segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Cursos do MASP: a educação dos sentidos pela arte.

Hoje em dia, tudo o que fazemos supostamente precisa ter uma "função", uma  aplicabilidade prática. Essa exigência – ou pressão - do mundo contemporâneo é sentida até naqueles momentos que deveriam ser dedicados única e exclusivamente ao lazer, a atividades que nos proporcionam um prazer genuíno e fazem nosso cérebro "viajar", fornecendo aos neurônios um oxigênio extra para refrescar as ideias.

Diante disso, foi com muita alegria e um tanto de surpresa que assisti, no sábado passado, a uma aula de história da arte no MASP na qual o grande auditório, com seus 450 lugares, estava tão lotado, que os retardatários precisaram se acomodar nos degraus laterais de concreto. Tratava-se de uma das aulas mensais gratuitas que acontecem aos sábados, ministradas pelo prof. Renato Brolezzi como parte do "Curso Introdutório à História da Arte a partir da Coleção do MASP", uma bela iniciativa do museu sob coordenação de Paulo Portela Filho. No sábado, foi abordada a obra "O Artista - Retrato de Marcellin Desboutin", de Manet.
 
 Edouard Manet - "O Artista - Retrato de Marcellin Desboutin"
Foto: http://www.masp.art.br/ 

As aulas, originalmente concebidas para professores com o objetivo de difundir a Coleção do MASP e suas mostras temporárias, acabaram atraindo também estudantes, artistas, outros profissionais e amantes da arte em geral, isto é: aquilo que seria restrito a um determinado grupo conquistou uma legião de fãs e apreciadores de arte de todos os matizes e classes sociais. Sim, porque lá há de tudo: grupos de jovens, senhores de cabelos brancos, gente sozinha e acompanhada, professores, alunos, casais, todos num heterogêneo caldeirão, porém com um denominador comum: vontade de conhecer arte. Enfim... nem tudo está perdido!

O sucesso das aulas deve-se, sobretudo, à erudição e ao carisma do prof. Renato Brolezzi, historiador de arte da UNICAMP que possui um domínio magistral do assunto e, sobretudo, consegue transmiti-lo de uma forma didática, agradável e divertida. Além de discutir aspectos técnicos das obras abordadas, Brolezzi as contextualiza em seu momento histórico-social, estabelecendo associações com obras de outros artistas e colocando-as em contraposição com os valores do mundo atual. Durante as duas horas de duração da aula, o mestre nos entretém e hipnotiza, despertando em nós o desejo de mergulhar ainda mais no maravilhoso universo da arte, para que possamos aprender, nesse mundo tantas vezes sem sentido, como selecionar aquilo que merece ser "sentido".

Você gosta de arte? Quer aprender sobre? Então fique esperto: o próximo curso do prof. Renato Brolezzi no MASP vai acontecer em 1º de outubro, das 11h às 13h, e abordará a obra "Mulher Enxugando o Braço Esquerdo", de Degas. É gratuito, não precisa de inscrição prévia, mas chegue no mínimo meia hora antes para pegar um bom lugar. A aula é realizada no Grande Auditório do MASP, 1º subsolo. Lembrando que o MASP está na Av. Paulista, 1578, com acesso pela estação de metrô Trianon-Masp. Para conferir a agenda anual de cursos do museu, acesse www.masp.art.br.


Degas - "Mulher enxugando o braço esquerdo"
Foto: http://www.masp.art.br/

Visita gratuita ao museu
Além de receber materiais diversos, você também recebe um certificado de presença que garante a retirada, após a aula, de um convite gratuito para visitar o museu e conferir, ao vivo, a obra estudada.

Avaliação de conhecimentos
Se quiser, você pode testar os conhecimentos adquiridos preenchendo uma avaliação. Se acertar 80%, no final da aula seguinte receberá um certificado de aproveitamento satisfatório.

Biblioteca
No dia da aula, a Biblioteca e Centro de Documentação do MASP podem ser consultados pelos participantes, das 14h às 17h.

Não perca também: livraria do MASP
Na livraria do MASP, você encontra vários livros de arte e catálogos com descontos, vale conferir!

Restaurante e Café
Se após a aula "bater uma fominha", já que ela acaba às 13h, você pode almoçar no restaurante do MASP, no subsolo, ou então tomar um café com pão de queijo quentinho na cafeteria ao lado da loja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário