terça-feira, 25 de setembro de 2012

Lugares que valem a visita no Centro de Gonçalves, MG.

Um lugarzinho simpático onde você pode tomar um café especial, conversar, matar a fome, comer um doce e até ler um livro entre tantos das prateleiras da casa. Estou falando do Café com Verso, uma cafeteria que é a cara de Gonçalves e também única livraria dessa cidade do sul de Minas que a cada visita me enfeitiça mais.

Foto: Simone Catto 

Repare nas guloseimas na vitrine! - Foto: Simone Catto

Vista do salão inferior - Foto: Simone Catto

A casa tem dois pequenos salões, ambos com prateleiras de livros que o cliente pode comprar ou ler no local. Preferimos ficar no salão superior, que tem amplas janelas com vista para a cidade e um simpático cantinho para as crianças se distraírem com livrinhos enquanto os pais saboreiam seu café.

O salão superior: ficamos naquela mesa ao fundo, uma delícia!

Outro ângulo do salão superior - Foto: Amandina Morbeck

O cantinho das crianças
  
O espaço tem lareira para os dias frios e serviço de "uai fai" (rs) gratuito, devidamente sinalizado por uma placa em perfeito "mineirês"! rs.

Rsrsrs... 
Eventualmente a casa promove eventos, tais como lançamentos de livros, palestras e bate-papos com autores. O cardápio, eclético para uma cafeteria, inclui várias opções de cafés, drinks, deliciosos doces, sopas, sanduíches e comidinhas. Como a ideia era apenas fazer um pit stop refrescante, fiquei satisfeita com o saboroso Frapuccino (R$ 9,00), que leva espresso, leite, gelo e chantilly. Uma amiga pediu um chá gelado de frutas vermelhas e disse que estava saboroso!


O chá e o Frapuccino, que estavam ótimos! - Foto: Simone Catto

Por tudo isso, quando você for a Gonçalves, vale a pena dar uma paradinha no CAFÉ COM VERSO! Fica na Praça Monsenhor Dutra, 246 – Centro. Tel.: (35) 3654-1241. www.cafecomversolivraria.blogspot.com. Abre de quarta-feira a domingo, das 11h às 20h. 

E já que estamos falando de guloseimas, não dá para deixar de mencionar outro lugar supertradicional em Gonçalves e absolutamente obrigatório para quem gosta de cozinhar e/ou tem paladar requintado: A Senhora das Especiarias.

A loja é uma graça... - Foto: Simone Catto 

Foto: Simone Catto
Lá você encontra temperos, conservas, chutneys os mais variados e dezenas de geleias de sabores exóticos e tipo gourmet, a maioria para compor e finalizar pratos ou acompanhar queijos. A geleia de vinho Malbec, por exemplo, fica deliciosa com queijo Gouda ou Ementhal – testei e aprovei! A de maracujá com cachaça destina-se a temperar peixes e preparar molhos, mas confesso que a achei espetacular sobre um biscoito cream-cracker. Na última vez em que lá estive comprei algumas para presente, acondicionadas em charmosos saquinhos.

Repare na mesa de degustação! Nham... - Foto: Simone Catto

Todos os produtos são preparados de forma artesanal, com açúcar orgânico, sem conservantes, aditivos químicos ou corantes artificiais. E se a princípio você estranhar a profusão de sabores exóticos, fique tranquilo(a)! Todos estão disponíveis para degustação na própria loja.

Foto: Simone Catto

A SENHORA DAS ESPECIARIAS fica na R. Capitão Antônio Carlos, 195 – Centro. Tel.: (35) 3654-1450. www.asenhoradasespeciarias.com.br. Abre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, sábados até as 18h e domingos das 10h às 18h.

E as atrações do Centro de Gonçalves não param por aí!

Sabe aquela cristaleira na casa da vovó da qual ela nem te deixava chegar perto, com medo de que você quebrasse suas delicadas xícaras de porcelana? Ou aquela prateleirinha fofa com temperos e especiarias que ficava perdida num cantinho da cozinha? E o que dizer daquela mesa pesada, de madeira maciça, onde sua avó servia o lanche da tarde e à noite embalava os papos dos amigos de seu avô com cachaça e torresminho? Eita, coisa boa!... rsrs... Pois é. Esse é o tipo de móvel que você encontra na charmosa loja Pau Véio, especializada na fabricação e venda de móveis predominantemente rústicos e estilo retrô.

Foto: Simone Catto

A proprietária, a simpática Eliana, nos explicou que, além de restaurar móveis antigos e criar réplicas de móveis a pedido dos clientes, adora criar peças diferentes com design novo e exclusivo. Para isso, ela fuça restos de demolições e aproveita detalhes, fragmentos de espelhos, pedaços de madeira e elementos decorativos que muita gente despreza e que ganha vida nova em suas criações.

Repare na bancada em primeiro plano, decorada com pedaços de vidro de antigas janelas! E ao fundo... mesa da casa da vovó! - Foto: Simone Catto
  
Foto: Simone Catto

Se você quiser uma porta, uma janela ou uma escada diferenciada para sua casa, Eliana e sua equipe também criam projetos especiais para construções. E se "bater" uma nostalgia, a loja dispõe de algumas peças e utensílios domésticos antigos, como rádios, televisores, caçarolas e chaleiras de chá.

Passe por lá e bata um papo com a Eliana! A PAU VÉIO fica na Av. Joaquim Ferreira de Souza, 300 – Centro. Tels.: (35) 9802-7001 / (11) 7205-1920. www.pauveio.com.br. Abre de quinta-feira a domingo e feriados, das 9h às 18h.

Pois é, o Centro de Gonçalves tem mesmo muitos lugares que valem a pena. Em minha última viagem, antes de irmos embora, queríamos almoçar uma comida gostosa e rápida para não pegarmos trânsito na volta para São Paulo. A solução foi o Restaurante Mantiqueira, comandado há anos por uma família local. É um lugar simples, honesto, que oferece comida caseira, farta e muito saborosa. Vale super a pena!

Sentamos na varanda externa e ficamos observando o movimento na praça em frente - Foto: Simone Catto

Enquanto aguardam seu pratos, os clientes podem se servir à vontade de um bufê de saladas que fica à disposição no salão. O cardápio inclui algumas opções de "PFs" à base de carnes, frango ou truta, sempre acompanhados de cumbucas de feijão, arroz, farofa e batatas fritas realmente especiais, sequinhas, estufadinhas e crocantes. Minha escolha recaiu sobre o filé à parmigiana. Tudo veio fresquinho, bem feito e com uma fartura de aplacar fome de leão!! rs. Para acompanhar, pedi um suco natural de melancia.

Tudo isso, acredite, saiu por pouco mais de R$ 20,00 por pessoa. Nem preciso dizer que a quantidade de comida servida foi excessiva para essa criatura que vos fala! (rs). Uma dica para não desperdiçar é pedir a meia porção, uma possibilidade sensata oferecida pela casa. E se a ideia for só bebericar e beliscar alguma coisa, escolha uma mesa na varanda externa e peça uma das porções e caipirinhas também disponíveis no cardápio. O RESTAURANTE MANTIQUEIRA fica na Praça São Benedito, 57 – Centro. Tel.: (35) 3654-1380.

Agora fico por aqui. Mas garanto que Gonçalves tem muitos outros lugares fantásticos para ser descobertos. Confira mais posts sobre a cidade: 

-Gonçalves, MG. Um santuário da natureza encravado na Serra da Mantiqueira.

Até a próxima!

3 comentários:

  1. Olá, Simone!!! obrigada pela visita e por recomendar a A Senhora das Especiarias, em Gonçalves. Amamos a cidade e gostamos de saber que ajudamos a abrilhantar ainda mais o que há de bom para se conhecer!

    abraço, e volte sempre!!!
    Fernanda Kurebayashi

    ResponderExcluir
  2. Hoje estive novamente na loja Pau Véio e mais uma vez fiquei encantada com tanta criatividade da artista Eliana Carvalho que cria peças linda e únicas. Perfeito para quem gosta de exclusividade. O lugar está ainda mais aconchegante. Vale a pena conhecer recomendadissimo.

    Marcia Souza
    São José dos Campos -SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Marcia. Os móveis da Eliana são únicos e extremamente charmosos com seu ar rústico e vintage. Sempre vale a pena dar uma passada por lá!
      Abraço!
      Simone

      Excluir