Já publiquei, aqui no blog, duas matérias sobre a exposição 'Di Cavalcanti – Conquistador de Lirismos',
que está atualmente na Galeria Almeida e Dale, em São Paulo. Em uma delas, falo
um pouco sobre a vida do artista e mostro algumas obras. E na outra,
abordo exclusivamente um tema que lhe era muito caro: as mulheres. Elas
sempre receberam, por parte de Di, um olhar ora ingênuo, ora libidinoso, mas sempre
terno.
E agora, por fim, vou mostrar outra faceta de Di Cavalcanti (1897-1976):
sua paixão pelo Brasil e, principalmente, por sua gente. Aqui estão obras que
mostram pessoas simples do povo, pescadores, trabalhadores nas docas, homens nas
ruas, nos bordéis, nos botecos e também nas festas e em momentos de descanso. A
curadora Denise Mattar selecionou trabalhos do período de 1925 a 1949,
lembrando que o ano de 1925 marcou o retorno do artista de sua primeira viagem à
Europa, quando ele teve contato com as vanguardas e conheceu artistas como
Picasso, Léger, Matisse, Lhote, Eric Satie e Jean Cocteau, entre outros. Portanto,
é um exercício interessante analisar, nas obras a seguir, em que medida essa
experiência internacional interferiu em sua técnica e seu estilo.
Obs.: algumas fotos saíram amareladas porque não é permitido
tirar fotos com flash dentro da galeria e a luz artificial prejudicou algumas
imagens.
A luminosidade, a temática relacionada ao lazer e, principalmente, algumas cores utilizadas por Di Cavalcanti na obra abaixo, notadamente os tons rosados, me lembraram um pouco aquela que é a mais conhecida obra do impressionista-pontilhista Georges Seurat (1859-1891): 'Domingo na Ilha da Grande Jatte' (1884-1886), que está no Art Institute of Chicago, EUA. Teria Di se inspirado em Seurat? Compare as duas obras:
Di Cavalcanti - 'Descanso na Praia' (década de 1920) - óleo s/ tela - Coleção Particular - SP - Foto: Divulgação |
Georges Seurat - 'Domingo na Ilha da Grande Jatte' (1884-1886) - óleo s/ tela - Foto: Art Institute of Chicago - EUA |
A próxima obra, também da década de 20, mostra a alegria e a festa do povo numa época em que o Carnaval do Rio de Janeiro, cidade natal do artista, era uma diversão ingênua e saudável.
Di Cavalcanti - 'Bloco Carnavalesco' (década de 1920) - aquarela s/ papel - Coleção Particular - RJ Foto: Simone Catto |
Di Cavalcanti - 'Mangue' (1929) - grafite e aquarela s/ papel Coleção Particular - Foto: Divulgação |
Di Cavalcanti - 'Natureza Morta' (1933) - óleo s/ tela - Coleção Particular - SP - Foto: Simone Catto |
Di Cavalcanti - 'O Luar' (1936) - óleo s/ tela - Coleção Particular - SP - Foto: Simone Catto |
Di Cavalcanti - 'Arlequim' (década de 1930) - óleo s/ tela - Coleção Particular - SP - Foto: Simone Catto |
Di Cavalcanti - 'A Sesta' (1938) - óleo s/ tela - Coleção Particular - SP - Foto: Simone Catto |
Di Cavalcanti - 'Armazém Sol' (1942) - óleo s/ tela - Coleção Particular - SP - Foto: Simone Catto |
Na obra a seguir, note a figura sinistra de negro à esquerda: seria uma mau presságio para estragar uma cena aparentemente feliz? No centro do quadro há duas moças que parecem estar dançando, um homem dorme tranquilamente e a mulher à direita também parece estar num momento de descanso.
Di Cavalcanti - 'Ancoradouro' (1943) - óleo s/ tela - Coleção Particular - SP - Foto: Simone Catto |
Di Cavalcanti - 'A Praia' (1944) - óleo s/ tela - Coleção Particular - SP - Foto: Simone Catto |
Clique
aqui para saber mais sobre a vida do artista e a exposição na Galeria
Almeida e Dale, e aqui para conhecer algumas das mulheres retratadas nas
obras da mostra.
Não perca! Como as obras pertencem a coleções particulares, essa
é uma oportunidade única para você conhecê-las.
A
exposição ‘DI CAVALCANTI – CONQUISTADOR DE LIRISMOS’ estará na Galeria Almeida
e Dale até o dia 28 de maio. Endereço: Rua Caconde, 152 – Jardins – São Paulo.
Tel.: (11) 3887-7130 – www.galeriaalmeidaedale.com.br. Abre de segunda a sexta, das 10h às 18h,
e sábado das 10h às 14h. Entrada franca.
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