quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

'La Mamma'. Diversão ligeira com grandes atores.

Ao escolher uma peça de teatro, é muito comum a gente seguir as indicações da crítica especializada e, ao assistir ao espetáculo, descobrir que ele não é tudo isso. Já o contrário é mais difícil, mas não impossível.

É o que acabo de vivenciar com a comédia 'La Mamma', que sequer foi avaliada pelo Guia da Folha (sempre ele!) e se revelou bem divertida. O que me atraiu de imediato foi o elenco: nela estão a ótima Rosi Campos e o carismático ator global Leonardo Miggiorin. Ao assistir à peça, me surpreendi ainda mais, sobretudo com a ótima atuação de um ator que não conhecia, Carlo Briani, que desempenhou três papéis: um tio, um padre e um tabelião.

Carlo Briani, aqui caracterizado como o 'tio'; Rosi Campos, a 'mamma', e Leonardo Miggiorin, aqui interpretando 'Aldo'.

Miggiorin, caracterizado como 'Antonio', e Briani, agora como padre.

Inspirada no romance 'O Belo Antonio', de Vitaliano Brancati (1907-1954), que ganhou fama após tornar-se um sucesso na telona em 1960 em filme protagonizado por Marcello Mastroianni e dirigido por Mauro Bolognini, a peça também é ambientada nessa década na fictícia cidade de Santa Rita, no interior de São Paulo.

Rosi Campos interpreta uma superlativa 'mamma' ítalo-brasileira, com todos os trejeitos de uma matriarca dramática e um grande problema: descobre que seu belo filho Antonio Magnano (Miggiorin) é impotente, e a trama desenvolve-se sobre suas tentativas desesperadas de esconder a "vergonha" dos amigos e vizinhos. É assim que a desesperada 'mamma' arquiteta um plano mirabolante que envolve Aldo, o irmão gêmeo dentuço, desleixado e preguiçoso de Antonio, também interpretado com versatilidade por Leonardo Miggiorin.

Rosi Capos e Leonardo Miggiorin no papel dos irmãos-gêmeos Antonio e Aldo, um o oposto do outro.

O excelente elenco: Carlo Briani, Rosi Campos, Leonardo Miggiorin e Débora Gomez, que também interpreta dois papéis:
a empregada da casa e Barbara, esposa de Antonio.

O roteiro é ótimo, ágil e prende a atenção em cada um dos 100 minutos da peça. O texto também é muito bem costurado e tem algumas tiradas bem engraçadas, sobretudo aquelas que saem da boca do tio dos meninos (Carlo Briani). Só achei que poderia explorar melhor a língua italiana e utilizar mais palavras divertidas daquele idioma. Não espere mensagens dramáticas, lições de moral ou os ensinamentos filosóficos do grande "teatrão". 'La Mamma' é uma peça criada unicamente para divertir e, como bom teatro que é, cumpre perfeitamente a função.

Ficha técnica

Texto: André Roussin
Direção: Carlos Artur Thiré
Elenco: Rosi Campos, Leonardo Miggiorin, Carlo Briani, Débora Gomez

'LA MAMMA' estreou em agosto de 2013 e deveria ter saído de cartaz em dezembro, mas, felizmente, teve sua temporada prorrogada até 16 de março. Se você está a fim de dar umas boas risadas, vale a pena assistir! 

A peça está em cartaz no Teatro Nair Bello, no Shopping Frei Caneca – Rua Frei Caneca, 569 – Consolação. Tel.: 3472-2414. A inteira sai por R$ 60. Horários: sexta às 21h30, sábado às 21h e domingo às 19h. Confira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário