quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Cannoleria Casa di Dante e Giuliana Nogueira: uma parceria de sabor.

Costumo medir a qualidade de uma foto de alimento pela quantidade de saliva que ela gera em minhas papilas gustativas ou pelo sabor estético que desperta nas papilas de meu cérebro.

Eu já havia visto, nas redes sociais, fotos de alimentos realizadas por Giuliana Nogueira, uma ótima fotógrafa especializada em "modelos gourmet", por assim dizer. E agora tive a oportunidade de conferir seu trabalho de perto na exposição 'Histórias de Sabores', na Cannoleria Casa di Dante. Só que, desta vez, os astros e estrelas clicados por Giuliana não foram os quitutes e iguarias, mas sim os "magos" – ou chefs – por trás deles.

A bela casa da Rua Frei Caneca que abriga o Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro e a Cannoleria Casa di Dante - Foto: Google Maps

A fotógrafa Giuliana Nogueira à frente da foto em que retratou o chef 
Flavio Miyamura, do restaurante Miya. Foto: Simone Catto
Giuliana fotografou sete chefs de diferentes origens e vivências em seus habitats: Alexandre Leggieri (Cannoleria Casa di Dante), Andres Kotler (Tea Connection), Arthur Sauer (Baby Beef Jardins), Dagoberto Torres (Suri), Flávio Miyamura (Miya), James Hollister (Antonietta Empório & Restaurante) e Marco Renzetti (Osteria del Petirosso). Dagoberto, do Suri, foi um dos grandes incentivadores da fotógrafa, que me apresentou o simpático chef Alexandre Leggieri, proprietário da Cannoleria que abriga a exposição.



O chef Alexandre Leggieri atrás do balcão de sua Cannoleria. Foto: Simone Catto

É claro que eu não perderia a oportunidade de pelo menos experimentar um dos cannoli que fazem a fama do local, mas não sem antes me deliciar com uma taça de Prosecco, já que no sábado do vernissage fazia um calor daqueles. Para quem não conhece, cannoli são deliciosos doces típicos da região da Sicília constituídos por canudos de massa fina frita preenchidos com recheios doces.

Os cannoli do balcão: vários já haviam ido embora! - Foto: Simone Catto

O espaço da Cannoleria funciona nos fundos do casarão que abriga o Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro, tradicional escola de italiano de São Paulo. Ao entrarmos pelo arejado corredor lateral da casa, já topamos com algumas mesinhas. O corredor dá acesso à pequena antessala onde está a exposição de Giuliana e que, por sua vez, desemboca num terraço onde estão mais algumas mesas, a cozinha e o balcão com os doces típicos italianos que dão água na boca: cannoli, pastiera di grano e sfogliatella.

O chef Alexandre atende clientes no arejado terraço aos fundos da Cannoleria - Foto: Simone Catto

Vale ressaltar que além dos cannoli que são o carro-chefe da casa, a Cannoleria serve salgados, cafés e alguns vinhos também. Quem quiser, pode até almoçar por lá mesmo. Por R$ 29,90, temos direito a um dos pratos do dia, uma taça de vinho, um doce e um espresso. Achei o preço bem razoável! No sábado havia várias pessoas almoçando ali. Os doces custam em média R$ 5,00 e levei alguns para viagem: cannoli de creme e de ricota com frutas cristalizadas (o mais tradicional), pastiera di grano e sfogliatella. Todos estavam fresquinhos e deliciosos e as massas divinas: difícil dizer qual me agradou mais! Para quem gosta de ricota e frutas cristalizadas, esses ingredientes são bem comuns nos recheios.

Tem gente que não resistiu e "comeu alguns modelos" antes que eu tirasse a foto. Posso com isso??? rs 
Foto: Simone Catto

Vale a pena dar um pulo na CANNOLERIA CASA DI DANTI para conferir o trabalho da Giuliana e provar um dos cannoli da casa. Fica à Rua Frei Caneca, 1.071. Tel.: 3141-0672. A exposição de fotos vai até 25/10. O contato de Giuliana é www.fotografiagourmet.com e a Cannoleria abre de terça a sexta-feira das 15h às 20h e sábados das 10h às 15h. Buon appetito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário