domingo, 5 de julho de 2015

São Bento do Sapucaí. Um mosaico de paz, beleza e deleite.

Perdi a conta de quanto tempo fazia que eu não visitava São Bento do Sapucaí. Como andei uns dias para os lados da Serra da Mantiqueira com alguém que também gosta de conhecer novos lugares, tive um tempo para explorar um pouco esse encantador município paulista com jeitinho de Minas Gerais.

Vista com a Pedra do Baú ao longe, o principal cartão postal de São Bento do Sapucaí - Foto: Simone Catto

De cara, ao chegar, me surpreendi com a quietude, a paz e o encanto de uma cidadezinha do interior que, ao que tudo indica, é muito amada por seus habitantes. Para começar, as ruas são limpinhas. As casas são bem conservadas - percebe-se que os moradores cuidam delas com carinho. Aliás, há muitas casinhas antigas, daquelas com jeito de vovó, com pintura impecável, muitas plantas e lindas roseiras no jardim. Isso só para falar da parte urbana dessa cidade que é mais conhecida por sua paisagem deslumbrante, com destaque para a Pedra do Baú, o Bauzinho e a Ana Chata – todas formações rochosas que são cartões postais de São Bento do Sapucaí. Mas isso é assunto para outro post!

 A Praça General Marcondes Salgado (Centro), onde se localiza a Igreja do Rosário, é uma delícia!
Foto: Simone Catto

Ainda na praça da Igreja do Rosário, deparamos com esta linda casa antiga, super bem cuidada - note o capricho da pintura! Foto: Simone Catto

Um amigo havia comentado sobre um lugar muito agradável chamado Armazém São Bento e resolvemos conferir. Misto de café, armazém, restaurante e loja de artesanato, o local é mesmo muito gostoso e prioriza os alimentos regionais, valorizando os pequenos produtores e incentivando a cultura local. Pedimos um café e então conhecemos o Crésio, um jovem agradável com uma ótima conversa. De início, pensei que ele fosse um garçom da casa, mas ele logo explicou que é estudante de arte e a proprietária o contratou em alguns fins de semana para entreter os clientes e contar um pouco da história local. Aquele era seu primeiro dia de trabalho. Então Crésio nos contou que a cidade é repleta de capelas porque a população de forma geral é bem religiosa e muita gente mandou construir capelinhas inclusive em propriedades particulares. Quando comentei sobre a excelente conservação da cidade, pensando se tratar de um cuidado da Prefeitura, Crésio logo esclareceu que a conservação das construções era obra da própria população local mesmo, que tem a consciência e a iniciativa de preservá-las. Os herdeiros de prédios históricos e casas antigas cuidam desse patrimônio, o que me deixou muito feliz, já que é raro esse tipo de consciência entre os brasileiros. A própria construção que abriga o Armazém São Bento é bem antiga, pertence a uma família local e está instalada em um terreno que inclui a Pousada Casarão.

A bela fachada antiga do Armazém São Bento - Foto: Simone Catto

A mesinha onde tomamos nosso café... - Foto: Simone Catto

O armazém é alegre e colorido, um lugar gostoso de estar - Foto: Simone Catto

O único "senão" foi em relação ao café de coador, que estava meio frio. A casa também servia o espresso, mas, como estávamos no interior e café "que lembra vovó" é tudo de bom, optamos pelo caseiro. Portanto, o pessoal precisa ficar atento à temperatura da bebida, um detalhe fácil de corrigir, mas fundamental para que o cliente tenha uma experiência positiva. No mais, o lugar é uma delícia e foi muito bom trocar ideias com o Crésio. 

E já que mencionei a religiosidade do povo de São Bento, vale a pena conhecer o maravilhoso trabalho da Capela de Mosaico Santa Cruz, criada pelo artista plástico Ângelo Milani e sua esposa Claudia Villar. Ninguém sabe ao certo, mas consta que a capela remonta ao início do século XX e que, inicialmente, possuía apenas uma escultura do Cristo sobre o altar, de autoria anônima, doada pelo Padre Pedro, pároco da cidade por mais de quarenta anos.

Fachada da capelinha de mosaico - Foto: Simone Catto

Em 2008, Ângelo Milani reformou a capela e teve a ideia de ornamentar a fachada com mosaicos. Sua esposa Claudia se encarregou da decoração do interior e utilizou mosaicos que haviam sido concebidos, originalmente, para uma instalação realizada em 2005 na Capela do Morumbi, em São Paulo.

O festivo interior da capela com seus belos detalhes em mosaico - Foto: Simone Catto

O material utilizado nos mosaicos é muito interessante. São cacos de xícaras, bules e outras louças de porcelana, fragmentos de estátuas de santos abandonados por fieis em diversas igrejas, contas coloridas e pedaços de vidros e azulejos, entre outros materiais. Todo o espaço interior foi preenchido, inclusive com pequenas peças produzidas por crianças em oficinas de criação.

Foto: Simone Catto

Achei lindo esse medalhão colorido aos pés do altar! - Foto: Simone Catto

Foto: Simone Catto

A casa do artista fica ao lado da capela e, ao que tudo indica, foi construída com a mesma criatividade!

Lateral da casa do artista Ângelo Milani - Foto: Simone Catto

Detalhe da casa do artista - Foto: Simone Catto

O resultado dessa obra ficou tão lindo que inspirou outros artistas da região na arte do mosaico e também gerou outros "filhos" de Ângelo Milani pela cidade: ele tem o projeto de construir mais capelas de mosaico e inclusive tivemos o prazer de encontrar uma delas, já pronta!

A lateral de outra capelinha de Ângelo Milani, com o mesmo belo trabalho em mosaico - Foto: Simone Catto

Fachada de outra capela de Ângelo Milani - Foto: Simone Catto

E não é que achei "ELA" lá? É sempre um prazer encontrá-la, Santa Rita!! - Foto: Simone Catto

Detalhe curioso da outra capela: a asa de uma peça de porcelana! - Foto: Simone Catto

Além dos mosaicos que fazem a fama da cidade, São Bento do Sapucaí também tem tradição em outros tipos de artesanato. No Bairro do Quilombo, vale a pena conhecer o espaço Arte no Quilombo, comandado por uma associação que divulga e expõe peças de mais de 80 artesãos locais. São trabalhos em palha de bananeira, palha de milho, bambu, madeira, barro e tecido, entre outros. Há de tudo para todos os gostos!  

O galpão onde está instalado o espaço Arte no Quilombo, com grande variedade de peças de artesanato local.
Foto: Simone Catto

O lugar é mesmo uma festa para os olhos! - Foto: Simone Catto

E não é que na parte externa da Arte no Quilombo, na área do estacionamento, deparei-me com essa singela capelinha de terra batida? Linda em toda a sua simplicidade, ela atesta mais uma vez a religiosidade dos habitantes da cidade, que sempre encontram uma maneira de manifestar sua fé. Muito fofa!

Capelinha no espaço externo da Arte no Quilombo - Foto: Simone Catto

Tenho certeza que, se você visitar São Bento, vai descobrir muitas outras coisas! 

Informações para sua visita:

ARMAZÉM SÃO BENTO: R. Abade Pedrosa, 88.  Tel.: (12) 99638-3130. Horários: de quinta a sábado e feriados das 9h às 20h, e domingos das 9h às 18h. De sexta a domingo serve um almoço vegetariano com buffet de saladas, pastas, pão, prato quente, suco e sobremesa por R$ 25,00. 

CAPELA DE MOSAICO SANTA CRUZ: R. 13 de Maio, 217 – Centro. Horário de visitação: sábados, domingos e feriados, das 8h às 18 h.

ARTE NO QUILOMBO: Estrada Vereador Benedito Cândido Pinheiro, S/N – Bairro do Quilombo. Tel.: (12) 3971-2669 – www.artenoquilombo.com.br. De terça a domingo, das 10h às 18h.

ATELIÊ DITINHO JOANA: Rua Projetada, 42 – Bairro do Quilombo – Tel.: (12) 3971-2579 – www.atelieditinhojoana.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário