domingo, 24 de fevereiro de 2019

'Poderia me perdoar?’, uma história agridoce e bem contada sobre letras que se afogam

Nem 'Roma', nem 'A Favorita'. Nenhuma dessas produções, em minha opinião, estaria apta a concorrer ao Oscar de Melhor Filme este ano. Não assisti a todos os concorrentes, mas vi 'Bohemian Rapsody' e o considero um bom filme, superior a esses dois. Não que os tenha achado propriamente ruins, mas não bons o suficiente para justificar o alarde que a mídia fez em torno de ambos. Explico por quê.  

O mexicano 'Roma', dirigido por Alfonso Cuarón, conta uma história OK que foi valorizada pela bela fotografia em preto e branco, recurso estético que, diga-se de passagem, pode funcionar até certa medida para mascarar ou resgatar roteiros fracos. Aliás, uma boa tática para saber se um filme em preto e branco é bom ou não é imaginá-lo colorido. Se ele resistir bravamente, mesmo que não tenha o mesmo appeal de seu original em preto e branco, é porque é bom. Porém, ao fazer o mesmo exercício com 'Roma', cheguei à dolorosa conclusão de que, se fosse colorido, o filme desbotaria de vez. E as emoções que desperta, já suficientemente pálidas, correriam sério risco de se tornar invisíveis. E mais: 'Roma' é um filme de silêncios, o que em tese é ideal para suscitar estados reflexivos, mas em seu caso não funcionou. Não para mim, pelo menos. Para um filme de "silêncios" ser grande, os recursos que entremeiam seus silêncios – leia-se: roteiro, direção, atuações - precisam ser superlativos, o que, repito, em minha opinião, não ocorreu. Gostei da atuação da protagonista, Yalitza Aparicio, que nos brinda com alguns momentos tocantes, mas ela não foi suficiente para segurar o filme. Temos, portanto, uma produção apenas mediana que não justifica uma indicação ao Oscar.  

Já a 'A Favorita', com direção de um grego chamado Yórgos Lánthimos, tem um roteiro regular, uma belíssima produção, o que para mim foi seu maior trunfo, e boas atuações das atrizes. Ocorre que Emma Stone "já deu", como se diz por aí. Virou chichê, uma espécie de atriz-caça-voto-para-Oscar, com sua beleza inexpressiva. Cansou. É curioso como outras atrizes, igualmente bonitas e talentosas, podem se repetir indefinidamente nas telas e não cansar nunca. É o caso de Juliette Binoche, Cate Blanchett, Naomi Watts ou mesmo a almodovariana Penélope Cruz. Todas divas. 'A Favorita' chamou minha atenção pela luxuosa produção e pela fotografia, até porque me agradam os filmes ditos "de época", mas me despertou emoções tão rasas quanto o olhar de Emma Stone. Merece concorrer ao Oscar de Melhor Filme? Novamente, em minha opinião, não.

Porém, há outro filme, terno e singelo, que considero de longe melhor que 'Roma' e 'A Favorita', mesmo com toda a sua simplicidade: 'Poderia me perdoar?'. Dirigido por uma certa Marielle Heller e adaptado da autobiografia de Lee Israel (1939-2014), conta a história real de uma decadente escritora nova-iorquina, cinquentona, alcoólatra e antissocial, que acha um meio - digamos, inusitado, para pagar as inúmeras contas atrasadas que se empilham em sua mesa: forjar cartas de celebridades artísticas e literárias. A verdadeira Lee Israel fez exatamente isso no início da década de 90, mais por desespero do que por ganância. Após uma promissora trajetória como escritora nos anos 70 e 80, Israel teve um bloqueio criativo, talvez causado pela bebida, e amargou um ostracismo acompanhado de crescentes dificuldades financeiras. A escritora se lançou então à carreira de falsária e, segundo especialistas, forjou brilhantemente dezenas de cartas, a maioria de grandes personalidades literárias, as quais vendeu a livreiros e colecionadores antes de ser desmascarada e condenada pela Justiça de Nova York.

Richard Grant (Jack Hock) e a protagonista Melissa MacCarthy (Lee Israel), um poço de expressividade.

Achei o filme muito bom por vários motivos. Número um: conta uma história formidável, verídica e muito bem costurada num roteiro impecável. Porque é isso. Podemos ter a história mais interessante do mundo, mas, se o roteiro não for bom, pode esquecer. Mata o filme a navalhadas. Não à toa, 'Poderia me perdoar' está concorrendo ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. Palmas para a roteirista Nicole Holofcener.

Número dois: a atriz principal, Melissa McCarthy, interpreta divinamente a escritora Lee Israel, com toda a pujança e expressividade que a personagem exige. Desmazelada, mal vestida e afogada em incontáveis doses de bebida, Lee é a própria imagem de uma irremediável perdedora. Chega um momento, no filme, que a gente até torce para que suas trambicagens deem certo, tamanha a simpatia que a pobre mulher inspira. Melissa concorre ao Oscar de Melhor Atriz e, embora eu não tenha visto os trabalhos de duas das indicadas, Lady Gaga (hã?) e Glenn Close, creio que deveria levar a estatueta com todo o louvor. E cá entre nós, desde quando Lady Gaga é atriz? Afff... Só sei que Melissa McCarthy dá um banho de interpretação e achei-a superior a Yalitza Aparicio, que concorre com 'Roma', e Olivia Colman, com 'A Favorita'. Sem falar que as demais atuações do filme também são excelentes, com destaque para Richard Grant, que interpreta Jack Hock, um gay sessentão quase indigente, desocupado e picareta, que se torna amigo da escritora. Sim, temos aqui uma história de perdedores magnificamente contada. Grant também concorre ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante e sua indicação é mais do que merecida. 

A verdadeira Lee Israel (1939-2014)

Tudo bem que 'Poderia me perdoar?' possa ter exercido um apelo especial sobre minha sensibilidade pelo fato de contar uma história tocante que se passa no universo das letras, que me é tão caro e está tão imiscuído em meu dia a dia, mas, mesmo analisando-o com isenção, posso dizer sem pestanejar que se trata de um excelente filme. Quem "não poderia se perdoar" em perdê-lo é o leitor empático com alma sensível, amante de cinema e de livros. Assisti no Shopping Frei Caneca e creio que ainda deva estar em cartaz por lá. Confira o trailer:


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