segunda-feira, 25 de agosto de 2014

'Bistrô Romantique'. Um cardápio de dores de amor para todos os gostos.

Já ouvi falarem bem e mal de 'Bistrô Romantique', produção belga que acabou de estrear nos cinemas de Sampa. Alguns criticaram os clichês, outros disseram que a ideia foi melhor que a execução, enfim... o que posso dizer é que eu, no entanto, gostei. É um filme para a gente assistir sem compromisso e que prende a atenção ao relatar os dramas amorosos dos casais que jantam em um restaurante no Dia dos Namorados.

O restaurante, ou bistrô, pertence aos irmãos Pascaline e Angelo. Ela administra a casa com mão de ferro e ele é o chef. Angelo tem uma filha pré-adolescente muito afeiçoada à tia e Pascaline é uma solitária mulher de meia-idade. Para subirem na vida, ambos trabalharam arduamente. E naquela noite, preparam um menu especial para o Dia dos Namorados.

O chef Angelo (Axel Daeseleire) em ação.

O que Pascaline jamais poderia prever é que o primeiro cliente da noite seria justamente um namorado da juventude que a havia abandonado grávida e que ela não via há mais de vinte anos. O homem aparece sozinho para vê-la, sem reserva, e a tira dos eixos. Na sequência, começam a chegar os outros clientes que haviam reservado mesas e ficamos conhecendo suas histórias.

Pascaline (Sara de Roo) conversa com o ex-namorado Frank, que chegou do nada (Koen De Bouw).

Em uma das mesas estão os Roos, um próspero casal de meia-idade. O homem é um autocentrado, deselegante – e chato – vendedor de automóveis que fica atendendo o celular à mesa o tempo todo e só sabe falar de trabalho em plena comemoração de Dia dos Namorados. Um verdadeiro "mala", por assim dizer. Até que a mulher, farta, lhe revela que tem um amante. Bingo.

Em uma das mesas está Mia, uma jovem sensível e solitária que é dona de uma loja de chocolates e não consegue superar a perda do namorado que a trocou pela melhor amiga sete anos antes e que, naquele mesmo local, havia-lhe feito juras de amor com uma aliança. Enquanto aguarda os pratos, Mia fica comendo bombons compulsivamente, até que atrai a atenção do garçom Lesley.

Em primeiro plano está Mia (Ruth Becquart), a jovem de coração partido, logo atrás vemos o casal Roos (Barbara Sarafien
e Filip Peeters)
e, ao fundo, Pascaline em pé e Frank (o ex-namorado) sentado.

O garçom Lesley (Wouter Hendrickx) fica intrigado com a moça triste que não para de devorar bombons e puxa conversa.

Em outra mesa está mais um solitário, o tímido geólogo Walter, que havia marcado um encontro com uma jovem desconhecida pela Internet. Quando a mulher chega, uma loira alta, atraente e voluptuosa que fica atraída pelo homem desajeitado e sem-graça, imediatamente pensamos haver algo errado. E há mesmo. Mas isso você vai descobrir ao assistir ao filme.

A loira que deixa Walter (Mathijs Scheepers) embasbacado... aí tem!

Paralelamente às histórias amorosas dos clientes, desenrolam-se os conflitos entre os dois irmãos proprietários do restaurante até eles desembocarem em uma verdadeira "lavagem de roupa suja", ou melhor, de "panelas sujas".

Não há como não sentirmos empatia pelos personagens e seus dramas que, em alguns momentos, até provocam risadas. Tudo bem que algumas situações às vezes pareçam forçadas, mas isso não prejudica esse simpático filme europeu que diverte com leveza e sem grandes pretensões. Recomendo! 

'BISTRÔ ROMANTIQUE' está em cartaz no Caixa Belas Artes e no Espaço Itaú de Cinema - Augusta e Pompéia.

Ficha técnica parcial

Diretor: Joel Vanhoebrouck
  
Elenco: Sara de Roo (Pascaline), Axel Daeseleire (Angelo), Zoe Thielemans (Emma, filha de Angelo), Koen De Bouw (Frank, o antigo namorado de Pascaline), Barbara Sarafian e Filip Peeters (casal Roos), Ruth Becquart (Mia), Wouter Hendrickx (Lesley), Mathijs Scheepers (Walter), Anemone Valcke (Ingrid, uma ajudante de cozinha) e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário