segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Exposição Musas & Divas, de Takita. A luz das estrelas em rastros de tinta.

Estrelas que incendiaram a imaginação de multidões. Estrelas que por aqui passaram e ascenderam a seu lugar de origem deixando um rastro de luz. Estrelas que ainda estão entre nós e já não brilham tanto, mas cuja luz sempre foi tão intensa que ainda aquecem o mundo. Estrelas que ainda têm muito a brilhar. Divas do cinema, divas da música, musas e divas de diferentes eras que fizeram arte e história com sua beleza, seu talento ou os dois juntos. Mulheres que inspiraram e continuam inspirando outros talentos como Claudio Takita, artista plástico que lhes rende tributo em uma bela exposição de pinturas acrílicas na Galeria Marcelo Neves.

Veja só quem estava recebendo os convidados do vernissage, do lado de fora da galeria... - Foto: Simone Catto

Foto: Simone Catto

A primeira coisa que saltou aos olhos, logo que entrei na galeria e me depararei com as obras de Takita nessa exposição intitulada, sintomaticamente, 'Musas & Divas', é a bela harmonia de cores com que ele compõe seus quadros de forte viés pop, inserindo suas musas em fundos que por vezes lembram colagens e utilizando elementos pictóricos que ora remetem à imagem que elas projetam sobre o mundo, ora fazem alusão a suas trajetórias artísticas.

Nesta obra, parece que a diva de todas as divas, a Vênus de Botticelli, zela pela Vênus alguns séculos
mais jovem, Marilyn Monroe - Foto: Simone Catto

Grace Kelly pensando o que vai jantar ao sair do set... escargots? Camarões? Ou apenas uma salada
para manter a linha? - Foto: Simone Catto

Estão lá Audrey Hepburn com seu famoso pretinho básico em um elegante fundo escuro no qual se destaca um abajur vermelho, uma Brigitte Bardot pop, montada em uma motocicleta com uma Torre Eiffel propositalmente kitsch ao fundo, uma Angelina Jolie deitada de bruços em um canapé, com uma pose provocante complementada pela emblemática figura de uma negra segurando um buquê de flores, em uma clara alusão à 'Olympia' do mestre Manet, e por aí vai. É claro que não poderiam faltar lendas como Marilyn, Sophia e Grace, ao lado das divas contemporâneas que também incluem Uma Thurmann, Annie Lenox e Amy Winehouse, entre outras.

Uma Angelina Jolie despudorada, invejando outra diva ainda mais despudorada que ela, a quem uma escrava entregou 
as flores trazidas por um suposto amante: a enigmática Olympia, de Édouard Manet! - Foto: Simone Catto

A eterna lady, doce e saudosa Audrey Hepburn... - Foto: Simone Catto

E aqui, uma diva que de lady não tinha nada... e nem precisava, com aquela voz!
Pobre Amy, deixou saudades - Foto: Simone Catto

Um outro aspecto que precisa ser ressaltado é que Takita sabe desenhar muito bem, o que – vamos  falar claro – é uma virtude que não vemos com frequência por aí, até mesmo por existir, na arte contemporânea, um injustiçado preconceito contra a arte figurativa. Não entendo por que, nos dias de hoje, a arte sempre precisa "incomodar", "protestar" ou "chocar" de alguma maneira, como se a exibição de belas formas fosse um crime ou heresia nesse mundo que já exibe, graças à Internet e aos meios de comunicação, um leque de mazelas capaz de deixar o inferno parecendo um jardim da infância. Por que os artistas não teriam o direito, então, de criar uma arte para deleitar os olhos e evocar imagens que fazem bem ao espírito e à imaginação? As musas e divas de Takita merecem todo o nosso respeito como obras de arte que resgatam a alegria de contemplar o belo e a fruição estética 'per se', livres de compromissos políticos ou sociais. E o melhor é que você ainda pode levar uma delas para casa – sim, todas as pinturas da exposição estão à venda.

Uma Thurman, a musa underground de Pulp Fiction - Foto: Simone Catto

Se você também sente saudades de apreciar obras de arte que se destaquem por um mix de beleza, bom gosto e talento, vale a pena dar uma passada na Galeria Marcelo Neves para conferir as MUSAS & DIVAS de Takita. Endereço: Rua Mateus Grou, 280 – Pinheiros. Horários de visitação: de segunda a sexta-feira das 10h às 19h e sábados das 10h às 14h. Se você quiser bater um papo com Takita para saber mais sobre seu trabalho, ele estará na galeria Marcelo Neves no próximo sábado, dia 26/10. A exposição vai até 1º/11.

Em tempo: assista, aqui, ao processo de criação do artista neste belo vídeo.



2 comentários:

  1. Simone,
    Obrigado pela visita, pelas palavras generosas e a divulgação.
    Gostaria de acrescentar que o horário para esta exposição será estendida para 19h (7h da noite) de segunda a sexta. E sábados das 10h às 14h, inclusive, eu Claudio Takita, estarei nesse horário no próximo sábado para receber os visitantes e amigos.
    Será um prazer receber a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada a você, Takita-san! Foi um prazer visitar sua bela exposição. Já incluí no post as informações sobre o horário estendido nos dias úteis e também sobre sua presença na galeria no próximo sábado. Sucesso!

      Excluir