sábado, 12 de março de 2016

Trilha do Pinheiro Velho, em Monte Verde: deliciosa e acessível a todos.

Uma das coisas mais deliciosas que existem, pelo menos para mim, é fazer uma trilha em meio a uma bela paisagem. Felizmente, nosso país (ainda!) conta com um quinhão de natureza para a gente aproveitar. Pelo menos isso não tiraram totalmente de nós!

No mês passado postei aqui matérias sobre as trilhas que fiz em duas montanhas de Monte Verde (sul de Minas Gerais) durante o Carnaval: Chapéu do Bispo e Pedra Redonda.

Agora vou falar sobre uma trilha bem mais "facinha": a trilha do Pinheiro Velho que, ao contrário das anteriores, não fica numa montanha, mas sai da avenida principal - a Av. Monte Verde - até o aeroporto da cidade. Porém, o que as placas chamam de "aeroporto" consiste, na realidade, de uma pequena pista de pouso e um hangar. Ele é tão simples e rudimentar que mais parece uma daquelas pistas de pouso de tráfico de drogas que a gente vê nos noticiários (rs). Mesmo assim, uma placa ostenta orgulhosamente o aviso de que aquele é o mais alto "aeroporto" do Brasil, com 1.650 metros de altitude. Veja abaixo.

Foto: Simone Catto

Foto: Simone Catto

Agora veja a pista de pouso...

Foto: Simone Catto

Leva-se cerca de uma hora, entre ida e volta, para percorrer a trilha do Pinheiro Velho, que atravessa uma deliciosa vegetação nativa repleta de araucárias e árvores centenárias.

Foto: Simone Catto

Na trilha não há mata fechada e o caminho é bem demarcado, o que facilita a caminhada, mas, como havia chovido na noite anterior, foi preciso tomar cuidado para não escorregar. Pontes, passarelas, degraus e corrimões tornam o passeio ideal mesmo para quem não está habituado a fazer trilhas ou trekking. Parte dela acompanha a margem do Córrego do Cadete.

Foto: Simone Catto

Todo o percurso é muito bem sinalizado com placas que indicam as distâncias das principais atrações e saídas.

Foto: Simone Catto

A trilha tem esse nome porque, segundo os habitantes locais, é nela que está o pinheiro mais velho de Monte Verde, com mais de 500 anos de idade. Lenda ou não, fato é que esse pinheiro é uma bela árvore e se destaca por ser bem maior que as demais, possuindo 1,64 metros de diâmetro.

O "pinheiro velho" que dá nome à trilha: sendo ou não o mais velho de Monte Verde, é uma maravilha da natureza!
Foto: Simone Catto

O curioso é que, ao passar pela árvore, eu ainda não sabia que se tratava do referido pinheiro e, como a achei bonita, corri para abraçá-la (rs). Pode parecer coisa de maluco, mas tenho esse hábito sempre que vou para o campo ou faço uma trilha: como um ritual, escolho uma árvore para abraçar e me nutrir da energia vital da natureza. Juro que funciona!

Não resisti: corri para abraçar a árvore! (rs)

Andando mais um pouco, numa clareira, topamos com uma singela e graciosa fonte de água potável, meio escondidinha. Nos dias quentes, vem bem a calhar!

A pequenina fonte de água potável - Foto: Simone Catto

Foto: Simone Catto

E ao final, belas paisagens com araucárias nos esperavam, incluindo uma vista das casas da região.

Foto: Simone Catto

Foto: Simone Catto

Foto: Simone Catto

Se você for a Monte Verde, inclua essa trilha em seu passeio, mesmo que não esteja habituado(a) a grandes caminhadas. É tão fácil, e a paisagem tão bonita, que vale super a pena. Você pode partir da rua principal ou então da Avenida do Aeroporto. Fica a dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário