terça-feira, 16 de julho de 2013

'Os 39 degraus', uma montagem vários degraus abaixo da expectativa.

Quando a gente vê a quantidade de peças de teatro que são encenadas em Sampa, muitas vezes não sabe a que assistir. Normalmente procuro indicações de amigos e leio as resenhas nos guias de cultura e entretenimento de grandes veículos. Ocorre que, por mais de uma vez, fui assistir a peças consideradas boas pela crítica e, ao chegar ao teatro, não era nada daquilo – algumas, aliás, me decepcionaram redondamente.

No último feriado, fui convidada a assistir à peça 'Os 39 Degraus', definida como uma homenagem ao mestre do cinema Alfred Hitchcock, diretor do famoso suspense homônimo rodado em 1935. A peça, uma comédia, havia acabado de estrear no teatro Sérgio Cardoso e, ao saber que Danton Mello – um ator que aprecio bastante - faria parte do elenco, imaginei que seria um bom espetáculo.

O elenco da peça: Paulo Goulart Filho, Henrique Stroetter (de pé), Danton Mello e Rosanne Mulholland. 

O enredo é similar ao do filme: Richard Hannay (Danton Mello) é um almofadinha que está de férias em Londres, acolhe em seu apartamento uma mulher que se diz perseguida e que, após lhe revelar que é uma espiã, acaba assassinada no apartamento do rapaz. Acusado de assassinato, Richard foge, encontra outra mulher pelo caminho e, entre vários percalços, acaba algemado a ela por malfeitores. Perseguidos e forçados pelas algemas a fugir juntos, os dois vivem às turras o tempo todo e, no meio disso tudo, precisam descobrir o que significa o código "39 degraus", que tem a ver com a trama de espionagem. Como seria de se esperar, o casal acaba se apaixonando no decorrer da história.

Uma das cenas da fuga antes que o  casal fosse algemado. 

Aqui, o casal já está algemado no quarto de um hotel onde passam a noite.

Não que a montagem fosse ruim, mas também não chegou a me empolgar. Dei algumas risadas esporádicas, mas esperava bem mais. Achei o texto meio fraco e a peça apenas mediana. Talvez o roteiro não se preste ao formato do teatro. Muitas vezes, um enredo que resulta emocionante no cinema pode perder todo o seu apelo ao ser transposto para um palco. Apesar de tudo, inclusive de ser feriado em São Paulo, o teatro praticamente lotou naquele sábado – provavelmente, o nome de Danton Mello e a cotação positiva da peça na mídia atraiu público. Minha satisfação, no entanto, não passou do 20º degrau.

Ficha técnica parcial:

Autor: Pratick Barlow
Elenco: Danton Mello, Rosanne Mulholland, Henrique Stroetter e Paulo Goulart Filho
Direção: Alexandre Reinecke

Se você quiser conferir, 'OS 39 DEGRAUS' está em cartaz no Teatro Sérgio Cardoso – R. Rui Barbosa, 153 - Bela Vista. Tel.: 3288-0136. Horários: sexta às 21h30, sábado às 21h e domingo às 20h. Ingresso: R$ 40. Até 25/8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário