sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Trilhas de Monte Verde: a beleza da natureza pertinho do céu.

Se existe algo que faz com que eu me sinta viva de verdade é um trekking numa bela montanha. A gente sobe, sobe, sobe e, quando se dá conta... está perto do céu, em todos os sentidos! É tanta beleza, mas tanta beleza, que a gente fica em êxtase ao contemplar lá de cima esse mundão de Deus. Pelo menos comigo é assim. E foi assim também no Carnaval, quando, mais uma vez, fugi da muvuca como o capeta foge da cruz. Só que, ao contrário do "coisa ruim", fugi direto para o paraíso - ou pelo menos um deles, já que meu mundo tem muitos. E fui parar em Monte Verde, no sul de Minas Gerais, onde minha querida Mantiqueira sempre me acolhe de braços abertos. Fazia tempo que eu não aparecia por lá. E quando o convite surgiu, não deu para recusar.

Aos poucos vou contando sobre essa breve – porém intensa e deliciosa – experiência aqui no blog. E começo falando do esporte que citei lá no início do texto, o trekking nas montanhas que exerce um apelo irresistível sobre mim e tanta gente. Desta vez, deu tempo de fazer dois. Em um deles subi até o Platô, que também tem um atalho para a pedra do Chapéu do Bispo. Em outro fiz a trilha até a Pedra Redonda que, embora seja considerada de média dificuldade, é bem menos íngreme e mais fácil que a anterior. O início de ambas fica a uns 4 km do Centro da cidade, no fim da Avenida das Montanhas, que sai da avenida principal, a Av. Monte Verde. Em cada trilha, leva-se cerca de quarenta e cinco minutos para subir.

Vamos começar nossa caminhada pelo Platô e o Chapéu do Bispo, que tem 2030 metros de altitude.

Foto: Simone Catto

Em alguns momentos a trilha é mesmo íngreme e, como havia chovido muito na noite anterior, estava bem escorregadia em alguns trechos. Um bom preparo físico e tênis antiderrapantes são fundamentais para encarar essa aventura!

Foto: Simone Catto

Em determinado ponto, durante nossa subida, havia um "miniplatô" onde já dava para vislumbrar um pouco da vista que nos aguardava.

Foto: Simone Catto

Lá embaixo, estava o centrinho de Monte Verde.

Foto: Simone Catto

E finalmente chegamos ao Platô! Como havia muitas nuvens, somente um ângulo da paisagem estava visível lá de cima. Mesmo assim, a vista é tudo de bom!

Aos poucos as nuvens estavam encobrindo tudo... - Foto: Simone Catto

Depois do esforço, ficamos alguns minutos lá no topo só contemplando o visual e sentindo a brisa fresca no rosto. Um sol de 30 graus incidia sobre nós, mas, por causa do vento, nem deu para sentir. Resultado: braços e ombros vermelhos no dia seguinte! (rs). Haja protetor solar.

Não dá vontade de sair dali!

Lá de cima mesmo sai a trilha que leva ao Chapéu do Bispo que, na realidade, é uma grande rocha cercada de outras rochas de diversos tamanhos. 

O Chapéu do Bispo não proporciona vista, mas vale a pena a caminhada - Foto: Simone Catto

Para descer, todo santo ajuda! Mas a gente também se ajudou fazendo um "pit stop" no Café Platô, no sopé da montanha, para tomar uma água e um café.

O Café Platô está num cenário extremamente agradável - Foto: Simone Catto

E no café somos recepcionados por essa elegante "hostess" guardiã de uma fonte.

Foto: Simone Catto

Ao sentarmos à mesa, o número da sorte nos avisou que o restante de nossa viagem seria ótimo. E assim foi feito!

Foto: Simone Catto

Se você for a Monte Verde e gostar de trekking, não deixe de incluir essa trilha em sua programação.

Veja também o post sobre a trilha da Pedra Redonda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário