Conheço Priscila Mainieri
há décadas. O tempo nos separou, mas quis o destino que nos aproximássemos de
uns anos para cá. Mais do que uma amiga e um ser humano sensível, descobri nela
uma ótima artista. E não é só. Priscila é proprietária de um ateliê-galeria instalado num charmoso sobrado da Vila Madalena, onde também são ministrados
cursos e workshops de arte. Tive a oportunidade de dar um curso de história da
arte por lá e, em uma de minhas incursões no espaço, descobri seu trabalho. Vi
obras criadas em diferentes técnicas que não estavam em exposição, mas guardadas
junto a trabalhos de outros artistas, numa sala que é uma espécie de depósito
da casa. Ao bater os olhos em algumas, lembro-me de ter-lhe dito "isso é bom, você
precisa expor", mas a modéstia de Priscila é tão grande quanto sua generosidade,
e ela sempre priorizou o trabalho de outros artistas, oferecendo-lhes invejáveis
condições de exibição e oportunidades que dificilmente encontrariam em outras
galerias de arte.
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Mix de obras de Priscila Mainieri. Estas não estavam expostas, mas gostei do efeito gerado pela junção dos padrões de obras diferentes - Foto: Simone Catto |
Finalmente Priscila resolveu expor sua própria produção e montou
a exposição 'Entrever',
exclusivamente com obras suas. Não pude comparecer ao vernissage devido ao caos
que se instaurou na cidade após uma dessas chuvas que deixam um rastro de
destruição, mas nesse fim de semana consegui dar o ar da graça na galeria.
Priscila me recebeu com uma taça de vinho, o despojamento e a afetividade que conquistam tantos amigos e artistas que vira e mexe dão uma "passadinha" por lá, nem que seja para dar um "oi". Ao entrar e me deparar com as paredes
repletas de obras, fui impactada imediatamente por uma agradável sensação de
leveza e harmonia. Priscila criou um belo conjunto de aquarelas abstratas sobre
papel algodão, um material bastante utilizado em trabalhos desse tipo pela
alta qualidade, durabilidade e pelo ótimo grau de absorção da tinta.
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Vista do ateliê-galeria - Foto: Simone Catto |
Ela tem estudado as técnicas de diversos outros artistas, antigos e contemporâneos, e com esse embasamento tem desenvolvido incessantemente sua própria técnica, cujo aprimoramento é visível nessa série em que brincou
com tons claros e escuros sobrepondo formas ovaladas opacas e translúcidas. Explicou
que o processo de composição de cada trabalho foi acontecendo camada por camada
e, muitas vezes, aquilo que para nós parece ser o fundo de uma obra não o é, criando
uma espécie de ilusão. Quando nos detemos sobre uma camada, "entrevemos" a
próxima – daí o título da mostra, aliás bem feliz. Nossos olhos vão então passeando de uma camada a outra e, como numa brincadeira, vamos tentando
descobrir qual camada está sobre qual, num exercício interessante. A seleção dos
tons e cores que se entrepõem é extremamente harmônica, resultando em imagens que
transmitem ordem e equilíbrio. Como as obras estão protegidas por uma placa de vidro, algumas das fotos a seguir saíram com reflexo, mas dá para pelo menos ter-se uma ideia do que estou falando.
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Priscila Mainieri - 'Sem título', 2017 - aquarela e nanquim s/ papel algodão - 31 X 41 cm - Foto: Simone Catto |
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Priscila Mainieri - 'Sem título', 2019 - aquarela e nanquim s/ papel algodão - 50 X 70 cm - Foto: Simone Catto |
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Priscila Mainieri - 'Sem título', 2019 - aquarela e nanquim s/ papel algodão - 50 X 70 cm - Foto: Simone Catto |
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Priscila Mainieri - 'Sem título', 2018 - aquarela s/ papel algodão - 31 X 41 cm - Foto: Simone Catto |
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Priscila Mainieri - 'Sem título', 2018 - aquarela s/ papel algodão - 36 X 48 cm - Foto: Simone Catto |
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Priscila Mainieri - 'Sem título', 2019 - aquarela e nanquim s/ papel algodão - 31 X 41 cm - Foto: Simone Catto |
Por tudo isso, sinto-me tranquila em afirmar que,
independentemente de minha simpatia pelo lado humano da artista, considero-me
autêntica demais, sobejamente crítica e excessivamente fiel a mim mesma para
exaltar ou divulgar algo que não me agrade. Portanto, se dedico algumas linhas
às obras dessa exposição em meu blog, é porque realmente acredito em sua
qualidade artística e, segundo meu julgamento, elas merecem ser (re)conhecidas. E para quem gostou das aquarelas e pensa que adquirir uma delas exige um alto investimento, tenho uma ótima notícia: os preços são perfeitamente acessíveis.
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Esses trabalhos não estavam expostos: trata-se de um exercício da artista com outra técnica, mas achei as padronagens tão encantadoras que não resisti! - Foto: Simone Catto |
A exposição se
encerrou no fim de semana, em breve Priscila partirá para uma residência
artística na Alemanha, mas, se você tiver interesse em conhecer as obras, anote:
ATELIÊ GALERIA PRISCILA MAINIERI – tel. (11) 3031-8727 – Rua Isabel de Castela,
274 – Vila Madalena – São Paulo. www.ateliepriscilamainieri.com.br. A galeria
funciona de segunda a
sexta das 11h às 19h e sábados das 11h às 17h. Vale a pena dar um pulo lá!
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