domingo, 20 de janeiro de 2019

Fortunato Bar. Acabo de conhecer e já quero voltar.

Conhecer um novo bar é sempre um ótimo pretexto para matar a saudade de amigos, sobretudo quando a temperatura nas noites de Sampa beira os 30°C. Ontem foi um daqueles sábados que, definitivamente, não dava para ficar em casa. Não que eu não goste de curtir minha casa, muito pelo contrário. Mas a noite quente, o desejo de reencontrar algumas pessoas e uma lua exuberante eclipsaram, literalmente, qualquer possibilidade de um programa caseiro.

Já na troca de mensagens pelo WhatsApp, decidimos que iríamos a um local arejado, de preferência na cobertura de algum prédio ou que possuísse uma varanda aberta. Pela facilidade de acesso e pela atmosfera sempre agradável, fomos parar na rua Joaquim Távora, na Vila Mariana, que tem vários bares e restaurantes com a cara do verão, um ao lado do outro. Marcamos encontro em frente ao 'Paróquia' e fomos caminhando rua abaixo. O 'Genuíno', um bom bar que é queridinho na região e um dos pioneiros da rua, estava lotado. Passamos reto, pois não tínhamos a mínima intenção de encarar uma "muvuca". Aliás, quem me conhece um tiquinho sabe que fujo de multidões como o capiroto foge da cruz. Curiosamente, o bar 'Paralelo 12:27', bem ao lado, estava completamente vazio. Não é força de expressão, não havia uma alma, mesmo. É um daqueles fenômenos que precisam ser estudados, já que esse bar, menor e mais tranquilo, também possui uma gostosa varanda e, a julgar pelas experiências que já tive por lá, sempre foi de boa qualidade. Mas faz tempo que não vou. Por outro lado, é fato: lugares lotados sempre atraem mais gente porque quem passa em frente deduz que, se o local está cheio, é porque é "bom". E se está vazio, é porque "deve ser ruim”. Só que nem sempre é assim. Já tive ótimas surpresas em lugares que ninguém conhecia e decepções em casas festejadas. E no meu caso específico, um local que esteja superlotado já se torna ruim por definição.

Um pouco mais abaixo, numa grande esquina do outro lado da rua, fica o bar Fortunato, que uma amiga já conhecia. Estava cheio também, porém não confuso e, quando a recepcionista nos sinalizou vinte minutos de espera, decidimos ficar. Vimos alguns clientes saindo e, no momento que o garçom começou a enxugar as mesas da calçada (havia caído um toró no bairro) a fim de nos acomodar enquanto aguardássemos uma mesa na varanda, vagou a dita cuja lá dentro. Não deu nem cinco minutos de espera. A partir dali, foi uma surpresa boa atrás da outra.

Foto: Fortunato Bar

A mesa que pegamos era ótima e, quando minha amiga pediu a um garçom para direcionar o ventilador para outro lado, já que o vento golpeava em cheio seu rosto, ele não só atendeu prontamente como inclusive desligou o aparelho. O rapaz foi muito gentil. Este novo ano, aliás, tem colocado pessoas particularmente gentis em meu caminho, e só tenho a agradecer. Abaixo está a vista a partir de nossa mesa. Achei linda a lanterna que lembra os antigos postes de luz do Centro da cidade.

Vista da mesa - Foto: Simone Catto

E ao olhar o número da mesa, eis que me deparo com ele... sempre um número de sorte!

Foto: Simone Catto

Pedimos então as bebidas. Estou na fase do Aperol Spritz. Adoro porque é um drinque leve, refrescante para o verão e... não me dá sono, quesito essencial. Uma amiga pediu o Mojito Frozen Limão (que leva rum, Club Soda, suco de limão e xarope de hortelã) e outra foi de chope Colorado. Não tirei fotos das bebidas e confesso que de uns tempos para cá tenho evitado fazer isso em bares e restaurantes porque não acho lá muito elegante, a menos que a pessoa trabalhe com crítica gastronômica. Como sou apenas uma leiga que compartilha impressões vez ou outra, tenho preferido tirar fotos discretamente e, mesmo assim, quando não há ninguém olhando. Para ser sincera, se você costuma acompanhar o blog, deve ter notado que quase não tenho postado resenhas de bares e restaurantes, tenho priorizado assuntos culturais. É que esse bar é "bão" mesmo!  

O Mojito da casa - Foto: Fortunato Bar

Para petiscar, pedimos o Queijo Brie empanado (queijo Brie empanado e frito, coberto por amêndoas laminadas e acompanhado de geleias de pimenta e frutas vermelhas). Esse mereceu foto. Estava simplesmente espetacular, com a casquinha crocante por fora e a massa derretida no interior. Na hora de cortar, virou uma cachoeira transbordante de pecado. Para rezar na hora de comer.

O queijo Brie pecaminoso, antes do corte, acompanhado das geleinhas. Em primeiro plano, meu Aperol reina soberano - Foto: Simone Catto

Como uma só porção nunca é suficiente para matar a fome, pedimos depois os dadinhos de tapioca, que também vêm acompanhados de geleia de pimenta e acondicionados numa simpática cestinha. Umas delicinhas. Dadinhos de tapioca, diga-se de passagem, já viraram um clássico nos bares de São Paulo. Mas precisam ser macios e sequinhos como esses.  

Os Dadinhos de Tapioca com geleia de pimenta - Foto: Fortunato Bar

Detalhe digno de nota: tudo chegou muito rápido à mesa, zero de espera. Além da qualidade dos ingredientes, a presteza e a cortesia no atendimento foram fundamentais para que eu classificasse esse bar dentre os melhores que visitei nos últimos tempos. Se a primeira impressão é a que fica, o Fortunato está de parabéns.

Finalizamos a noite com três cafés e saímos de lá felizes da vida. Saudades matadas, conversas atualizadas, estômagos satisfeitos e endorfinas mimadas.

Ah, os preços. Vamos lá. Dois drinques, um chope, uma cerveja premium, uma água, duas porções, três cafés e mais a taxa de serviço saíram por menos de R$ 200,00 no total.

Se você mora ou visitará Sampa no verão, vale a pena conhecer o Fortunato. Fica na Rua Joaquim Távora, 1356 – Vila Mariana. Esquina com a Rua Áurea. Tel.: (11) 4680-2966. Outras informações: www.fortunatobar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário