sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Lances e relances de Firenze.

Eu diria que uma semana é muito pouco para se conhecer Firenze. São tantos os museus, monumentos e construções históricas que, para a gente sentir de verdade a atmosfera do lugar, ir além da superfície e entender as coisas com um mínimo de profundidade, é preciso ficar mais tempo. Uma vez que praticamente todos os pontos de interesse artístico e turístico da cidade estão fartamente documentados na web, não vou falar deles aqui sob risco de ficar mais repetitiva que loja de souvenir - portanto, nada de Duomo, Uffizi e David de Michelangelo! Vamos a algumas impressões pessoais.

Michelangelo e Da Vinci fizeram escola por aqui. E eu fiz questão de dar minha contribuição para o artista! Foto: Simone Catto

É impressionante a riqueza de detalhes arquitetônicos na cidade. Qualquer casa, construção ou estabelecimento comercial, mesmo os anônimos, isto é – que não estão listados nos guias turísticos -, apresentam algum elemento interessante na arquitetura, por menor que seja. São detalhes que o flâneur de olhar atento (ou nem tanto!) detecta num simples caminhar pelas ruas da cidade. Detalhes como a curiosa maçaneta abaixo. O cidadão abre a porta e, de cara, "agarra" a mulher... rs.

Foto: Simone Catto

Agora veja a esquina na próxima foto. Não me pergunte que prédio é esse, se alguém mora, trabalha ou se diverte aqui. Eu não sei. É simplesmente um edifício florentino que capturei com minha câmera. 

Foto: Simone Catto

É incrível, também, como os italianos gostam de estátuas. Todo jardim ou cantinho tem a sua, o que confere ao lugar um aspecto de calma, ao mesmo tempo nobre e aconchegante.

Note a estátua deste jardim particular que capturei em segredo.

Outra coisa. De uns tempos para cá, ouvi muitos brasileiros que lá estiveram – amigos, parentes - reclamarem da falta de polidez dos italianos para com os turistas. Bem... em nenhum momento, JURO, fui tratada com desrespeito ou falta de educação por algum cidadão da bota. Muito pelo contrário. Sempre fui tratada com gentileza e prontamente atendida quando pedia informações sobre os pratos nos restaurantes ou solicitava algum serviço no hotel. Pode ser que o fato de eu falar um pouco de italiano e abordar as pessoas com educação tenha ajudado, não sei. Pode ser, também, que os italianos vissem com simpatia o fato de eu me esforçar para me expressar na língua deles. O fato é que tive ótimas experiências lá. Ecco.

E por falar em boas experiências, aproveito para indicar o hotel onde me hospedei em Firenze, o Villa Liana (http://www.hotelliana.com/). 

Vista parcial dos fundos do hotel, com seu belo jardim - Foto: Simone Catto

E como bom jardim italiano, o do hotel também tem a sua estátua - Foto: Simone Catto  

Instalado numa mansão que já foi embaixada da Inglaterra, o hotel Villa Liana está num local excelente: perto do Centro Histórico, sem estar nele. Explico. No Centro Histórico, as construções são muito mais antigas e, portanto, bem menores. Além de tudo ser mais apertado, nem sempre a manutenção é lá essas coisas. Daí que muita gente reclama da falta de conforto, e com razão. Por isso, o grande lance é se hospedar fora do centro, mas próximo. Com dez minutos de caminhada, nós já estávamos na praça do Duomo, por exemplo.

Piazza Massimo d'Azeglio, pertinho do hotel. Passávamos por ela todos os dias para ir ao Centro Histórico. Foto: Simone Catto

O hotel Villa Liana tem estilo antigo, quartos amplos e, em sua grande maioria, confortáveis. Confesso que, quando lá cheguei, fui instalada num quarto do jardim, meio frio, e o banheiro era antigo e pequeno. Porém, na mesma noite conversei com os funcionários do hotel e, no dia seguinte, antes do café da manhã, já estava instalada num quarto no interior da casa, mais quente, com um banheiro bem maior e moderno. O staff foi muito prestativo.

O café da manhã também era farto, diferente daquilo que dizem sobre os cafés na Itália. Aliás, o salão onde ele era servido também é muito bonito, confira:

O elegante salão do café da manhã - Foto: acervo pessoal

Detalhe do teto do salão do café - adorei! 
Foto: Simone Catto  

Parte do bufê de café da manhã - repare na beleza do piso! - Foto: acervo pessoal

No dia em que chegamos a Firenze, pedi a um funcionário da recepção uma indicação de restaurante para jantarmos. Ele prontamente nos indicou o Cesarino (Via Giovan Battista Niccolini, 16/r), uma pequenina trattoria nas proximidades, com comida boa e simples, frequentado pelos próprios italianos - o que achamos ótimo. Comi uma massa com funghi porcini que estava leve e deliciosa... 

Foto: Simone Catto

E para acompanhar, o vinho da casa, com o mais
autêntico sabor toscano! - Foto: acervo pessoal


Salut! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário