quinta-feira, 24 de maio de 2012

Cantina Don Pepe di Napoli. Fartura italiana por preços light.

Quando chega o frio, sempre dá vontade de comer algo mais consistente, com mais "sustância" (sic)... rsrs, como se brinca por aí. Portanto, se você procura uma comida honesta, generosa e não estiver a fim de gastar muito, pode ir ao Don Pepe di Napoli sem erro. Com mais de 25 anos de tradição em São Paulo, essa rede de cantinas conta com seis casas, mas costumo ir à filial dos Jardins, na Rua Padre João Manuel, por considerá-la mais aconchegante.

O salão da frente, onde almocei na última vez - Foto: Simone Catto

O restaurante tem pé direito baixo, mesas com a típica toalha xadrez das cantinas italianas e três ambientes internos, fora as mesas da calçada. Normalmente vou lá para almoçar e prefiro ficar no primeiro salão, que tem grandes janelas que dão para a rua e deixam a iluminação natural entrar.

O ambiente interno - Foto: Simone Catto

O corredor lateral - Foto: Simone Catto

A área externa é agradável nos dias de sol, mas confesso que não me sinto segura com mesas tão expostas.
Foto: Simone Catto

A última vez que estive no Don Pepe era um domingo frio e estava louca para comer uma massa. Após pedirmos o couvert da casa, composto por pão italiano, manteiga, alichella e azeitonas pretas macias e bem temperadas, optamos pelo Penne al Pesto (com manjericão, alho, azeite e nozes), que serve, tranquilamente, três ou até quatro pessoas. Sem brincadeira, a travessa é mesmo gigante!!! Aliás, todos os pratos do restaurante são de uma generosidade transbordante. Não tirei foto porque, mal o garçom chegou, já começou a servir e não deu tempo nem de piscar. Porém, fotografei meu prato, o qual me deixou plenamente satisfeita.

O couvert é simples, porém honesto - Foto: Simone Catto 

O Penne al Pesto estava ótimo, mas eu como como passarinho, mesmo... rs. - Foto: Simone Catto

O cardápio também é farto, com inúmeras opções de massas, risotos, carnes, aves e peixes. Entre as massas, destacam-se algumas especialidades do chef, como o Taglierini a Don Pepe (com filé, brócolis, alho e óleo), o Spaghetti aos Frutos do Mar (napolitano, com lulas, vôngole e camarão) e o Penne ai Funghi (com molho branco, funghi secchi e whisky). Eu ainda vou experimentar todas! Rs.

O Taglierini a Don Pepe também parece muito bom.

Como já havia ingerido bebida alcoólica na noite anterior, desta vez não pedi vinho tinto para acompanhar, apesar do frio, preferindo optar por um saudável suco natural de melancia. E olhe que eu nem estava dirigindo... rs. Finalizamos a refeição com um café Gourmet Santa Mônica que caiu superbem. E nem preciso dizer que, antes de pagar a conta, pedimos para embalar a comida para viagem, de tanto que sobrou.

Quer ir ao Don Pepe di Napoli nos Jardins? Anote o endereço e mangia! Rua Padre João Manuel, 1104 – (11) 3081-4080 – www.donpepedinapoli.com.br. (Em tempo: no site você verá outras marcas de restaurantes do grupo 'Don Pepe' com outras especialidades, como pizzas, carnes e frutos do mar, mas eu ainda não as conheço.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário