sábado, 4 de maio de 2013

Centro Cultural Banco do Brasil-SP. Quando o espaço de exposições já é obra de arte.

No feriado de 1º de maio fui visitar a exposição 'Da Vincis do Povo', de Cai Guo-Qiang, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – veja aqui o post. Essa exposição não estava entre as que mais me atraíam, mas fui vê-la por dois motivos. Primeiro, pela companhia. E segundo, porque era no CCBB. Eu ainda não conhecia o belo centro cultural e, antes que fosse excomungada como a última das hereges, vi ali uma oportunidade para sanar essa lacuna imperdoável. E lá fui eu.

O belo e centenário prédio do CCBB - Foto: Simone Catto

A arquitetura do prédio chama atenção de imediato. É que no Brasil é tão raro ver uma construção histórica preservada da forma como deveria, que quando me deparo com uma fico até comovida. Pena que, nesse país infestado pela corrupção, parece que na maioria das vezes apenas as instituições bancárias têm dinheiro e incentivos suficientes para fazer esse trabalho direito. E pensar que em Paris topamos com uma construção dessas em cada esquina!

Antes de adentrarmos o saguão principal, passamos por essa encantadora antecâmara 
circular - Foto: Simone Catto

Detalhe do teto e do relógio, que funciona direitinho! - Foto: Simone Catto

Tudo contribui para a harmonia do local: os contornos irregulares das linhas que circundam o átrio, as grades trabalhadas e os pilares de mármore - Foto: Simone Catto

Pois bem. Inaugurado em 21 de abril de 2001, o Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo ocupa um prédio construído em 1901 e comprado em 1923 pelo Banco do Brasil. Em 1927, após uma reforma projetada pelo arquiteto Hippolyto Pujol, tornou-se a primeira sede própria do banco na capital. 

Há doze anos, a reforma que transformou o edifício em Centro Cultural restaurou os elementos originais respeitando as linhas que o tornam um dos mais belos exemplos da arquitetura do início do século XX.

A belíssima porta da antecâmara, encimada por um friso artesanal.
Foto: Simone Catto 

O belo piso do átrio circular central - Foto: Simone Catto

O antigo elevador com porta pantográfica, como no tempo de nossos avós!
Foto: Simone Catto

Tombada pelo Condephaat e pelo DPH/Conpresp, a construção tem cinco andares, além de subsolo e mezanino, totalizando 4.183 metros quadrados. Além das salas de exposições, o CCBB tem duas cafeterias, cinema, auditório e um teatro – sempre há algo interessante para se fazer por lá.

A luz inunda o último andar através da claraboia - aliás, nada como uma claraboia para deixar a luz e a vida entrarem! 
Foto: Simone Catto

Outro ângulo da claraboia - Foto: Simone Catto

Se você quiser dar uma pausa para apreciar com calma o movimento e o espaço, a cafeteria do térreo é muito agradável. E eu, naturalmente, não iria sair dali sem tomar pelo menos um cappuccino! Estava delicioso. Imagino que, na hora do almoço, aquilo deva ficar lotado.

A agradável cafeteria do térreo - Foto: Simone Catto

Enfim... seria um sonho se a cidade dispusesse de muitos outros espaços como esse!

Foto: Simone Catto

O CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL (CCBB) fica na R. Álvares Penteado, 112 – Centro (próximo às estações Sé e São Bento do Metrô) - tel.: 3113-3651/3652 – www.bb.com.br. Abre de terça a domingo das 9h às 21h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário