sexta-feira, 4 de março de 2016

Fondues, vinhos e sopas aquecem as noites de Monte Verde.

No post anterior, dei dicas de onde encontrar deliciosos pratos rápidos e petiscos no distrito de Monte Verde, sul de Minas Gerais. Já contei, também, onde você pode almoçar a melhor truta da região enquanto aprecia uma linda paisagem.  

Só que, além das trutas, não há como ir a Monte Verde e não saborear também uma fondue, prato tradicional entre os imigrantes europeus que fundaram o lugar e que atualmente faz a delícia dos turistas que visitam a cidade. Estive lá fugindo do último Carnaval e, mesmo no verão, a temperatura caiu bem à noite, chegando a 16ºC. Assim, o clima estava ideal para compartilhar uma fondue no jantar. O escolhido foi o restaurante Mont Vert, autodenominado "A Casa do Fondue" (sic). Inaugurado em 1997, ele é todo em madeira ao estilo europeu, e a iluminação à luz de velas deixa o ambiente ainda mais aconchegante. Quando lá estive, um som suave de saxofone ao vivo complementou a atmosfera romântica do lugar, tornando a noite muito agradável. Não tirei fotos porque ficaria deselegante no momento e na ocasião, mas peguei algumas imagens na Internet.

Foto: Divulgação

O salão inferior - Foto: Restaurante Mont Vert

O salão superior: foi aqui que ficamos! - Foto: Tripadvisor

Na hora de fazer o pedido, optamos pela fondue de queijo, que leva três tipos de queijo e vem com cubos de pão italiano, batata dorée, legumes e uma novidade deliciosa: cubos de goiabada cascão! Esses cubinhos doces, mergulhados no queijo derretido, ficam um escândalo de bons, provando que um casamento suíço-brasileiro pode, sim, dar super certo! Amei.

A Fondue de queijo com batatas dorées, legumes e cubinhos de goiabada cascão: tudo de bom! - Foto: Tripadvisor

E para acompanhar essa maravilha, não poderia faltar um bom vinho. O sommelier nos sugeriu o Baladero Malbec, confidenciando que esse vinho argentino havia ficado em terceiro lugar em uma classificação dos melhores malbecs. Sugestão acatada, realmente achei-o muito bom. O vinho tem um aroma acentuado de frutas vermelhas, lembrando cerejas e ameixa, e pareceu bem equilibrado no álcool e no tanino. O final é longo, deixando uma agradável sensação adocicada no paladar. Eis um vinho que vou procurar aqui em São Paulo para comprar!

Em outra noite na qual o friozinho insistia em marcar presença, quisemos comer algo mais leve. E lá fomos nós para o restaurante Só Sopas, uma casa ainda mais antiga que a anterior, fundada no final de 1994. O sucesso do lugar se explica por uma fórmula simples que une comida honesta a preços baixos: por um valor fixo, o cliente pode escolher entre treze sabores de sopas, incluindo a tradicional canja, cebola, mandioquinha, caldo verde e por aí vai. Podemos pedir a porção inteira ou então uma cumbuca menor, com preço ligeiramente inferior. As sopas são produzidas de forma artesanal, no mesmo dia, e sempre chegam à mesa acompanhadas de dois patês, torradas e uma taça de vinho seco ou suave que pode ser trocada por um refrigerante ou água. Pedi uma sopa de lentilha que estava muito boa e uma taça de tinto seco. A qualidade do vinho está longe de ser top, mas deu para esquentar naquela noite. Ao final, a refeição saiu por módicos R$ 30,00, com taxa de serviço e tudo. Valeu a pena!

Foto: Tripadvisor

O salão interno do restaurante Só Sopas: pequenino, simples e honesto - Foto: Tripadvisor

A sopa é servida com dois patês, torradas e uma taça de vinho - Foto: Tripadvisor

Agora vamos aos endereços e... bom apetite!

RESTAURANTE MONT VERT - CASA DO FONDUE: Rua Rolinha, 71 – Centro – Monte Verde – MG. Tel.: (35) 3438-2083 – www.casadofondue.com.br.

RESTAURANTE SÓ SOPAS: Av. Monte Verde S/N (entrada da cidade) – Monte Verde – MG – www.sosopas.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário