quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Gregório Gruber apronta de novo: retratos a quatro mãos na mostra 'Fusões'.

Posso dizer que já conhecia bem a obra de Gregório Gruber, artista plástico cujas paisagens da cidade de São Paulo constituíram o tema de meu trabalho de pós-graduação, que posteriormente virou livro. Entre visitas a seu ateliê, entrevistas e uma amizade que nasceu desde então, pude constatar que Gregório tem uma energia criadora inesgotável. Inquieto e incansável, está sempre à procura de novos suportes e formatos para extravasar seu transbordante talento artístico e, vira e mexe, está nos surpreendendo. A "última das suas" é uma exposição em parceria com a artista plástica Debora Muszkat, no Centro da Cultura Judaica, denominada 'Fusões – Legado e Personas em Transformação'.

'Série Polacas - Homenagem' (2013) - técnica mista - Foto: Simone Catto

'Irmãos Gershwin' (2013) - pintura - Foto: Simone Catto

Pois bem. Quem conhece Gregório sabe que seu trabalho mais famoso é justamente aquele que abordei em meu livro: as pinturas a óleo, acrílicas e pastéis que retratam sobretudo o Centro de São Paulo. Vale do Anhangabaú, 'Minhocão', Viaduto do Chá, Ed. Altino Arantes (antigo prédio sede do Banespa), entre outras paisagens icônicas da cidade, são os "astros" e "estrelas" dessas obras.

Só que, desta vez, Gregório fez algo bem inusitado para seus padrões. Trancou-se em seu ateliê na Serra da Cantareira ao lado de Debora e, durante cerca de um ano, segundo me relatou, criaram juntos retratos de judeus – homens e mulheres - que deixaram sua marca na história, ao lado de membros da família da artista. Um interferindo no trabalho do outro, um destruindo e recriando o trabalho do outro. Um processo que deve ter beirado o visceral e que, imagino, não tenha sido nada fácil! Tente imaginar dois artistas plásticos, cada um com sua linguagem e valores, trabalhando não só no mesmo espaço, mas também por vezes na mesma obra! Loucura, né?!

'Clarice 2' (2013) - pintura - Foto: Simone Catto

'Bernstein' (2013) - técnica mista - Foto: Simone Catto

'Série Família - Casamento' (2012) - técnica mista - Foto: Simone Catto

Pois é. É um tipo de trabalho totalmente diferente daquele com o qual estamos habituados ao analisarmos a totalidade da produção de Gregório. Esculturas, gravuras, aquarelas, assemblages de madeira balsa, enfim, a maioria das plataformas e técnicas utilizadas pelo artista até então, além da pintura, sempre esteve a serviço da paisagem, urbana ou não. Está certo que Gregório já realizou muitos – e ótimos - retratos em diferentes técnicas e épocas, mas eles são minoria em sua trajetória.

Essa exposição conjunta com Debora Muszkat compreende retratos em desenhos, pinturas, sanguíneas e assemblages, tudo com viés fortemente pop e propositalmente kitsch. Com algumas obras me identifiquei mais, com outras menos, mas a mostra resultou, no mínimo, inusitada.

'Marina em Performance' (2013) - pintura - Foto: Simone Catto

'Amy' (2013) - pintura - Foto: Simone Catto

'Einstein' (2013) - carvão - Foto: Simone Catto

Chamaram minha atenção dois belos quadros retratando polacas, as prostitutas judias que chegaram ao Brasil fugidas da miséria na Europa no início do século XX. Ao lado delas e de membros da família da artista estão judeus de várias nacionalidades, profissões, talentos, épocas e estirpes: Freud, Modigliani, Einstein, Amy Winehouse, Leonard Bernstein, o casal Zweig, George e Ira Gershwin e até a artista performática Marina Abramovic, entre outros, todos improváveis vizinhos de parede que ali compartilham o mesmo espaço unidos por dois únicos pontos em comum: as raízes judaicas e o sopro criativo dos autores de seus retratos.

'Série Polacas - Corredor' (2012) - sanguínea e píntura - Foto: Simone Catto

Quer conferir a exposição? 'FUSÕES' estará até 9/2/2014 no Centro da Cultura Judaica – Rua Oscar Freire, 2.500. Tel. 3062-2229 – www.culturajudaica.org.br. Entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário