segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

'Álbum de Família'. Quando laços sangrentos substituem os laços de sangue.

O elenco, por si só, já é suficiente para atrair o público. Estão lá Meryl Streep, Julia Roberts e Sam Shepard, escorados por atores coadjuvantes igualmente talentosos. O enredo, um drama pesado, é muito bem conduzido, não nos poupando de surpresas aqui e ali. Sim, 'Álbum de Família', adaptado por Tracy Letts de sua peça homônima, é um ótimo filme. Só gostaria de saber por que ganhou cotação inferior, no Guia da Folha, à do filme 'Virginia', uma bomba pseudogótica assinada por Francis Ford Coppola que iludiu incautos como eu e que, felizmente, já saiu de cartaz. Confesso que às vezes não entendo a crítica de cinema da Folha!

Há quem diga que, em 'Álgum de Família', Meryl Streep "overact", isto é, carrega nas tintas dramáticas ao interpretar sua 'Violet Weston', uma matriarca perversa e venenosa que não perde uma oportunidade para humilhar e espezinhar suas três filhas e seus respectivos agregados, como maridos, netos e quem mais tenha a infelicidade de cruzar seu caminho.

O filme retrata, basicamente, uma família doente. A mãe megera, Violet, é uma velha viciada em remédios que sofre de câncer na boca (quiçá por obra e efeito da quantidade de veneno destilado por sua língua viperina!). O pai, Beverly (Sam Shepard), se refugia das loucuras da mulher na bebida. Até que ele some e as filhas reúnem-se todas na casa paterna, em uma cidade calorenta no meio do nada no poeirento estado de Oklahoma.

A família reunida, mas só na aparência.

Das filhas, a única ainda a morar na casa é Ivy (Julianne Nicholson), uma mulher doce de seus quarenta e tantos anos que leva uma vida sem-graça, totalmente subjugada aos desmandos maternos.

Ivy com a mãe e a tia Mattie Fae (Margo Martindale), outra víbora.

A filha mais forte, Barbara (Julia Roberts), é uma cinquentona amarga, de aparência judiada, com o casamento em crise e uma filha adolescente que assiste a tudo com uma inocência e indiferença preocupantes.

Violet e Barbara com o marido desta última, interpretado por Ewan McGregor.

A terceira filha, Karen (Juliet Lewis), é uma mulher de baixo QI, tão fútil quanto desmiolada, que só pensa em se casar com o noivo milionário, um tipo tão fútil e desmiolado quanto ela, com o agravante de ser um picareta de marca maior. A única que parece preservar um pouco de sanidade na história é a empregada recém-contratada, uma índia cheyenne chamada Johnna. Gentil e silenciosa, nem ela escapa das grosserias de Violet.

As três infelizes irmãs.

Chegou um momento em que a filha Barbara (Julia Roberts) não aguenta: parte para cima da megera!

Quando essas vidas, por força das circunstâncias, acabam forçosamente se entrelaçando naquela casa, uma verdadeira Caixa de Pandora é aberta, liberando ressentimentos, relacionamentos clandestinos, traições cabeludas, traumas e segredos tão espinhosos que o divã do psicanalista teria que ser trocado por uns cinco beliches.

Os atores são todos ótimos, sem exceção, e o filme é um drama de primeira. 'ÁLBUM DE FAMÍLIA' está em cartaz no Playarte Bristol, Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, Reserva Cultural e Pátio Higienópolis Cinemark, entre outras salas. Super recomendo!

Ficha técnica parcial

Direção: John Wells

Elenco: Meryl Streep (Violet Weston), Julia Roberts (Barbara), Julianne Nicholson (Ivy), Juliet Lewis (Karen), Sam Shepard (Beverly), Margo Martindale (Mattie Fae, irmã de Violet), Chris Cooper (Charles, marido de Mattie), Benedict Cumberbatch (Little Charles, filho de Charles) Abigail Breslin (filha de Barbara), Ewan McGregor (marido de Barbara), Misty Upham (Johnna) e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário