquilo que consideramos "normal" ou "moral". Não o classificaria como um grande filme, mas é perturbador, um suspense psicológico que merece uma ida ao cinema.

Atualmente ‘O AMOR É UM CRIME PERFEITO’ está em cartaz no Caixa Belas Artes. É uma ótima oportunidade para você assistir ao filme e ainda conferir como ficou esse cinema que, felizmente, foi devolvido aos paulistanos do jeito que a gente merece.

Ficha técnica parcial

Direção: Jean-Marie Larrieu e Arnaud Larrieu
Elenco: Mathieu Amalric, Marion Duval, Karin Viard, Maïwenn, Sara Forestier e outros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário