quinta-feira, 17 de março de 2016

A fase figurativa de Mondrian na exposição do CCBB.

Mais uma vez, o Centro Cultural Banco do Brasil - SP nos presenteia com uma exposição de alto nível. Depois de Kandinsky, temos agora Mondrian e o Movimento De Stijl, que nos mostra como o artista holandês Piet Mondrian (1872-1944) influenciou gerações de pintores, designers e publicitários após se engajar no movimento De Stijl ('O Estilo'), considerado a mais importante contribuição da Holanda para a cultura do século XX.

Foto: Simone Catto
Dentre as cem obras expostas no CCBB, trinta são de autoria do artista e as demais saíram das pranchas e paletas de outros artistas, designers e arquitetos que exerceram alguma influência sobre ele e/ou aderiram ao movimento De Stijl. A seleção das obras, provenientes do Museu Mondrian em Haia (Gemeentemuseum Den Haag), foi realizada pelo curador Pietr Tjabbes, um holandês que reside há três décadas no Brasil.

Mondrian ficou conhecido no mundo inteiro pelas composições abstratas com linhas pretas preenchidas com retângulos de cores puras, que viraram até estampa de vestido do estilista Yves Saint Laurent, em 1965.

Cocktail Dress (1965), de Yves Saint Laurent
Foto: Victoria & Albert Museum, Londres
Pouca gente sabe, porém, que em seus primeiros anos de produção Mondrian era um excelente pintor figurativo, e a maior parte de suas obras pertence a essa fase, que está muito bem representada na exposição do CCBB e será abordada neste primeiro post. A fase abstrata e sua adesão ao movimento De Stijl são assunto de outra matéria que você pode acessar aqui

O fato é que Mondrian foi um pintor figurativo até o ano de 1908 e criou belíssimas paisagens. Note que elas apresentam uma atmosfera um tanto onírica, porém não se trata de paisagens diáfanas - pelo contrário: Mondrian usa tons meio sombrios e blocos de cores para destacar os elementos do cenário, transmitindo uma sensação de solidez e materialidade. Nos exemplos a seguir uso imagens da Internet porque as pinturas na exposição estão protegidas por uma película de vidro e as fotos que tirei saíram com muito reflexo.



Piet Mondrian - 'Branqueamento de roupa no Gein' (1900-1902) - óleo s/ tela s/ cartão
Imagem: Gemeentemuseum, Den Haag, Holanda.

Piet Mondrian - 'Fazenda com salgueiros ao longo do Gein' (1902-1904) - óleo s/ tela s/ painel
Imagem: Gemeentemuseum, Den Haag, Holanda.

Piet Mondrian - 'Celeiro em Nistelrode' (1904) - óleo s/ tela s/ painel 
Imagem: Gemeentemuseum, Den Haag, Holanda.

Piet Mondrian - 'O Gein: árvores à beira d'água' (1906-1907) 
Imagem: Gemeentemuseum, Den Haag, Holanda.

Piet Mondrian - 'Noite de Verão' (1906-1907) - óleo s/ tela
 
Imagem: Gemeentemuseum, Den Haag, Holanda

A partir de 1908, Mondrian passa a sofrer a influência dos pós-impressionistas, notadamente Van Gogh, Seurat e Cézanne. Até 1910, pintava na maioria das vezes ao ar livre, uma prática típica da escola impressionista. Entre 1908 e 1911, quem "impressionou" o artista foi Picasso com o seu cubismo e, a partir daí, ocorre uma mudança radical na paleta do pintor: as cores começam a explodir na tela e ficam mais chapadas, e as linhas tornam-se alongadas. Mondrian começa então sua busca pela essência da beleza que denominou como "plástica". Mas isso é assunto para o próximo post, que você pode acessar aqui!

Piet Mondrian - 'Casa à Luz do Sol' (1909) - óleo s/ tela - Foto: Simone Catto

Piet Mondrian - 'Campanário em Zeeland' (1911) - óleo s/ tela
Foto: Simone Catto

A exposição MONDRIAN E O MOVIMENTO DE STIJL está no Centro Cultural Banco do Brasil: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro, pertinho da estação São Bento do metrô. Tel.: (11) 3113-3651. Abre de quartas a segundas, das 9h às 21h, e você pode agendar sua visita pelo site www.culturabancodobrasil.com.br/portal/sao-paulo. Até 4 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário