segunda-feira, 23 de abril de 2012

'Amargo Siciliano', um Pirandello acessível em curtíssima temporada do Grupo Tapa.

São Paulo pode ter o defeito que for, mas que é democrática, é. Além de oferecer um leque inesgotável de atrações culturais, ainda tem opções para todos os bolsos. Veja o caso do teatro, por exemplo. Quem aprecia pode assistir desde uma mega (e cara) produção musical como Um Violinista no Telhado, que pude conferir algumas semanas atrás (veja resenha aqui no blog!), até espetáculos a preços populares como a peça Amargo Siciliano, baseada em textos de Luigi Pirandello (1867-1936) e encenada pelo Grupo Tapa, à qual assisti no fim de semana.

Só não entendi por que o teatro não lotou, já que o italiano Pirandello é um escritor mais do que consagrado, detentor de um Nobel de Literatura e autor de Seis Personagens à Procura de um Autor, uma das peças que deram origem ao teatro contemporâneo. Sem falar, é claro, que o Grupo Tapa é um dos mais festejados do Brasil e a entrada inteira para a peça custa só R$ 20,00! Será que não houve divulgação suficiente? Ou será que o clima "borocoxô" do fim de semana espantou o público? Seja o que for, faço questão de dar minha contribuição para divulgar o que é bom!

O ator Tony Giusti, protagonista das duas histórias.

Em sua versão atualmente em cartaz no Teatro João Caetano, na Vila Mariana, Amargo Siciliano é baseada nos contos Limões da Sicília e O Dever de Médico, duas obras que mostram, com eloquente simplicidade, a capacidade do autor de utilizar histórias dramáticas para relativizar os fatos, sempre com o apoio de certa dose de um humor amargo.

Limões da Sicília conta a história de um músico que mora no campo e parte para a cidade em busca de seu amor de juventude, agora transformada numa célebre cantora graças à sua ajuda, e sua decepção ao constatar, no reencontro com a moça, que a jovem inocente de outrora dera lugar a uma mulher que ele não reconhece mais.

Na outra peça, O Dever de Médico, um homem é surpreendido pelo marido de sua amante, acaba por matá-lo ao se defender, sobrevive a uma tentativa de suicídio por obra dos esforços de um médico e julga-se merecedor de se livrar da Justiça por já ter-se punido o suficiente.

Fernanda Viacava, a outra protagonista.

Dirigido com mão firme por Eduardo Tolentino de Araújo, fundador do Grupo Tapa, e Sandra Corveloni, o elenco conta com atores extremamente expressivos, incluindo os protagonistas Tony Giusti (também tradutor da peça) e Fernanda Viacava, e ainda Bruno Barchesi e Daniel Volpi, entre outros.

Se você aprecia um bom teatro, portanto, não deixe de assistir a AMARGO SICILIANO! E se não for assistir, divulgue!

A peça, que tem 60 minutos de duração, estará em cartaz só até o próximo fim de semana (dia 29/4) no Teatro João Caetano – rua Borges Lagoa, 650 – Vila Mariana. Tel.: 5573-3774. A entrada inteira custa R$ 20,00. Anote os horários: sexta e sábado às 21h e domingo às 19h. Classificação: 16 anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário