segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

'O Garoto da Bicicleta'. Corra ou pedale, mas vá assistir!

Neste fim de semana fui convidada a assistir a um filme que há tempos desejava ver, mas que ainda não havia tido oportunidade: "O Garoto da Bicicleta" ("Le Gamin au Vélo"), que deu aos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne, justificadamente, o Grand Prix do Festival de Cinema de Cannes em 2011.

Trata-se de um filme extremamente sensível que aborda, ao mesmo tempo com delicadeza e crueza, o sentimento de abandono de uma criança renegada pelo pai e que foi internada num orfanato após a morte da avó, bem como sua recusa em aceitar que esse pai simplesmente não a ama e não a deseja mais.

Thomas Doret, que interpreta o menino "Cyril"

Até o dia em que o destino dessa criança rebelde e revoltada pelo sofrimento, interpretada magistralmente pelo ator mirim Thomas Doret, cruza com o da cabeleireira Samantha, interpretada por Cécile de France. Tem início, aí, uma terna e tocante história de amor incondicional, na qual o instinto maternal e de proteção despertado na mulher pelo garoto ultrapassa a compreensão dos menos sensíveis, mas captura de imediato aqueles que acreditam na inexplicável comunhão de almas que se encontram ao acaso.

Cyril e Samantha, personagem de Cécile de France

Não vou contar mais para não perder a graça. Se você aprecia o bom cinema e ainda não viu “O Garoto da Bicicleta”, não perca! Atualmente o filme está em cartaz somente em duas salas de Sampa, Espaço Unibanco 1Reserva Cultural 4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário