quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Prokofiev, Shakespeare e São Paulo Companhia de Dança unem-se em um espetáculo vigoroso e apaixonado.

Drama. Poder. Vigor. Paixão. Uma mistura explosiva que chegou ao paroxismo em uma grande apresentação do balé 'Romeu e Julieta', com a música eletrizante de Sergei Prokofiev (1891-1953) e o rigor cênico da excelente São Paulo Companhia de Dança em uma performance intensa e apaixonada.

Eu já havia assistido a uma apresentação do grupo e havia ficado muito bem impressionada com a técnica e a interpretação dos bailarinos em uma sequência de números contemporâneos. 'Romeu e Julieta', no entanto, é o primeiro balé narrativo da companhia e devo dizer que a moçada está dando conta muito bem do recado.

Foto: Simone Catto

Aline Campos e Nielson Souza na capa do folheto oficial
Para começar, a coreografia criada pelo italiano Giovanni Di Palma especialmente para a SPCD para narrar o mito imortalizado por William Shakespeare (1564-1616) é primorosa. Di Palma fez questão de explorar a diversidade étnica brasileira com bailarinos de diferentes perfis, intercalando, no papel de 'Romeu', um bailarino branco e um negro. Na versão à qual assisti, Nielson Souza foi o protagonista ao lado da 'Julieta' Aline Campos, e o casal nos presenteou com belíssimos pas-de-deux em perfeito entrosamento de corpos e movimentos. Por vezes os dois pareciam ser apenas um só, dada a harmonia gestual e a sintonia do casal. A excelência dos intérpretes, associada à engenhosidade da coreografia e ao lirismo da música de Prokofiev, tornaram esses momentos realmente mágicos e os números de pas-de-deux um espetáculo sublime e emocionante.

Isso tudo sem falar, naturalmente, que a música de Prokofiev já é um espetáculo por si só. Mistura drama, graça, lirismo e tensão, incluindo alguns trechos francamente aflitivos enfatizados pelos gestos angulosos dos bailarinos, notadamente da autoritária 'Sra. Capuleto', a mãe de Julieta, interpretada magistralmente pela bailarina Ana Paula Camargo. Os momentos em que ela se depara com os corpos do sobrinho Teobaldo, morto em duelo com Romeu, e de Julieta, a qual todos pensavam também estar morta, são de uma contundência e intensidade dramática impressionantes. Gostaria de destacar, também, a graça dos movimentos do inconsequente e fanfarrão 'Mercúcio', amigo de Romeu, interpretado com leveza e jocosidade pelo ótimo Diego de Paula.

Ana Paula Camargo como a Sra. Capuleto
Criado por Shakespeare entre 1595-1696, o drama que narra a história de amor impossível entre dois jovens pertencentes a famílias rivais da cidade de Verona – os Capuleto e os Montecchio - já ganhou versões no cinema, nos palcos e até uma paródia na TV com a impagável trinca Hebe Camargo, Nair Bello e Ronald Golias. O balé 'Romeu e Julieta' foi encomendado a Prokofiev em 1935 pelo Teatro Kirov, de São Petersburgo, e estreou em 1938 na então Tchecoslováquia. Originalmente, Prokofiev estruturou o balé em três atos ou doze cenas com prólogo e epílogo, mas Di Palma o condensou em dois atos e dez cenas com cerca de noventa minutos de duração. O primeiro ato mostra a alegria do encontro dos jovens amantes e da descoberta de seu amor, entremeado por cenas que já prenunciam as tragédias do segundo ato. O balé é cheio de contrastes e, sem dúvida, o trecho mais conhecido da música é a famosa 'Dança dos Cavaleiros', uma marcha russa plena de contundência e vigor logo no início do primeiro ato.

O fato é que essa bela coreografia interpretada pela São Paulo Companhia de Dança resulta em um excelente espetáculo e, como se não bastasse, com preço extremamente acessível a todos que apreciam balé: a inteira custa apenas R$ 25,00. Imperdível!

Diego de Paula como Mercucio
Ficha técnica parcial

Encenação e coreografia: Giovanni Di Palma
Cenário e figurino: Jérôme Kaplan
Música: Sergei Prokofiev
Desenho de luz: Udo Haberland
Dramaturgia: Nadja Kadel

Elenco
Julieta: Aline Campos
Romeu: Nielson Souza
Mercúcio: Diego de Paula
Teobaldo: Geivison Moreira
Benvólio: André Grippi
Sra. Capuleto: Ana Paula Camargo
Páris: Joca Antunes
Ama: Beatriz Hack
Pedro: Yoshi Susuki
Frei Lourenço: Lucas Valente
Rosalina: Isabela Maylart

'ROMEU E JULIETA' está em cartaz no teatro Sérgio Cardoso – R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista. Tel.: 3228-1380. Mas atenção: as apresentações vão apenas até 1º de dezembro. Horários: quinta e sábado às 21h; sexta às 21h30 e domingo às 18h. R$ 25,00. Corra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário