sábado, 23 de novembro de 2013

Estância de São Pedro. Para brindar a vida com o tempo que ela precisa.

Normalmente evito viajar para destinos situados a mais de 100 km de São Paulo nos feriados, para fugir dos congestionamentos insanos. No último feriado, porém, surgiu um convite irrecusável para visitar uma cidadezinha que amo e que há muito não me via por lá: São Pedro, que fica a quase 200 km da capital e a cerca de 6 km de sua cidade-irmã, a estância hidromineral de Águas de São Pedro. Foi a melhor coisa que fiz! Tudo bem que levamos mais de cinco horas para percorrer um trajeto que não levaria mais que três, mas as compensações foram tão grandes que a viagem mais do que valeu a pena!

Vista da cidade a partir do hotel - Foto: Simone Catto

O que vi do alto do Parque do Cristo, na Serra de Itaqueri, ponto mais alto da cidade - Foto: Simone Catto

E aqui, a vista da minha suíte, com uma das piscinas láaaaaa no fundo, à direita. Êhhhh, vida boa! (rs)
Foto:  Simone Catto

E esta é a Margarida.... mangia che ti fa bene! (rs) - Foto: Simone Catto

Situada na encosta da serra de Itaqueri, São Pedro é "um ovinho de cidade", por assim dizer. Uma gracinha. Tudo o que São Paulo não é. Para começar, as ruas são calminhas, calminhas. As casas, mesmo as mais simples, têm um aspecto bem cuidado, com belos jardins, muitas plantas ou árvores na porta. Os portões são baixos e graciosos, alguns com bonitas tramas rendilhadas – do tipo que, infelizmente, a gente vê cada vez menos em Sampa por causa da violência. A praça Gustavo Teixeira, onde fica a igreja matriz, tem um gracioso coreto e nos bancos vemos senhores jogando conversa fora ou tomando sorvete. Estresse zero. Nas lojinhas em torno da praça, somos atendidos por pessoas sorridentes e bem-educadas. Muitas vendem belos artigos para casa a preços bem convidativos: jogos de cama, mesa e banho, toalhas, lindos edredons e outras miudezas. Alguns produtos destacam-se pelos belos bordados.

A praça Gustavo Teixeira, onde fica a igreja matriz. É uma delícia tomar sorvete lá! - Foto: Simone Catto

Esta linda carroça florida enfeita a entrada do hotel, que é muito bonita. Dá gosto olhar!
Foto: Simone Catto

A cidade tem cerca de 35 mil habitantes, mas é quase dez vezes mais povoada que sua irmã famosa: Águas de São Pedro, com cerca de três mil, é o segundo menor município do Brasil e, por ser uma cidade turística, é também mais cara. Portanto, para fazer compras, São Pedro é infinitamente melhor.

O Balneário Municipal de Águas de São Pedro - foto: Simone Catto

Compras, no entanto, foi a última coisa em que pensei ao viajar para São Pedro. O que me atrai é a paisagem do lugar, a natureza, o ar puro. É o local ideal para fazer uma das coisas de que mais gosto nessa vida: caminhar à vontade, explorar lugares e descobrir trilhas no meio do verde. Um verdadeiro bálsamo para corpo e espírito. Quem gosta de cachoeiras, cavalgadas, voo de parapente e outros esportes radicais também não se decepciona.

Parque Municipal de Águas de São Pedro... uma delícia para caminhadas! - Foto: Simone Catto

Uma das trilhas que saem do hotel - Foto: Simone Catto

Foto: Simone Catto

O fato é que São Pedro é uma daquelas cidades adoráveis onde não existe pressa, onde temos a oportunidade de conversar com as pessoas, enfim... onde podemos relaxar de forma saudável com o privilégio de contemplar paisagens naturais que fazem bem aos olhos e ao coração.

O melhor acesso a São Pedro, saindo de São Paulo, é pela Rod. Anhanguera. Após passar a cidade de Nova Odessa, siga a placa sentido Piracicaba. Passamos por dentro da cidade de Piracicaba, margeando a ESALQ-USP, e pegamos a Rod. Luiz de Queiroz. Depois, é só seguir placa. Não tem erro!


Nenhum comentário:

Postar um comentário