O
título da exposição já diz tudo. Agora que o Museu de Arte Contemporânea da USP
está funcionando a pleno vapor na nova sede do Ibirapuera, todos os seus
andares estão ocupados por diferentes mostras, cada uma propondo um diferente ponto
de vista de seu monumental acervo. A exposição 'O Agora,
o Antes: uma síntese do acervo do MAC USP' é uma delas, apresentando um panorama geral das diferentes
linguagens e vertentes artísticas de obras pertencentes ao MAC. A curadoria é
de Tadeu Chiarelli, também diretor do museu.
São
85 obras de diferentes origens produzidas em
tempos e locais distintos, a partir de meados do século XIX até a atualidade. A
ideia é provocar pelo contraste. Vemos, então, trabalhos bem conhecidos (e alguns
que amamos!) de mestres como Modigliani, Picasso, Matisse, Tarsila e Anita Malfatti,
por exemplo, ao lado de obras de artistas jovens e ainda desconhecidos do
grande público, como Thiago Honório, Júnior Suci e Rommulo Vieira
Conceição, entre outros.
Segundo
o texto da exposição, essa convivência entre o 'agora' e o 'antes' "provoca
diálogos inusitados que levam a um questionamento das certezas instituídas no
mundo da arte". Só que eu iria ainda mais longe e, nessa jornada, devo dizer
que certos pensamentos "perversos" me assaltaram pelo caminho. Isto porque,
mais do que "questionar as certezas no mundo da arte", no confronto entre obras
consagradas de grandes mestres e outras de jovens artistas contemporâneos, foi
inevitável questionar, também, se tudo o que vi era arte. Pronto, falei. Porém,
nada posso fazer, já que esse questionamento insidioso é automático, inconsciente
em um primeiro momento, mas cada vez mais onipresente sempre que me deparo com
determinadas obras de arte contemporânea – mesmo aquelas que vêm com bula
explicativa. Mas este é também o nosso papel, digo, dos historiadores de arte. Cabe
a nós olhar, questionar e apurar, para depois... depurar.
Veja, a seguir, uma amostra do que vi por lá...
Anita Malfatti - 'A Boba' (1915-16) - óleo s/ tela - foto: MAC USP Um clássico! |
Thiago Honório - 'Documents' (1912) - foto: MAC USP Hã? |
Henri Matisse - 'Natureza morta' (1941) - óleo s/ tela - foto: Simone Catto Mestre do plano e da cor. |
Rômulo Vieira Conceição - 'Estrutura Dissipativa' - Balanço' (2012) - foto: MAC USP Dá vontade de voltar a ser criança, usar o balanço e subir naquela escada que não dá a lugar nenhum! |
Amedeo Modigliani - 'Autorretrato' (1919) - óleo s/ tela - foto: Simone Catto Belíssimo autorretrato do atormentado Modi. |
Nelson Leirner - 'Você faz parte II' - (1964) - madeira, aço cromado, espelho e aglomerado de madeira - foto: MAC USP Curioso! |
Farnese de Andrade - 'Sem título' - 1984 - madeira - foto: Simone Catto Perturbador. |
Pablo Picasso - 'Figuras' (1945) - óleo s/ tela - foto: Simone Catto Típica sobreposição picassiana. |
Tarsila do Amaral - 'A Negra' (1923) - óleo s/ tela - foto: Simone Catto Clássico de Tarsila. |
Junior Suci - 'Sem título' (2010) - foto: MAC USP Eu não consigo. Juro que tentei, mas não consigo... |
Visite a exposição no MAC USP e tire
suas próprias conclusões! O endereço é Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 – Ibirapuera. Tel.: 5573-9932 -www.mac.usp.br. Abre às terças-feiras das 10h às 21h, e de quarta a domingo das 10h às 18h. Entrada franca.
Veja, também, outras resenhas de exposições do MAC USP:
-Quem tem medo do MAC USP?
-Os Volpis do MAC. Uma pequena amostra da sensibilidade artística do mestre.
-'Classicismo, Realismo, Vanguarda: Pintura Italiana no Entreguerras'. Um tesouro a descobrir.
Veja, também, outras resenhas de exposições do MAC USP:
-Quem tem medo do MAC USP?
-Os Volpis do MAC. Uma pequena amostra da sensibilidade artística do mestre.
-'Classicismo, Realismo, Vanguarda: Pintura Italiana no Entreguerras'. Um tesouro a descobrir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário