sexta-feira, 1 de novembro de 2013

'Doente'. Mais um Molière da Companhia d'Alma onde brilha o ótimo Guilherme Sant'Anna.

A diretora Sandra Corveloni
Quando fiquei sabendo que a Companhia d’Alma encenaria em São Paulo a peça 'Doente', baseada em Molière e com direção de Sandra Corveloni, eu não iria perder por nada. Isto porque, no ano passado, tive uma experiência impagável com o espetáculo 'O Ilustre Molière', encenado pela mesma trupe, com a mesma direção e no mesmo Teatro Aliança Francesa, e não me canso de repetir que poucas peças de teatro me fizeram rir tanto como aquela!

E lá fui eu para a pré-estreia de 'Doente', que já havia estado em cartaz no circuito do SESI e reestreou para uma curta temporada até 29/11. Baseada na clássica comédia satírica 'O Doente Imaginário', a peça conta a história de Argan, um velho hipocondríaco que se julga permanentemente enfermo, tem pesadelos constantes com doenças e, por causa de sua fragilidade, torna-se presa fácil para aproveitadores de todo tipo. A começar pela jovem mulher que o engana de olho em sua fortuna, passando por médicos espertalhões e outros golpistas.

O hiponcondríaco 'Argan', interpretado por Paulo Marcos,
em um de seus pesadelos com doenças.

Quem mantém a lucidez na trama é a filha de Argan, uma jovem que se interessa por ciência, e Toinette, a empregada que se desdobra nos cuidados com o patrão. A filha vive questionando se o pai está realmente enfermo, além de duvidar dos métodos e intenções de todos que dele se aproximam para "curá-lo". E a empregada, por sua vez, é uma negra espalhafatosa em mais um ótimo papel cômico do ator Guilherme Sant'Anna, que ganhou, merecidamente, o Prêmio Shell de melhor ator por sua atuação em 'O Ilustre Molière'. O excelente Guilherme, aliás, é a alma do espetáculo com sua destrambelhada 'Toinette'.

Argan e a empregada 'Toinette', interpretada por Guilherme Sant'Anna.

Tudo bem que em 'Doente' não disparei tantas gargalhadas quanto em 'O Ilustre Molière', mesmo porque, em minha opinião, será difícil aparecer tão cedo outra peça tão divertida quanto aquela. Contudo, 'Doente' é um espetáculo que recomendo a todos que gostam de teatro - bem dirigido, bem encenado e bem produzido, é uma opção garantida de diversão de qualidade. Mas é bom se apressar, porque a peça estará em cartaz somente até 29 de novembro!

Ficha técnica parcial

Texto: Molière
Direção: Sandra Corveloni
Elenco: Guilherme Sant'Anna, Paulo Marcos, Angela Fernandes, Caio Salay, Lara Hassum, Luiz Luccas e Mateus Monteiro. 
Cenografia: Valdy Lopes

‘DOENTE’ está sendo encenada às quintas e sextas-feiras, às 21h, no Teatro Aliança Francesa – Rua General Jardim, 182 – República. Informações: 3017-5699. www.aliancafrancesa.com.br. Ingressos: R$ 40,00. Até 29/11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário