segunda-feira, 25 de março de 2019

'Entrever', de Priscila Mainieri. Harmonia translúcida revelada em camadas.

Conheço Priscila Mainieri há décadas. O tempo nos separou, mas quis o destino que nos aproximássemos de uns anos para cá. Mais do que uma amiga e um ser humano sensível, descobri nela uma ótima artista. E não é só. Priscila é proprietária de um ateliê-galeria instalado num charmoso sobrado da Vila Madalena, onde também são ministrados cursos e workshops de arte. Tive a oportunidade de dar um curso de história da arte por lá e, em uma de minhas incursões no espaço, descobri seu trabalho. Vi obras criadas em diferentes técnicas que não estavam em exposição, mas guardadas junto a trabalhos de outros artistas, numa sala que é uma espécie de depósito da casa. Ao bater os olhos em algumas, lembro-me de ter-lhe dito "isso é bom, você precisa expor", mas a modéstia de Priscila é tão grande quanto sua generosidade, e ela sempre priorizou o trabalho de outros artistas, oferecendo-lhes invejáveis condições de exibição e oportunidades que dificilmente encontrariam em outras galerias de arte.  

Mix de obras de Priscila Mainieri. Estas não estavam expostas, mas gostei do efeito gerado pela junção dos padrões de obras
diferentes - Foto: Simone Catto

Finalmente Priscila resolveu expor sua própria produção e montou a exposição 'Entrever', exclusivamente com obras suas. Não pude comparecer ao vernissage devido ao caos que se instaurou na cidade após uma dessas chuvas que deixam um rastro de destruição, mas nesse fim de semana consegui dar o ar da graça na galeria. Priscila me recebeu com uma taça de vinho, o despojamento e a afetividade que conquistam tantos amigos e artistas que vira e mexe dão uma "passadinha" por lá, nem que seja para dar um "oi". Ao entrar e me deparar com as paredes repletas de obras, fui impactada imediatamente por uma agradável sensação de leveza e harmonia. Priscila criou um belo conjunto de aquarelas abstratas sobre papel algodão, um material bastante utilizado em trabalhos desse tipo pela alta qualidade, durabilidade e pelo ótimo grau de absorção da tinta.

Vista do ateliê-galeria - Foto: Simone Catto

Ela tem estudado as técnicas de diversos outros artistas, antigos e contemporâneos, e com esse embasamento tem desenvolvido incessantemente sua própria técnica, cujo aprimoramento é visível nessa série em que brincou com tons claros e escuros sobrepondo formas ovaladas opacas e translúcidas. Explicou que o processo de composição de cada trabalho foi acontecendo camada por camada e, muitas vezes, aquilo que para nós parece ser o fundo de uma obra não o é, criando uma espécie de ilusão. Quando nos detemos sobre uma camada, "entrevemos" a próxima – daí o título da mostra, aliás bem feliz. Nossos olhos vão então passeando de uma camada a outra e, como numa brincadeira, vamos tentando descobrir qual camada está sobre qual, num exercício interessante. A seleção dos tons e cores que se entrepõem é extremamente harmônica, resultando em imagens que transmitem ordem e equilíbrio. Como as obras estão protegidas por uma placa de vidro, algumas das fotos a seguir saíram com reflexo, mas dá para pelo menos ter-se uma ideia do que estou falando. 

Priscila Mainieri - 'Sem título', 2017 - aquarela e nanquim s/ papel algodão - 31 X 41 cm - Foto: Simone Catto

Priscila Mainieri - 'Sem título', 2019 - aquarela e nanquim s/ papel algodão - 50 X 70 cm - Foto: Simone Catto

Priscila Mainieri - 'Sem título', 2019 - aquarela e nanquim s/ papel algodão - 50 X 70 cm - Foto: Simone Catto

Priscila Mainieri - 'Sem título', 2018 - aquarela s/ papel algodão - 31 X 41 cm - Foto: Simone Catto

Priscila Mainieri - 'Sem título', 2018 - aquarela  s/ papel algodão - 36 X 48 cm - Foto: Simone Catto

Priscila Mainieri - 'Sem título', 2019 - aquarela e nanquim s/ papel algodão - 31 X 41 cm - Foto: Simone Catto

Por tudo isso, sinto-me tranquila em afirmar que, independentemente de minha simpatia pelo lado humano da artista, considero-me autêntica demais, sobejamente crítica e excessivamente fiel a mim mesma para exaltar ou divulgar algo que não me agrade. Portanto, se dedico algumas linhas às obras dessa exposição em meu blog, é porque realmente acredito em sua qualidade artística e, segundo meu julgamento, elas merecem ser (re)conhecidas. E para quem gostou das aquarelas e pensa que adquirir uma delas exige um alto investimento, tenho uma ótima notícia: os preços são perfeitamente acessíveis.

Esses trabalhos não estavam expostos: trata-se de um exercício da artista com outra técnica, mas achei as padronagens tão encantadoras que não resisti! - Foto: Simone Catto

A exposição se encerrou no fim de semana, em breve Priscila partirá para uma residência artística na Alemanha, mas, se você tiver interesse em conhecer as obras, anote: ATELIÊ GALERIA PRISCILA MAINIERI – tel. (11) 3031-8727 – Rua Isabel de Castela, 274 – Vila Madalena – São Paulo. www.ateliepriscilamainieri.com.br. A galeria funciona de segunda a sexta das 11h às 19h e sábados das 11h às 17h. Vale a pena dar um pulo lá!

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