quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Cacau Factory, um pequeno oásis de doçura na Vila Clementino

Toda hora fico sabendo da abertura de um novo café ou padaria charmosa no bairro da Vila Madalena. No entanto, há outras "Vilas" bem mais promissoras e carentes de estabelecimentos do tipo, como a Vila Mariana e a Vila Clementino, na zona Sul de São Paulo. A Vila Clementino, a bem da verdade, é um enclave da Vila Mariana, assim como a Chácara Klabin e a Chácara Inglesa, mas está precisando com urgência de mais locais onde se possa comer bem em ambientes agradáveis.

Felizmente, uma empreendedora da gastronomia deve ter percebido essa lacuna e, para a salvação dos moradores e profissionais que trabalham na Vila Clementino, abriu a Cacau Factory na rua dos Otonis, quase esquina com a rua Borges Lagoa. Silmara de Carvalho, a atenciosa chef chocolatière com formação nos Estados Unidos e passagem pela França, especializou-se na fabricação de chocolates artesanais e parece que eles se tornaram o carro-chefe dessa casa de cafés e delicinhas.

O local é pequenino e agradável - Foto: Simone Catto

Tudo é feito com muito capricho - Foto: Simone Catto

Os bombons e tabletes de chocolate, preparados com o chocolate belga Callebaut, são leves e saborosos, valorizados pelo toque de delicadeza da chef, que enriquece o sabor com pistaches, berries, nozes e outros complementos. Degustei na própria loja um bombom de chocolate amargo com berries e levei para casa alguns de sabores diferentes, para experimentar. Aliás, contam-se nos dedos de uma mão as vezes em que comprei chocolates na vida – juro! - só os compro quando eles me parecem realmente especiais.

As fotos dos bombons não saíram boas por causa do reflexo da luz na vitrine, mas abaixo dá para ter uma ideia da variedade.

Os bombons que degustei na loja, de chocolate amargo com
berries, são esses coloridos - Foto: Simone Catto

A foto saiu com reflexo, mas vale a pena mostrar gostosuras... - Foto: Simone Catto

O cardápio tem diferentes tipos de cafés, mas resolvi experimentar o velho e bom espresso. Com paladar macio e final suave, sem o mínimo traço de amargor, o café leva a marca Inverno d'Italia, a qual, vim a descobrir, possui matriz em Espírito Santo do Pinhal e várias lojas no interior de São Paulo, além de umas poucas unidades na capital. Não consegui descobrir a origem das fazendas produtoras, mas gostei muito do sabor.

Além dos chocolates, o cardápio tem brownies, doces e também alguns salgados, como quiches, para um lanche rápido. Qualquer dia destes vou experimentar uma.

Os doces também são uma tentação! - Foto: Simone Catto

Os brownies não poderiam faltar, mas o diferencial é que aqui eles têm sabores variados - Foto: Simone Catto

Quando eu estava quase indo embora, eis que a chef surge carregando nas mãos algo que eu diria ser uma verdadeira visão do paraíso, não fosse ela tão escandalosamente pecaminosa: um doce chamado trifle, espécie de creme permeado por várias camadas de frutas. Era uma encomenda - quem será o felizardo?

Ai, meu pai... preciso experimentar! - Foto: Simone Catto

A casa é pequenina, bem montada, e nota-se o capricho nos detalhes – desde a decoração até as embalagens mimosas dos chocolates para presente. As três mesas de quatro lugares têm pufes em vez de cadeiras, uma solução inteligente que otimiza o espaço e não deixa a loja atravancada. Quem preferir ou estiver mais apressado, pode se sentar em uma das banquetas ao lado do balcão.

As embalagens para presente também são graciosas - Foto: Simone Catto

Foto: Simone Catto

Mora na Vila Clementino? Trabalha por lá? Vale a pena fazer um pit stop estratégico na CACAU FACTORY para tomar um cafezinho ou experimentar um dos quitutes da chef Silmara. Anote: rua dos Otonis, 635 – São Paulo. Abre de segunda a sexta das 7h às 20h e sábados das 10h às 16h. Tel.: (11) 5082-1332 | www.facebook.com/cacaufactory

Nenhum comentário:

Postar um comentário