segunda-feira, 15 de julho de 2013

'Antes da Meia-Noite'. Um filme superestimado em que sobra palavra e falta roteiro.

Até agora estou me perguntando por que o filme 'Antes da Meia Noite', de Richard Linklater, está tão bem cotado no Guia da Folha e na Veja São Paulo. Há tempos não assistia a um filme tão chato. A verborragia que transborda dos diálogos não é o problema. O problema é quando sobra verbo e falta ritmo, como é o caso. Tudo bem que alguns diálogos até são interessantes e adoro diálogos inteligentes – minha preferência por filmes franceses, corroborada por vários posts deste blog, não me deixa mentir. Mas 'Antes da Meia Noite' tem um enredo cansativo e a gente sempre fica na expectativa de um desenrolar que não acontece.

Li, nas resenhas da mídia, que o filme é a última parte (assim espero!) de uma trilogia do diretor constituída pelos títulos 'Antes do amanhecer', de 1995, e 'Antes do Pôr do Sol', de 2004. Não assisti a nenhum dos dois, mas sei que todos retratam as agruras do casal Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy). Parece que, no primeiro filme, o casal se apaixonou em Viena e, no segundo, se encontrou brevemente em Paris. Nesta terceira parte, eles estão casados, têm cerca de 40 anos, são pais de lindas menininhas gêmeas e residem na França, onde levam uma vida confortável. Jesse é um escritor de sucesso e Celine tem um emprego estável em uma empresa francófona. A família está de férias na Grécia e tudo parece bem.

As menininhas gêmeas que interpretam as filhas do casal são adoráveis.

Na primeira cena do filme, Jesse está no aeroporto de uma cidade grega acompanhando o embarque do filho adolescente, fruto de seu primeiro casamento, que vai retornar a Chicago, onde vive com a mãe. O menino também havia passado as férias na Grécia com o pai, a esposa dele e as meias-irmãzinhas.

O casal Celine (Julie Delpy) e Jesse (Ethan Hawke).

A situação começa a azedar quando Jesse expressa seu descontentamento por morar longe do filho, comentando estar ausente em uma fase que o garoto mais precisaria de seus cuidados de pai. Celine entende o comentário do marido como uma pressão para que se mude com ele para os Estados Unidos, a fim de ficar mais perto do filho, e abra mão de seus planos profissionais.


Quando parecia que o enredo ia ficar interessante, começaram as cenas intermináveis, como aquela em que o casal está almoçando em uma bela varanda na propriedade dos anfitriões gregos, ao lado de outros amigos, e presenciamos um diálogo sem fim. Chega um momento em que sentimos uma espécie de "claustrofobia visual" e ansiamos desesperadamente por cenas com as belas paisagens da Grécia, esperando por uma reviravolta "daquelas" no roteiro. Em vão. A coisa empaca, não vai para a frente.



Até que, nesse mesmo almoço, depois de muito blá-blá-blá, o casal ganha de presente uma noite em um hotel da região, com direito a vinho, massagem e tudo. Os anfitriões quiseram ser gentis e proporcionar uma noite romântica aos hóspedes, mas aquilo que era para ser como um revival da lua-de-mel transformou-se num inesperado azedume conjugal. A mulher, aliás uma tremenda chata cujo maior prazer consistia em espezinhar e criar picuinhas com o marido, envolveu o coitado num acalorado bate-boca que, num crescendo cada vez maior, virou uma briga feia. O homem, aliás, merecia ir direto da Grécia para o céu pela paciência com aquela criatura irritante de natureza beligerante. Foi assim que a suíte do hotel virou um campo de batalha, a mulher disse ao homem que não mais o amava, saiu batendo porta e foi sentar-se sozinha no terraço. O santo marido foi atrás e, com todo o jeitinho, fez com que fizessem as pazes. Bem... eu, no lugar dele, teria é dado graças a Deus por me ver livre de mulher tão chata! Conclusão: ao final do filme, não sabia se estava com mais raiva do roteirista ou da mulher.

Enfim... para quem quiser arriscar, 'ANTES DA MEIA-NOITE' está em cartaz atualmente no Cine Livraria Cultura, com várias sessões, e no Reserva Cultural, apenas às 21h30.

Um comentário:

  1. Concooooordo!!!!! Assisti a esta chatura interminável ontem e agradeci qdo acaboooou!!

    ResponderExcluir