segunda-feira, 15 de abril de 2013

'Amor é tudo o que você precisa'. Casamento perfeito entre o sol da meia-noite e o sol mediterrâneo.

Um filme terno, otimista, com uma bela fotografia e uma história bem contada. Amor é tudo o que você precisa (1h 56min) é uma comédia romântica que não só funciona, como ultrapassou minhas expectativas. Fazia tempo que eu estava com vontade de assistir a esse filme bem cotado no Guia da Folha, mas não apenas porque a crítica era favorável. Ocorre que pressenti, intuitivamente, que seria um filme bom por vários motivos. Primeiro: trata-se de uma produção predominantemente escandinava – sueca e dinamarquesa – o que, por si só, já sinaliza que a trama tem um bocado mais de profundidade do que o usual. Segundo: a maior parte do filme é rodada na belíssima Costa Amalfitana, ao sul da Itália, o que garante um visual encantador. Some-se a isso um roteiro atraente embalado por uma deliciosa trilha sonora, e pronto. Estavam lá todos os ingredientes para agradar a alguém como eu, uma descendente de italianos e admiradora assumida da cultura e sensibilidade nórdicas.

Philip (Pierce Brosnan) e Ida (Trine Dyrholm): um belo casal!

A história é tocante. Ida, uma cabeleireira de meia idade interpretada pela bonita e expressiva atriz dinamarquesa Trine Dyrholm, está passando por um verdadeiro inferno astral. Para começar, está se restabelecendo de um câncer no seio. Além disso, surpreende o marido transando em sua própria casa com a jovem funcionária da contabilidade. E como se não bastasse, ao estacionar o carro no aeroporto onde irá embarcar para a Itália para assistir ao casamento da filha, colide com outro automóvel. Mas como se trata de uma comédia romântica, o destino SEMPRE ajuda e o proprietário do carro abalroado não é ninguém mais, ninguém menos do que Philip, o rico, charmoso, viúvo e amargurado pai de Patrick, noivo de sua filha, interpretado pelo "James Bond" Pierce Brosnan.

A chegada à linda villa inclui um trajeto de barco. 
  
Os noivos Astrid (Molly Blixt Egelind) e Patrick (Sebastian Jessen), à direita, com o primo deste, Alessandro (Ciro Petrone). 

A partir daí, Ida e Philip embarcam juntos para a Itália e hospedam-se na villa de propriedade de Philip, que abrigará a festa de casamento dos filhos. Entre os convidados, alguns indesejáveis, estão Benedikta, a cunhada inconveniente que praticamente se joga em cima de Philip, e Leif, marido de Ida e pai da noiva, um autêntico "mala" que ainda tem a cara-de-pau de aparecer acompanhado da amante jovem e descerebrada.

Philip, a cunhada oferecida Benedikta (Paprika Steen, de azul), Ida (de vermelho) e Astrid.

O marido mala e cara-de-pau chega com mais três malas, entre elas a amante com idade para ser sua filha e cérebro para ser sua amante.  

Entre as várias situações que se desenrolam na villa e na festa, o que era trágico fica leve, o que era leve fica cômico e, no meio disso tudo, destaca-se a atuação de Trine Dyrhom, que conseguiu conferir beleza, ternura e serenidade a sua personagem até em momentos supostamente difíceis, como quando precisa tirar a bela peruca loira e se deparar com a cabeça nua devido à quimioterapia. Não importa o que aconteça, Ida parece superar tudo com seu lindo sorriso, seus imensos olhos azuis e uma admirável placidez escandinava, tudo emoldurado pelo ensolarado cenário mediterrâneo.

Ida com o filho Kenneth (Micky Skeel Hansen), um menino tão lindo quanto doce. 

Ficha técnica parcial:

Direção e roteiro: Susanne Bier.
Produção: Dinamarca, Suécia, Itália, França, Alemanha.
Elenco: Trine Dyrholm (Ida), Pierce Brosnan (Philip), Molly Blixt Egelind (Astrid, a noiva), Sebastian Jessen (Patrick, o noivo), Micky Skeel Hansen (Kenneth, irmão de Astrid)Paprika Steen (Benedikte), Kim Bodnia (Leif), Ciro Petrone (Alessandro) e Christiane Schaumburg-Müller (Thilde, a amante de Leif) entre outros.

Sim, AMOR É TUDO O QUE VOCÊ PRECISA é um filme que a gente também precisa de vez em quando. Garanto que você sairá do cinema mais leve do que entrou! Atualmente, está em cartaz em apenas duas salas: Playarte Bristol – sala 5, de segunda a quinta às 13h30 e 18h30, e Pátio Higienópolis Cinemark - sala 2, terças e quintas às 19h30. Não deixe de ver! 

2 comentários: