domingo, 4 de outubro de 2015

Choperia Baden Baden, em Campos do Jordão. Sabor e calor que justificam a fama.

Há pouco tempo publiquei alguns posts sobre Campos do Jordão. Em um deles, mostro fotos e conto sobre a aconchegante pousada onde me hospedei, e o tema de outra matéria é o fabuloso Parque Amantikir, um passeio imperdível para os amantes de flores e da natureza. O fato é que há muitos passeios interessantes para se fazer na cidade e a boa notícia é que, depois de tanto bater perna, a gente sempre encontra bons lugares onde forrar o estômago.

Vou começar pela Choperia Baden Baden - não pela fama da casa, que há muito extrapolou as fronteiras de Campos desde que foi inaugurada, há 30 anos, mas porque foi lá que tive o imenso prazer de me regalar com uma delícia que nunca havia visto nem provado em lugar nenhum - pelo menos não no formato oferecido pela choperia.

Trata-se do Queijo Brie Folhado (Brie envolto em massa folhada com geleia de damasco), uma especialidade da casa que, pelas dimensões, vale por uma refeição. É um prato de preparo aparentemente simples, mas que tem um sabor realmente inigualável. Isto se deve grandemente à delicada textura da massa folhada, fininha e crocante, que vem no formato de um grande pastel envolvendo generosas porções de queijo Brie que se derrete lá dentro. A geleia de damasco, servida à parte, dá o toque de magia final. Gostei tanto do prato que sou capaz de fazer um "bate-e-volta" a Campos do Jordão apenas para degustar novamente essa iguaria!

O Queijo Brie Folhado (R$ 47,80), uma especialidade do Baden Baden para se comer de joelhos! - Foto: Simone Catto

Detalhe do generoso recheio de queijo Brie - Foto: Simone Catto

Quem me acompanhava naquela tarde feliz estava a fim de saborear uma das tradicionais cervejas produzidas pela própria Cervejaria Baden Baden e beliscar alguma coisa consistente, optando pela porção de Filé Aperitivo para lá de farta. 

Também pedimos uma Salada da Montanha, que leva folhas verdes, morango, pinhão e parmesão. A salada estava fresquinha e os pinhões maravilhosos, mas achei que poderiam ter caprichado mais na quantidade de parmesão.

Salada Montanha (R$ 25,80) - Foto: Simone Catto

E na hora de beber, como não sou chegada a cervejas (sim, isso existe! Rs), optei por uma caipirinha tradicional de limão que foi servida do jeito que pedi: com cachaça, açúcar e não muito forte. Estava perfeita. O outro pedido da mesa foi a cerveja Baden Baden Cristal

Um cuidado interessante da casa é que, no cardápio, cada prato tem ao lado a indicação da(s) cerveja(s) com as quais se harmoniza, para orientação dos clientes.

Nossas bebidas, perfeitas para uma tarde de comidinhas boas e companhia idem - Foto: Simone Catto

Quem frequenta Campos do Jordão sabe que, além da qualidade dos quitutes e bebidas, o Baden Baden também proporciona uma vista muito interessante do vai-e-vem das pessoas. As mesas ficam em sua maioria no terraço, e dá para observar tranquilamente o movimento na calçada enquanto degustamos nossas bebidas.

Lá da esquina vemos tudo o que passa... - Foto: Simone Catto

À noite, quando a cidade não está muito cheia, a choperia também é superagradável. Foi exatamente essa minha opinião numa noite fria em que o aquecedor ao lado da nossa mesa mal dava conta do recado. Daquela vez, já que a casa tem inspiração alemã, quis experimentar o Misto de Salsichas, uma porção de salsichas grelhadas com molho de mostarda e mel. A porção é generosa, as salsichas são corretas e cumpriram perfeitamente sua função. Gostei.

A porção de salsichas, já desfalcada por bocas famintas... rs - Foto: Simone Catto

Porém, quem quiser se regalar com uma refeição típica da terra de Beethoven, a choperia serve muitos pratos alemães, como o Eisbein 30 anos (Mini joelho de porco defumado, batatas rústicas, repolho roxo e purê de maçã), o Kassler (Bisteca de porco defumada, chucrute e batatas cozidas), e o Chucrute à Garni (Eisbein, kassler, misto de salsichas grelhadas, chucrute e batatas cozidas), além de trutas, fondues, massas e carnes. O fato é que há de tudo para todos os gostos no variado cardápio.

Embora meus acompanhantes tenham optado pela tradicional cerveja, o frio me fez pedir uma garrafinha de 187 ml do tinto chileno Valdivieso Cabernet Sauvignon, que acabou casando muito bem com a porção de salsichas.

Meu vinho ficou na medida certa para aquela noite!
Foto: Simone Catto

Apesar do frio de Campos, a atmosfera é de aconchego, mesmo nas mesas externas - Foto: Simone Catto

Só posso dizer que minhas experiências recentes no Baden Baden foram muito positivas, não apenas pela variedade e qualidade dos itens e bebidas servidos, mas também porque o atendimento foi competente e gentil.

Ainda não conhece? Vá lá! A CHOPERIA BADEN BADEN fica à Rua Djalma Forjaz, 93, loja 10 – Vila Capivari – Campos do Jordão - SP. Acesse: www.obadenbadencom.br. Abre todos os dias, das 11h até o último cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário