segunda-feira, 25 de junho de 2012

Ça-Va Restaurant. Um francês que não está entregando o que oferece.

Não era de agora que eu queria conhecer o Ça-Va, um bistrozinho de aspecto simpático atrás do MASP. Aproveitei o fato de que era um dos participantes da Semana Francesa, que se encerrou domingo, para conferir a casa no fim de semana. O bistrô é pequenino (cerca de 40 lugares), acolhedor e decorado com pôsteres de paisagens parisienses e de pinturas como aqueles que são vendidos pelos bouquinistes às margens do Sena. O espaço minúsculo e a atmosfera intimista não me encorajaram a tirar fotos porque, grâce à Dieu e à educação que recebi, consigo discernir onde termina o perfeccionismo e começa a deselegância.

Foto: Rafael Wainberg

Foto: Divulgação

A noite fria, de celebração entre amigos, pedia um bom vinho tinto. Como queríamos algo menos encorpado, solicitamos um carmenère chileno. Não havia. A garçonete acrescentou, ainda, que "a casa estava sem vinhos carmenère no momento", sugerindo-nos um pinot noir. Aceitamos a sugestão, o vinho era leve e bom, mas é inaceitável uma casa oferecer dois rótulos de carmenère e não possuir nenhum na adega. Se por algum motivo eles estivessem em falta, seria obrigação substituí-los por opções semelhantes da mesma uva. No início do ano, vivi uma situação parecida no Pecorino, também relatada no blog, a qual me desencorajou a retornar lá.  

Outro ponto negativo: ao solicitarmos o cardápio, aliás bem enxuto, em nenhum momento fomos informados da Semana Francesa, da qual o restaurante participava com duas opções de menu formule (que inclui entrada, prato principal e sobremesa), por R$ 78,00 e R$ 88,00. Se não fôssemos bem informados e não tivéssemos solicitado esse menu específico à garçonete, ele iria simplesmente 'passar batido'.

De qualquer forma, o cardápio da Semana Francesa não nos apeteceu e indagamos sobre as outras opções de menu formule divulgadas no site do restaurante, batizadas com nomes de mestres da pintura. Então tivemos mais uma surpresa desagradável: a garçonete explicou que "o site estava desatualizado e que aqueles menus não eram mais servidos porque a chef mudou". Neste caso, o Ça-Va errou duplamente: primeiro, ao deixar de servir aquelas formules que pareciam tão apetitosas e, provavelmente, já eram tradição na casa. E segundo, ao não atualizar seu site e, assim, desapontar os clientes. 

Partimos, então, para o menu disponível. Como entrada, todos nós optamos pela Sopa de Cebolas, que estava muito boa. Para prato principal, pedi o Steak au Poivre com Purê de Batatas, também ótimo. No entanto, quando um de meus amigos solicitou o Confit de Canard (Coxa de Pato), ouvimos que a casa "estava sem o confit no momento"! Como é possível faltarem pratos num cardápio já tão restrito? É inadmissível.

O pinot noir Adobe Reserva 2011, um bom chileno, e a gostosa Sopa de Cebolas:
os sabores e a ótima companhia salvaram a noite! - Foto: Simone Catto (a única 
que consegui tirar sem ser deselegante...)

Por fim, chegou a hora da sobremesa. Nem pensei duas vezes: pedi imediatamente o Souffle au Chocolat / Fruits (suflê aerado quente de chocolate ou frutas vermelhas, banhado na própria calda), que havia me chamado a atenção no cardápio. Adivinhe? Havia acabado. Outra frustração. A garçonete então me ofereceu Profiteroles, uma sobremesa que, felizmente, me agrada muito e, no entanto, não constava no cardápio. Meus amigos ficaram com o Crême Brulée e o Petit Gâteau.

Saldo da noite: embora os pratos saboreados fossem bons, o Ça-Va Restaurant pecou pela falta de tantos itens oferecidos no cardápio e pela displicência na comunicação, com a desatualização do site e a omissão, por parte dos atendentes, em informar que a casa participava da Semana Francesa. Uma pena, porque o local é charmoso e merecia mais cuidado para não perder clientes em meio à concorrência gastronômica de São Paulo.

Endereço: Rua Carlos Comenale, 277 – Cerqueira César. Nem arrisco colocar o telefone... vai que o do site está desatualizado! Aliás, o site é www.cavacafe.com.br - mas não acredite no cardápio que está lá, sob risco de se decepcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário