terça-feira, 30 de outubro de 2012

'Intocáveis'. A comunhão de opostos num filme que não tem vergonha de ser feliz.

Normalmente, nossos vínculos de amizade mais fortes e duradouros costumam ser formados com pessoas de perfil semelhante ao nosso, com interesses, valores ou gostos afins. Só que, às vezes, a vida pode nos pregar uma peça. E se possuímos um mínimo lampejo de humanidade, podemos reconhecer um amigo em alguém que, por viver uma realidade totalmente oposta à nossa, dificilmente atravessaria as fronteiras de nosso mundo. É mais ou menos isso o que aconteceu com o personagem Philippe (François Cluzet) no filme Intocáveis.

Philippe (François Cluzet) e Driss (Omar Sy)

Philippe é um aristocrata viúvo que, após sofrer um grave acidente de parapente, fica tetraplégico e passa a depender de assistentes para realizar as tarefas mais simples do dia a dia. Depois de trocar inúmeras vezes de funcionário, acaba contratando o jovem Driss (Omar Sy), um argelino de família pobre recém-egresso da prisão que vive na marginalidade e habita o subúrbio de Paris. Driss é um tipo debochado, sem cultura e sem nenhuma experiência ou habilidade para cuidar de pessoas naquela situação. Aos poucos, porém, vai aprendendo a função e acaba por conquistar o milionário por seu bom humor, sua espontaneidade e também por não tratá-lo como um pobre coitado. Driss leva Philippe a fazer coisas que jamais imaginaria ser capaz de fazer em sua situação e, com sua alegria e entusiasmo, introduz um novo sopro de vida no dia a dia de seu rico patrão. Philippe, por sua vez, oferece a Driss uma boa dose de dignidade, respeito e oportunidades com as quais ele jamais poderia sonhar em sua vida. E assim, nesse intercâmbio de mundos, tornam-se amigos de verdade.

Driss, recém-chegado à mansão, fica encantado com o luxo de seus novos aposentos.

Ao lado do novo funcionário, Philippe ganha nova alegria de viver.

O aniversário do milionário, antes um poço de tédio, vira uma festa animada.

O resultado é que um filme que poderia soar deprimente, por mostrar as dificuldades de um deficiente físico, acaba causando um efeito exatamente contrário. A gente ri com as gafes de Driss e compactua com a alegria do aristocrata, torcendo e se identificando com a força e a leveza dessa amizade aparentemente tão improvável. A mensagem é a mais otimista possível.

Philippe entre Driss e Yvonne (Anne Le Ny), uma espécie de secretária particular.

Magalie (Audrey Fleurot), outra assistente do milionário. 

Além do roteiro impecável, da direção segura e da bem cuidada produção, os atores de primeiríssima contribuem para fazer de Intocáveis um filmaço. Tanto François Cluzet quanto Omar Sy dão um show de interpretação. Cluzet interpreta seu Philippe magistralmente, e seu mérito é tanto maior se lembrarmos que para isso ele conta apenas com sua expressão facial, uma vez que seu personagem é tetraplégico. Omar Sy, com seu "Driss", contribui para recobrar nossa fé na humanidade.

O mais comovente é que o filme é baseado numa história real e, ao final, são mostradas imagens dos verdadeiros "Philippe" e "Driss", que se chamam Philippe Pozzo di Borgo e Abdel Sellou, respectivamente. Abdel, que cuidou de Philippe por dez anos, vive hoje na Argélia e tem uma criação de frangos para a indústria. Philippe casou-se novamente e vive no Marrocos com sua segunda esposa e duas filhinhas. Uma amizade eterna que merece se perpetuar também em nossa memória. Assista correndo!

Os verdadeiros "Philippe" e "Driss": Philippe Pozzo di Borgo e Abdel Sellou.
Uma lição de vida e um tributo à verdadeira amizade!  

Direção: Eric Toledano e Olivier Nakache.
Elenco: François Cluzet, Omar Sy, Anne Le Ny (Yvonne), Audrey Fleurot (Magalie) e outros.

INTOCÁVEIS está em cartaz nos cinemas Reserva Cultural, Pátio Higienópolis Cinemark, Playarte Bristol e Espaço Itaú de Cinema – Augusta, entre outros. Não perca de jeito nenhum!

Um comentário:

  1. Lindo filme.Emocionante. Lição de amor à vida, de amizade, de ternura, de companheirismo. Amei!

    ResponderExcluir