sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Tanea Romão e o Brasil que conquista pelo estômago.

Algumas coisas realmente acontecem na hora certa. Eu já havia estado na cidade de Gonçalves (MG) em outras ocasiões e nunca havia tido a oportunidade de almoçar no restaurante Kitanda Brasil, da simpática chef Tanea Romão. Ainda bem que me apresentaram a casa no feriado de Sete de Setembro, no qual, mais uma vez, pude acariciar meus sentidos, exercitar meu corpo e nutrir a alma nessa cidade que me encanta cada vez mais.

O maravilhoso quintal do restaurante Kitanda Brasil, em Gonçalves - Foto: Simone Catto

Posso dizer, sem sombra de dúvida, que saborear o menu-degustação do Kitanda Brasil foi um dos melhores momentos de minha viagem. Tanea conseguiu transformar cada etapa e cada prato numa experiência gastronômica inesquecível! Estudiosa da culinária brasileira, ela já participou de vários festivais de gastronomia no país e no exterior e, a cada dia, seu talento conquista mais reconhecimento entre os amantes da boa cozinha.

Tanea Romão no 15o. Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, MG, realizado em agosto deste ano. 
Foto: Alex Araújo.   

A entrada do restaurante em Gonçalves - Foto: Simone Catto

Foto: Simone Catto

Para começar, o local do restaurante era delicioso, com mesas espalhadas por um amplo quintal arborizado. Cada mesa ficava bem longe da outra, de forma que nossa privacidade também era preservada. Me senti no próprio "quintal da casa da vovó"!

Foi uma delícia comer no quintal! - Foto: Simone Catto

Outro ângulo do quintal que lembrava "casa da vovó"... - Foto: Simone Catto

Dá para perceber que me empolguei com o quintal, né? rs... - Foto: Simone Catto

O cenário fez bem pra alma... - Foto: Simone Catto

E em que consiste o fabuloso menu-degustação de Tanea? Vamos lá, então. Naquele dia, o couvert tinha fatias de pão fresquinho acompanhadas de quatro tipos de geleias, todas exóticas e deliciosas.

O couvert, delicioso, já dava uma amostra das maravilhas que viriam a seguir!
Foto: Simone Catto

Depois, chegou uma delicada surpresa: a Sopa de Beterraba com Gengibre servida num gracioso copinho de cachaça. Adorei!

A sopa servida no copinho de cachaça, um miminho! - Foto: Simone Catto

Na sequência, veio a porção de Bolinhos de Arroz e Torresmo com molhinhos de araçá, pimenta, damasco e berinjela. Nham!!!

Os bolinhos e o torresmo acompanhados de quatro molhinhos para lá de especiais.
Foto: Simone Catto  

E o que dizer do Cappeletti com Pimenta Biquinho e da Canjiquinha com Geleia de Damasco e Florzinha de Jambo, ambos servidos em simpáticas colherinhas? Além de termos a oportunidade de provar iguarias finíssimas, a apresentação é um charme!

Garanto que o sabor é diretamente proporcional ao charme do prato: uma verdadeira iguaria! - Foto: Simone Catto 

As Roscas de Polvilho e os Bolinhos de Tapioca também eram de comer de joelhos! Estavam, aliás, entre as entradas de que mais gostei!

Só de lembrar dessa etapa me dá água na boca... - Foto: Simone Catto

E depois de tudo isso... a esbórnia gastronômica culminou com o prato principal: Contra-filé, Couve, Purê de Mandioquinha e Batata Doce com Mel e Pimenta. Essa batata doce era um negócio. Poucas vezes, na vida, saboreei tantos pratos com temperos tão especiais numa mesma refeição. Realmente do outro mundo!!

O prato principal: orgasmo gastronômico!!! rs - Foto: Simone Catto 

Nem preciso dizer que, depois de tantos quitutes avassaladoramente bons, não sobrou espaço para a sobremesa, doce de abóbora com gengibre. Mas é claro que eu não deixaria de experimentar! Comi uma colherada de minha amiga e também achei o doce muito bom.

O doce de abóbora com gengibre... delicado! - Foto: Simone Catto

E para arrematar uma refeição tão maravilhosa, eu não iria dispensar o café, naturalmente! Ele chegou em latinhas de pó de café e coadorzinhos individuais, para que cada um o preparasse a seu gosto. Achei diferente!

O café, servido de um jeito charmoso - Foto: Simone Catto

Enfim... comparando, eu poderia dizer que esse menu-degustação foi uma sucessão de "orgasmos múltiplos gastronômicos"!!! rsrsrs. E o mais impressionante é que tudo isso saiu por inacreditáveis R$ 51,60 por pessoa, já incluídas as bebidas – sucos, águas e refrigerantes.

Será que o São Benedito acompanhou Tanea
até Tiradentes? - Foto: Simone Catto 
Algumas pessoas de meu grupo já conheciam a chef Tanea de outras ocasiões, e em determinado momento ela sentou-se à nossa mesa para prosear um pouco, como dizem os mineiros. Foi então que nos confidenciou uma novidade que deve ter deixado Gonçalves de cabelo em pé: após doze anos de permanência na cidade e cinco de vida do restaurante, Tanea e seus quitutes estão de mudança para Tiradentes! Sim, o final de semana em que lá estive foi o último de funcionamento da casa em Gonçalves, certamente deixando órfãos muitos habitués e admiradores de sua cozinha. Ao ser indagada sobre o motivo da mudança, a chef nos explicou que está em busca de novas oportunidades de crescimento. A boa notícia é que acabo de saber, pela própria Tanea, que a casa de Tiradentes terá um quintal tão agradável quanto o de Gonçalves. Fico feliz! 
O novo restaurante será inaugurado ainda este mês na cidade histórica mineira, anote o endereço: R. Padroeiro Santo Antonio, 240 - Bairro do Cascalho - Tiradentes - MG. Tel.: (32) 9156-5624.

Só posso dizer que foi mesmo muita sorte – ou uma feliz conspiração dos deuses - eu ter conseguido conhecer o Kitanda Brasil ainda em Gonçalves, antes do fechamento. Aproveito para desejar a Tanea Romão muita sorte e sucesso em sua nova casa!!! Por falar nisso... Tiradentes, aguarde-me novamente! 

Enquanto isso... você também pode aguardar novos posts com dicas de Gonçalves!

Nenhum comentário:

Postar um comentário