segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

La Tartine. Bistrô fiel ao sabor e ao charme vintage.

Fazia tempo que eu não ia ao 'La Tartine'. E ao voltar, noite dessas, me senti como se estivesse retornando à minha própria casa. Frequentei esse bistrozinho francês por muito tempo - faz cerca de dez anos que estive lá pela primeira vez, e é uma alegria constatar que pelo menos um dos garçons é remanescente daqueles tempos em que o novo milênio acabava de nascer.

A graciosa fachada - não lembra casa da vovó?

Quem vai ao 'La Tartine' nunca se decepciona. É sempre bem atendido e sabe o que vai encontrar: um cardápio com poucos itens, porém todos saborosos e preparados com esmero, preços honestíssimos e um ambiente descolado e gracioso. A própria casa onde está instalado o bistrô já é um charme. Construção antiga, com jeitão de casa da vovó, com várias salinhas aconchegantes e alguns elementos decorativos, como janelas e pisos, que devem remontar ao tempo em que o local era uma acolhedora residência familiar. (Toda vez que vou a um lugar desses, fico me perguntando quem será que morou lá antes...) As paredes são cobertas de pôsteres vintage, capas de vinis e fotos antigas de artistas franceses. Uma graça.

Já houve noites em que saboreei meu jantar no La Tartine ouvindo músicas francesas ao som do accordéon... très joli!

O ambiente é alegre e aconchegante - desta vez, fiquei naquela mesinha de canto, onde tem o sofá perto da janela. 
Foto: Thiago Lasco

Ao abrir o cardápio, lá estava ele: o 'Paté Raul', velho 'conhecido' meu, tão saboroso quanto familiar. Esta foi nossa primeira opção. Feito de fígado, acompanha tomate picadinho, picles de pepino e uma cestinha de baguetes cortadas em fatias. Depois, pedimos a deliciosa 'Salade Gourmande', que leva folhas verdes, damascos e queijo Brie, e um 'Crôque Monsieur', o tradicional misto quente francês com queijo gratinado. E para acompanhar as comidinhas leves, como a noite estava quente, eu não poderia deixar de pedir... a taça de chenet blanc, bien sûr!!

Mais um cantinho gracioso do lugar - repare no charme da janela
e dos azulejos vintage!

Com boa comida, aconchego e bom atendimento, o La Tartine muitas vezes tem fila na porta. Por isso, a dica é chegar por volta das 21h para pegar lugar. Se bem que, cá entre nós, pegar fila por ali não é sinônimo de aborrecimento, já que o público que frequenta o bistrô é o mesmo que vai ao 'Mestiço', ali ao lado: gente interessante e descolada. O endereço do ‘La Tartine’ é rua Fernando de Albuquerque, 267 – Consolação. Tels.: 3259-2090 e 3129-9591. (A casa não tem site.) Abre das 19h30 às 0h30 e fecha aos domingos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário