Posso dizer que já conhecia bem a obra de Gregório Gruber, artista plástico cujas paisagens da cidade de São Paulo constituíram o tema de meu trabalho de
pós-graduação, que posteriormente virou livro. Entre visitas a seu ateliê, entrevistas e uma amizade que nasceu desde
então, pude constatar que Gregório tem
uma energia criadora inesgotável. Inquieto e incansável, está sempre à procura
de novos suportes e formatos para extravasar seu transbordante talento artístico
e, vira e mexe, está nos surpreendendo. A "última das suas" é uma exposição em parceria com a artista
plástica Debora Muszkat, no Centro da
Cultura Judaica, denominada 'Fusões –
Legado e Personas em Transformação'.
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'Série Polacas - Homenagem' (2013) - técnica mista - Foto: Simone Catto |
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'Irmãos Gershwin' (2013) - pintura - Foto: Simone Catto |
Pois bem. Quem conhece Gregório sabe que seu trabalho mais famoso é justamente aquele que abordei em meu livro: as pinturas a óleo, acrílicas e pastéis
que retratam sobretudo o Centro de São Paulo. Vale do Anhangabaú, 'Minhocão', Viaduto
do Chá, Ed. Altino Arantes (antigo prédio sede do Banespa), entre outras paisagens
icônicas da cidade, são os "astros" e "estrelas" dessas obras.
Só que, desta vez, Gregório fez algo bem inusitado para seus
padrões. Trancou-se em seu ateliê na Serra da Cantareira ao lado de Debora e,
durante cerca de um ano, segundo me relatou, criaram juntos retratos de judeus
– homens e mulheres - que deixaram sua marca na história, ao lado de membros da
família da artista. Um interferindo no trabalho do outro, um destruindo e
recriando o trabalho do outro. Um processo que deve ter beirado o visceral e que,
imagino, não tenha sido nada fácil! Tente imaginar dois artistas plásticos,
cada um com sua linguagem e valores, trabalhando não só no mesmo espaço, mas
também por vezes na mesma obra! Loucura, né?!
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'Clarice 2' (2013) - pintura - Foto: Simone Catto |
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'Bernstein' (2013) - técnica mista - Foto: Simone Catto |
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'Série Família - Casamento' (2012) - técnica mista - Foto: Simone Catto |
Pois é. É um tipo de trabalho totalmente diferente daquele com o
qual estamos habituados ao analisarmos a totalidade da produção de Gregório. Esculturas,
gravuras, aquarelas, assemblages de
madeira balsa, enfim, a maioria das plataformas e técnicas utilizadas pelo
artista até então, além da pintura, sempre esteve a serviço da paisagem, urbana ou não.
Está certo que Gregório já realizou muitos – e ótimos - retratos em diferentes técnicas
e épocas, mas eles são minoria em sua trajetória.
Essa exposição conjunta com Debora Muszkat compreende retratos em desenhos, pinturas, sanguíneas e assemblages, tudo com viés fortemente pop e propositalmente kitsch. Com algumas obras me identifiquei mais, com outras menos, mas a mostra resultou, no mínimo, inusitada.
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'Marina em Performance' (2013) - pintura - Foto: Simone Catto |
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'Amy' (2013) - pintura - Foto: Simone Catto |
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'Einstein' (2013) - carvão - Foto: Simone Catto |
Chamaram minha atenção dois belos quadros retratando polacas, as
prostitutas judias que chegaram ao Brasil fugidas da miséria na Europa no início
do século XX. Ao lado delas e de membros da família da artista estão judeus de
várias nacionalidades, profissões, talentos, épocas e estirpes: Freud, Modigliani,
Einstein, Amy Winehouse, Leonard Bernstein, o casal Zweig, George e Ira Gershwin e até a artista performática Marina Abramovic, entre outros, todos improváveis vizinhos de parede que ali compartilham o
mesmo espaço unidos por dois únicos pontos em comum: as raízes judaicas e o
sopro criativo dos autores de seus retratos.
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'Série Polacas - Corredor' (2012) - sanguínea e píntura - Foto: Simone Catto |
Quer
conferir a exposição? 'FUSÕES' estará até 9/2/2014 no Centro da Cultura Judaica
– Rua Oscar Freire, 2.500. Tel. 3062-2229 – www.culturajudaica.org.br. Entrada franca.
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