segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Olea - Mozzarella Bar. Para relembrar o que a Toscana tem de melhor.

Dia desses recebi um convite muito gentil para almoçar no Olea – Mozzarella Bar, no Jardim Paulistano. Quando a gente chega e olha a fachada, não imagina a dimensão da casa no interior. Trata-se de um imóvel de grandes proporções, pé direito alto, vários ambientes e muitas, muitas plantas. Há árvores na decoração, plantas escalando pelas paredes e até pendendo do teto. Enfim, o tipo de lugar onde a gente se sente bem, ainda mais na companhia de pessoas especiais!

A fachada já é atraente - Foto: Simone Catto

Segundo o site da casa, a palavra "Olea vem do latim olea europea, que é o nome cientifico da oliveira". O nome do restaurante, portanto, teria surgido quando um dos sócios trouxe da Itália duas oliveiras - uma delas foi instalada à entrada e a outra no pátio central.

A vista de nossa mesa no mezanino - Foto: Simone Catto

O salão principal também é uma delícia! - Foto: www.olea.com.br

Foto: Simone Catto

O imóvel, da década de 40, foi concebido para lembrar uma pequena villa toscana, com seu décor, seus tijolos aparentes e todo aquele verde. São quatro ambientes no total: um deck coberto por um pergolado de vidro e madeira de demolição, um pátio arborizado com teto retrátil, um bar onde fica um "aquário" de saladas e mozzarellas, e um pequeno mezanino, com vista para o deck e o jardim vertical. Foi nesse mezanino "privé" que ficamos, com todo o sossego e conforto de um ambiente exclusivamente nosso. 

O "nosso" mezanino com vista para o jardim vertical - Foto: www.olea.com.br

Outra vista a partir do mezanino - Foto: Simone Catto 

Lá de cima a gente via pessoas acomodadas nesses sofás, em outro ambiente gostoso do lugar. 
Foto: www.olea.com.br

Quando cheguei, a anfitriã já havia pedido o Prossecco Belstar, de origem controlada. Estava delicioso e foi ele que embalou nosso almoço. Alguns amigos preferiram caipirinhas, servidas em respeitáveis copos de long drinks.

Foto: Simone Catto

Inaugurado em 2009, o Olea recebeu, em 2011, o selo Ospitalità, conferido pela União das Câmaras de Comércio Italianas aos restaurantes considerados como legítimos representantes da tradição italiana no Brasil. Somente 30 casas, no Brasil, receberam essa premiação. Todas localizam-se no estado de São Paulo, sendo que 29 estão na capital, e foram selecionadas pelos seguintes critérios de "italianidade": utilização de certos ingredientes importados; menu escrito também em italiano; 51% do menu com receitas autênticas italianas; descrição dos ingredientes de cinco receitas tradicionais; um funcionário que fale italiano; ambiente com um ou mais elementos da identidade italiana; pelo menos 20% da carta de vinhos com rótulos daquele país.

O bufê de saladas da casa é muito bom, mas naquele dia eu estava com vontade de comer uma massa. Pedi então uma Farfalle Joie de Vivre (é a massa 'borboleta' – que alguns chamam de 'gravatinha' - com salmão, alho-poró, mascarpone e um pouco de tomate). O prato parecia apetitoso, mas, por alguma razão, não me entusiasmou. Achei-o satisfatório, mas esperava mais. Confesso que não percebi o sabor do mascarpone e sequer enxerguei o tomate. Só senti o sabor do salmão. Enfim... preciso retornar à casa para tirar a prova.

O meu prato: Farfalle Joie de Vivre - Foto: Simone Catto 

Quando chegamos, havia poucas mesas ocupadas. Ao sairmos, horas depois, o lugar estava lotado de gente bonita de todas as idades. O ambiente é muito bom, ao mesmo tempo refinado e informal. Pretendo retornar ao restaurante para experimentar outros sabores. Vale dizer que alguns amigos pediram pratos à base de carne e gostaram muito de suas escolhas. Pode ser uma boa na próxima vez!

Se você for ficar em Sampa no verão, vale a pena dar uma conferida no OLEA – MOZZARELLA BAR. Fica na Rua Joaquim Antunes, 198 - Jardim Paulistano. Tel.: (11) 3062-1535/2725. www.olea.com.br

BUON NATALE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário