quarta-feira, 30 de março de 2016

Esta pode ser a primeira foto conhecida de Van Gogh na idade adulta.

Fonte: Sarah Cascone - Artnet News - 4/3/2016 | Tradução e adaptação: Simone Catto

34 homens posando na Academia Julian, em Paris (1888) - Foto: Edmond Bénard
Cortesia do Instituto Nacional de História da Arte em Paris

O historiador de arte italiano Antonio de Robertis afirma ter identificado Vincent Van Gogh numa fotografia tirada na Academia Julian, em Paris, no início de 1888. Van Gogh mudou-se para Arles em fevereiro daquele ano, mas morou os dois anos anteriores em Paris com seu irmão Theo. A ocasião em que a foto foi tirada é incerta, já que nem todos os homens que posaram eram artistas, e não está claro como alguns deles poderiam ter se conhecido.

Van Gogh - Autorretrato (1887) - óleo s/ tela - Imagem: Wikipedia

Não é a primeira vez que pessoas afirmam ter encontrado fotos de Van Gogh. No último verão, um outro retrato de um grupo de pessoas que incluía Paul Gauguin e Émile Bernard, entre outros, encalhou em um leilão de arte. Uma outra suposta foto do artista quando criança se encontra entre obras não documentadas de Van Gogh e um arquivo que uma mulher grega afirma terem sido capturados por seu pai durante um ataque da resistência grega a um trem nazista, na Segunda Guerra Mundial.

Segundo De Robertis, os homens na fotografia incluem os artistas Édouard Vuillard e Pierre Bonnard, bem como Andries Bonger, amigo e cunhado de Theo Van Gogh. "Nós encontramos aquela que é a única foto existente de Van Gogh adulto", De Robertis contou a uma revista italiana de arte, conforme o jornal The Independent. "Até agora, vimos apenas fotos dele com treze anos de idade e depois outra de quando ele tinha dezenove".

De Robertis estima que a foto tenha sido tirada nas duas primeiras semanas de fevereiro de 1888, pouco depois que Vuillard e Bonnard se matricularam na Academia Julian e pouco antes de Van Gogh se mudar para Arles.

Foto que possivelmente retrata Vincent Van Gogh e amigos (1887). Vincent seria o terceiro da esquerda para a direita.
Autor: Jule Antoine - Cortesia Romantic Agony

Nenhum comentário:

Postar um comentário