terça-feira, 23 de agosto de 2011

Santo Antônio do Pinhal. Aqui o frio é mais 'cool'.

Hoje, o paulistano que procura um lugar para descansar no inverno, namorar em paz ou simplesmente curtir a natureza sem abrir mão de conforto e bons restaurantes, pode ir sem medo para Santo Antônio do Pinhal, que fica a cerca de 170 Km da capital. A cidade oferece tudo aquilo que já sumiu há tempos de Campos do Jordão: boa infraestrutura, exclusividade e sossego. 

Sim, Santo Antônio do Pinhal é cool. Tranquila. Discreta. E portanto, em minha opinião, muito mais chique. Tem excelentes pousadas, passeios, restaurantes, e o melhor: ninguém precisa enfrentar trânsito e turbas de turistas para aproveitar tudo isso. É outro mundo. E para esse cenário ficar completo, uma boa dica é se hospedar na Pousada Villa Mantiqueira. Em maio estive lá e pude conferir, de perto, toda a hospitalidade dos anfitriões Nunes e Nilma, que se esmeraram para tornar nossa estada a mais agradável possível. 

Vista da sede social da pousada - Foto: Simone Catto

Os chalés no meio do verde - Foto: Simone Catto

Para começar, cada chalé homenageia um mestre da pintura (meu ‘namoro’ com a pousada começou aí!). Fiquei no Chalé Renoir, um dúplex com duas suítes decorado com bom gosto e fartamente iluminado pela luz do sol, que entra por amplas janelas que dão para uma vista deslumbrante. Os banheiros também são espaçosos e confortáveis, com duchas quentes e fortes, item essencial para o frio da região.

Uma das suítes do Chalé Renoir, com farta luz natural - Foto: http://www.pousadavillamantiqueira.com.br/

Suíte ampla e com décor bem cuidado - Foto: http://www.pousadavillamantiqueira.com.br/

O banheiro espaçoso e confortável - Foto: http://www.pousadavillamantiqueira.com.br/

Detalhe: todos os chalés possuem um terraço ao ar livre, com uma mesinha para o hóspede degustar um vinho apreciando a natureza e respirando ar puro. Quer coisa melhor? 
 
Vista do terraço do Chalé Renoir - Foto: arquivo pessoal 
  
De nosso terraço, avistávamos o Chalet Monet - Foto: Simone Catto
 

A mesinha do terraço, onde tomávamos vinho - Foto: Simone Catto

Como chegamos a Santo Antônio na hora do almoço, fomos almoçar no restaurante Donna Pinha, que fica no Eco Parque – também conhecido como Jardim dos Pinhais -, logo à entrada da cidade. O restaurante fica no alto de uma colina e nos sentamos em uma das mesas do amplo terraço, com uma belíssima paisagem à frente. Pedi uma truta, típica da gastronomia da região, acompanhada de molho de pinhões, maçã e legumes. Divina! 

Restaurante Donna Pinha, no Eco Parque - Foto: Simone Catto

A vista de nossa mesa: 'translumbrante'! - Foto: Simone Catto

No dia seguinte, após o café da manhã, voltamos ao parque, desta vez para conhecer seus famosos jardins temáticos. São oito belos jardins, cada um com espécies botânicas de um determinado país. Para conhecê-los, sobem-se 1.200 metros por uma passarela sinuosa, porém asfaltada e fácil de percorrer até para quem não está habituado a caminhadas. Para quem gosta, o Eco Parque também oferece opções de esportes de aventura.

O Jardim Canadense, no Eco Parque - Foto: Simone Catto

Depois, nada como uma "calibrada no gogó"! Não deixe de conhecer A Bodega, uma cachaçaria, alambique e boteco que também tem loja de artesanato e guloseimas. Dezenas de sabores de cachaças ficam expostos para você degustar à vontade (hic! rs... ) e mandar engarrafar, na hora, as suas preferidas. A loja dispõe, também, de graciosas embalagens para quem quiser oferecer cachaças de presente. Se preferir, você pode saborear deliciosos petiscos lá mesmo, no boteco anexo. Nesse caso, a cachaça é por conta da casa! Só fique atento aos horários de funcionamento: o local abre apenas aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.

A Bodega, com dezenas de cachaças para degustação
Foto: http://www.abodega.com.br/ 

Estes são apenas alguns dos muitos motivos que justificam uma visita a Santo Antônio do Pinhal. Mas eu aposto que, quem for tão cool quanto a cidade, vai descobrir muitos mais! 

Um comentário:

  1. Estive nessa cidade em julho e no centro tbm tem uma churrascaria muito boa, vale a pena ir.

    ResponderExcluir