domingo, 11 de janeiro de 2015

Ainda é tempo! Se você não assistiu a 'Boyhood', a hora é agora.

Um drama familiar rodado ao longo de doze anos, e com os mesmos atores, é, no mínimo, um formato inusitado para um filme. Isso, por si só, já despertaria a curiosidade para que pelo menos déssemos uma espiada nele. E se, além disso, o filme tivesse um belo roteiro valorizado por uma boa direção, não daria mesmo para perder. Pois é exatamente isso o que acontece com Boyhood, produção americana de 2014 que fez sucesso no Festival de Berlim e é dirigida por Richard Liklater, que entre 2002 e 2013 reuniu um elenco enxuto para alguns dias de gravações. Consta que, nesse período, Linklater realizava reuniões anuais para debater o roteiro e, a partir dali, gravava pequenas sequências de cenas.

Ellar Coltrane, o protagonista, em dois momentos do filme.

Ellar Coltrane interpreta Mason, o protagonista que começa o filme como um lindo e vivaz garoto de 5 anos e o termina já mocinho, aos dezoito. Quem interpreta sua mãe, Olivia, é Patricia Arquette, irmã de Rosana Arquette, estrelinha cult dos anos 80 que atuou em sucessos como 'Depois de Horas' e 'Procura-se Susan Desesperadamente', ambos de 1985.

O registro das mudanças físicas de Ellar Coltrane ao longo do filme.

Olivia é separada do marido (Ethan Hawke), um tipo ausente e um tanto irresponsável, e também mãe de Samantha (Lorelei Linklater, filha do diretor). A passagem do tempo se desenrola de forma muito sutil ao retratar o drama de Mason ainda criança, quando sua mãe resolve se casar novamente e o padrasto revela-se um homem alcoólatra e repressor. Olivia se separa também desse marido, pega as crianças e muda-se, como o faz várias vezes durante o filme, na tentativa de dar uma vida decente para si e para os filhos. E assim, mudando tantas vezes de casa, de escola e até de estado, Mason torna-se adolescente, vivenciando a curiosidade, as decepções e muitos outros sentimentos típicos dessa fase, até entrar para a universidade. O diretor se apropria das mudanças físicas e emocionais de seu jovem protagonista durante todo o período e consegue extrair o melhor do garoto.

Olivia, (Patricia Arquette), Mason (Ellar Coltrane) e a irmãzinha Samantha (Lorelei Linklater),
ainda na fase da infância do protagonista.

Mason e o pai (Ethan Hawke) ainda jovem, na infância do garoto.

E aqui, Mason adolescente com o pai, mais maduro.

Mason e Samantha, interpretada pela filha do diretor, agora também adolescente.

Mason descobre as garotas...

Parte do encanto do filme deve-se ao fato de ele não abordar grandes tragédias existenciais, mas as batalhas cotidianas vivenciadas pela criança e, depois, pelo jovem adulto. São situações simples e dramas que poderiam ocorrer a qualquer um de nós e que, por isso mesmo, possuem uma dimensão universal, gerando identificação por parte de um público das mais diversas procedências. Não há uma grande mensagem final, uma conclusão moralizante ou o que quer que seja: o que vale, aqui, é simplesmente contar a aventura de uma existência.

BOYHOOD estreou aqui no final de outubro de 2014 e, atualmente, está em cartaz em apenas duas salas de Sampa: Cine Livraria Cultura 1 e Cidade Jardim Cinemark 6. Se eu fosse você, nem pensaria duas vezes: optaria pelo primeiro, um cinema superconfortável que ainda por cima tem o charme da Av. Paulista, com vários cafés e restaurantes cool nas imediações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário