domingo, 25 de março de 2012

'Um Violinista no Telhado', no teatro Alfa. Uma celebração à tradição judaica.

E não é que José Mayer canta? Confesso que me surpreendi. Eu, que estou acostumada a ver o ator na telinha, desempenhando invariavelmente o papel de "macho garanhão" (com o perdão da vulgaridade do termo) nas novelas da Globo, fiquei surpresa com a afinação e o timbre de sua voz no musical Um Violinista no Telhado, versão brasileira da peça de Jerry Bock e Sheldon Harnick encenada na Broadway em 1964, com texto de Joseph Stein. Pois José Mayer canta, dança e interpreta, com elegância e humor na medida certa, o personagem 'Tevye', um leiteiro judeu pobre e bonachão que mora com a mulher e as cinco filhas na aldeia fictícia de Anatevka, na Rússia czarista. O ano é 1905.

Baseada em contos do escritor Sholom Aleichem, a peça adaptada por Claudio Botelho e dirigida por Charles Möeller retrata a luta do leiteiro para manter as tradições judaicas num mundo em que tudo está mudando. Na família judaica tradicional, os casamentos eram arranjados, a esposa se ocupava dos afazeres do lar e os filhos obedeciam aos pais. Só que as filhas de Tevye querem se casar por amor. E para piorar a situação, os judeus começam a ser oprimidos pelo governo russo.

Todos os conflitos da trama são retratados com pitadas de humor, leveza e empolgantes números de dança. Algumas canções são realmente bonitas, outras nem tanto. Eu, particularmente, me senti tocada pelas danças camponesas – são realmente contagiantes, dão vontade de sair dançando do teatro.
 
Um dos belíssimos números de dança, com José Mayer em primeiro plano.

Logo ao chegar, percebi que a colônia judaica havia "baixado" em peso no local. Era um tal de um cumprimentar o outro que aquilo mais parecia reunião de condomínio da Av. Higienópolis. O fato é que o espetáculo tem tudo para agradar o público, seja ele formado por judeus ou não-judeus (o meu caso). Aliás, embora eu não seja exatamente aficionada por musicais, devo dizer que nutro a maior admiração por seus artistas, que estão, em minha opinião, entre os mais completos que existem: eles cantam, dançam, atuam e alguns ainda possuem outras habilidades.

O leiteiro 'Tevye' e suas filhas

José Mayer e Soraya Ravenle, que interpreta 'Golda', a mulher do leiteiro.

A única coisa que me desagradou - e que, diga-se de passagem, constitui um dos motivos que me afastam dos musicais, é a duração do espetáculo, longa demais. Se Um Violinista no Telhado tivesse meia hora a menos, estaria de bom tamanho. De qualquer modo, a peça vale a pena pelo texto, pelas atuações, por algumas músicas e pelas belas danças.


Além de José Mayer no papel do leiteiro Tevye, o elenco conta com Soraya Ravenle (Golda, mulher de Tevye), Rachel Renhack, Malu Rodrigues, Karina Mathias, Julia Fajardo, André Loddi, Nicolau Lama, Ada Chaseliov, Sylvio Zilber, Alessandra Verney, Germano Pereira, Germana Guilherme e outros.

O ótimo elenco, composto por mais de 40 artistas.

A peça fica até 15 de julho no Teatro Alfa. Mas saia bem cedo de casa porque o teatro tem localização péssima, no fim do mundo: R. Bento Branco De Andrade Filho, 722, perto do Hotel Transamérica, com acesso por um longo trecho da Marginal Pinheiros. Tel.: (11) 5693-4000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário