quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Cotignac. Para fazer as pazes com o tempo.

Em minhas andanças pela Provence, passei por alguns lugarejos e cidadezinhas tão encantadoras que o tempo parece ter parado. Uma delas é Cotignac, a meio caminho entre os desfiladeiros do Verdon e o mar Mediterrâneo.

Foto: Simone Catto

Situada aos pés de um majestoso rochedo de 80 m de altitude que tem uma cachoeira, a cidade está a 230 metros de altitude e é emoldurada pela bela paisagem dessa região da França, que inclui vinhedos, plateaus verdes, campos de lavanda, oliveiras centenárias e flores selvagens.

Foto: Simone Catto

Com uma população de aproximadamente 2200 habitantes, o lugarejo abriga vários artistas, escritores e fotógrafos seduzidos pela beleza do local. Cotignac é como uma volta ao passado e um convite para a gente reduzir a marcha, sentir a natureza e entrar em contato com nossa essência e nosso "eu".

Vista da Cours Gambetta - Foto: Simone Catto

Foto: acervo pessoal

A região mais antiga da cidade, aos pés da falésia, tem casas com fachadas dos séculos XVI e XVII e ruelas estreitas, bem como ornamentos em pedra e ferro que testemunham o passado do lugar.

Como não poderia deixar de ser, há fontes por todos os lados, com uma água fresca e clarinha. Na rua principal, a Cours Gambetta - uma espécie de boulevard voltado para os pedestres - está a Fonte das Quatro Estações, construída em 1810, bem como cafés, restaurantes convidativos, um hotel e algumas lojinhas charmosas.

A Cours Gambetta, com a Fonte das Quatro Estações em primeiro plano - Foto: Simone Catto

Tive o privilégio de sentar em uma mesa ao ar livre de um dos deliciosos restaurantes da Cours Gambetta e degustar pratos de frios e queijos da região, acompanhados de deliciosas baguetes. E para dar um sabor especial à refeição, nada como um vin rouge da Provence!

Foto: Simone Catto

Quando a gente depara com uma cidade como essa, tão bonita, bem cuidada e tranquila, é inevitável a questão: será que o preço pago para vivermos no frenesi imposto pelo ritmo das grandes metrópoles vale a pena?... Fica a reflexão.

Espero revê-la em breve, Cotignac!!!

Conheça outras cidades encantadoras da Provence, em: 

-Aix-en-Provence. Arte e cultura direto da fonte.
-Moustiers Sainte-Marie. A cidade que nasceu com a estrela.
-Cagnes-sur-Mer. Lar, ateliê e inspiração de Renoir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário