segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Chez Mis. O restaurante de museu que ganhou vida própria.

Sempre tive inveja dos museus europeus que, além de possuírem acervos invejáveis, ainda oferecem belos restaurantes ou cafés em seu espaço, tornando a experiência da visita ainda mais plena e prazerosa. Felizmente, alguns dos principais museus de São Paulo foram descobrindo, pouco a pouco, que a dobradinha 'cultura + gastronomia' pode resultar em um casamento perfeito, nos ajudando a digerir ainda melhor tudo aquilo que apreciamos no museu. Assim, temos o delicioso café da Pinacoteca, temos o 'Prêt' no MAM e também o restaurante do MASP, que nos oferecem boas alternativas gastronômicas para darmos aquela pausa necessária para assimilarmos as obras e trocarmos nossas impressões com os amigos.

A vista externa do 'Chez Mis' lembra muito a do restaurante Spot - Foto: Simone Catto

No caso do MIS – Museu da Imagem e do Som, o conceito de restaurante de museu extrapolou e foi bem além. O agradável 'Chez Mis', bistrô aberto em fevereiro de 2012, não só socorre os visitantes do museu como adquiriu vida e fôlego próprios, tornando-se um dos pontos cool e modernos de Sampa frequentados por gente igualmente cool e interessante. Fui lá matar as saudades de amigos após o trabalho e, se não tivesse chegado antes das 21h, pegaria uma fila de espera em plena terça-feira. Vi desde casais bonitos – héteros e gays, jovens e mais velhos, passando por outras duplas e grupos descolados. A atmosfera da casa lembra muito a do Spot, outro emblemático restaurante moderninho de Sampa, a começar pela parede de vidro com vista para o jardim, passando pelas mesas centrais com sofás de couro e a configuração do espaço, até o perfil dos atendentes do lugar. O 'Chez Mis', no entanto, é bem menos tumultuado que o Spot e ainda conserva, felizmente, boa parte de seu caráter - digamos - "alternativo".

O ambiente é bem aconchegante - Foto: Simone Catto

O menu inclui pratos da cozinha mediterrânea, bons sanduíches e sobremesas assinados pelo chef Leo Botto, responsável pelo cardápio de outras casas do grupo 'Chez', como o Bar Secreto e o extinto Chez Lorena. Além do almoço e do jantar badalado, o 'Chez Mis' serve um providencial café da tarde para os visitantes do museu.

Foto: Simone Catto

No dia de minha visita, pedimos primeiro uma porção das Bruschettas de mussarela especial, molho de tomates orgânicos, presunto crú serrano, azeitona Kalamata e folhas de basílico. As bruschettas estavam boas e agradaram a todo mundo.

As bruschettas estavam muito boas! - Foto: Simone Catto

Como fazia uma bela noite, optei por uma taça do branco italiano 'Cavit', que estava agradável e com um bom equilíbrio entre álcool e acidez, embora o sabor não fosse muito marcante. Mesmo assim, gostei.

Foto: Simone Catto

Na hora do prato principal, optei pelo Linguine de camarão rosa, que também leva abobrinha, tomate e erva doce. O prato estava delicioso, com a massa no ponto certo e sem economia no camarão e demais ingredientes. Apesar de eu ter pedido a meia-porção, devo dizer que ela estava muito bem servida. Não foi o que ocorreu com uma amiga que pediu o Nhoque rústico (recheado de mussarela, creme de parmesão e farofa de pão) e que, apesar de ter optado pela porção inteira, recebeu um prato com quantidade de alimento semelhante à do meu, que continha meia-porção.

Meu Linguine de camarão rosa (R$ 49,00) estava muito bem servido para uma meia-porção - Foto: Simone Catto

O Nhoque rústico veio em quantidade diminuta, mesmo sendo uma porção inteira! - Foto: Simone Catto

Já a terceira opção da mesa foi a meia-porção do Risotto de cogumelos, feito com arroz cateto (um tipo de arroz menor e mais arredondado), cogumelos, tomate, amêndoas torradas, brócolis e creme de queijo de cabra. Também agradou, tanto em sabor quanto em quantidade. Vale ressaltar que o gasto médio por lá, com bebida alcoólica, sai em torno dos R$ 80,00.

O Risoto de cogumelos agradou e veio bem servido! - Foto: Simone Catto

Minha experiência no CHEZ MIS foi muito boa e, naturalmente, recomendo a casa a todos que queiram comer bem em um ambiente descolado e de bom gosto. Endereço: Av. Europa, 158 – Jardim Europa. Tel.: 3467-3411. www.chezmis.com.br. Abre de terça a sexta-feira das 12h à 01h, sábados das 12h30 à 01h e domingos das 12h às 22h. Serve brunch aos sábados e domingos das 10h às 12h30. Ainda não conhece? Dê um pulo lá para conhecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário