sábado, 9 de novembro de 2013

Escola Ciclo das Vinhas. Um 'upgrade' feliz para celebrar a vida com Baco.

Uma coisa é a gente gostar de vinho. E outra é entender o que está bebendo. Foi movida por essa necessidade, aliada ao desejo de refinar meu paladar, meu olfato e também meu olho na hora de escolher um rótulo dessa bebida tão presente em minha vida, que resolvi fazer o Curso Básico da 'Ciclo das Vinhas – Escola do Vinho e Livraria', comandada pela jovem sommelière Alexandra Corvo. Para quem não conhece, Alexandra tem colunas na Folha de S. Paulo e também na rádio BandNews FM, com dicas muito interessantes sobre o mundo dos vinhos.

Foto: www.alexandracorvo.wordpress.com

Alexandra em ação.
Foto: www.alexandracorvo.com.br
O Curso Básico que fiz foi ministrado em três aulas com duas horas e meia cada, sendo que cada aula era dedicada a um tipo de vinho: branco, tinto e espumante. Além de possuir uma extensa cultura e experiência em vinhos do mundo todo, Alexandra é dinâmica, simpática e sabe prender nossa atenção. Uma das aulas foi ministrada por sua parceira Ana Paula Montesso, outra expert que nos ensinou alguns segredos do vinho tinto.

Já na primeira aula, aprendemos que tudo começa com o olfato. Sim, ao contrário do que muita gente pensa, não é o paladar e nem a cor da bebida que importam de imediato, mas o aroma que sentimos – ou bouquet – que o vinho exala logo após ser despejado na taça e também ao se movimentar dentro dela, quando o aroma "abre" e se espalha. Os aromas que cada pessoa sente podem variar muito - tudo depende da experiência, do organismo e da memória olfativa de cada um. É assim que surgem aromas de mel, jasmim, madeira, chocolate, azeite, maracujá, ameixa e dezenas de outros que percebi e ouvi dos colegas durante as aulas. É um exercício divertido.

As taças numeradas para a degustação às
cegas - Foto: www.alexandracorvo.com.br
A cada aula, degustamos quatro vinhos de diferentes nacionalidades. Primeiro experimentávamos cada vinho separadamente para sentir o equilíbrio do açúcar X acidez, a quantidade de álcool, o tanino dos tintos, a textura, o sabor e sua permanência no paladar. Na sequência, degustávamos os mesmos vinhos harmonizados com diferentes alimentos. Tomatinhos, queijo de cabra, frango desfiado com especiarias, caponata de berinjela e pimentões, queijo brie e uma deliciosa "carne louca" desfiada e temperada foram os quitutes que saboreamos nas duas primeiras aulas. Na última, dedicada aos espumantes e vinhos de sobremesa, a harmonização foi feita com mousse de limão, pudim de chocolate e torradas com gorgonzola. É incrível sentir como cada vinho interage de forma diferente com os diversos alimentos, seja complementando-os, destacando seus sabores ou mesmo "brigando" com eles.

O fascinante é que um vinho que podemos achar sem graça quando degustado sozinho pode adquirir um paladar totalmente novo e agradável ao ser combinado com determinado quitute. É por isso que devemos saborear nosso vinho com toda a calma desse mundo, para que possamos sentir aromas, sabores e desfrutar ao máximo essa bebida dos deuses que a humanidade tomou emprestado.

Além do Curso Básico, a escola CICLO DAS VINHAS oferece muitos outros para quem, como eu, deseja aprender mais para desfrutar melhor a bebida, ou mesmo se aprofundar nos mistérios da sommellerie em cursos profissionais. Para saber mais, acesse www.alexandracorvo.com.br. Tel.: 3284-3626. A escola e livraria está instalada em um agradável sobrado à Rua Maria Figueiredo, 305 – Paraíso – São Paulo. Super recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário