segunda-feira, 17 de abril de 2017

SP-Arte 2017 (parte 2). Os grandes mestres atraem olhares e valorizam a feira.

Uma feira de arte é planejada, naturalmente, para vender obras de arte. Por isso, não foi de estranhar que a SP-Arte 2017, realizada entre 5 e 9 de abril no Ibirapuera com quase 160 expositores, tenha priorizado artistas com maior potencial comercial e obras com mais probabilidade de agradar ao público. Isso explica por que as pinturas predominaram na grande maioria dos estandes, algumas com a assinatura de nomes consagrados. Passei uma tarde inteira na feira e, neste post, compartilho imagens de algumas pinturas produzidas até 1960 por esses mestres e que, se nem sempre garantem um retorno do investimento em curto prazo, no mínimo enchem os olhos de quem tem a oportunidade de adquiri-las ou contemplá-las. Vamos a elas?

A galeria Paulo Kuczynski exibiu uma série de belas paisagens de Nicolau Facchinetti (1829-1900), italiano nascido em Treviso que morou no Rio de Janeiro e retratou a cidade numa época que deve ter deixado saudades.

Nicolau Facchinetti - 'Vista da Lagoa Rodrigo de Freitas' (1872) - óleo s/ tela - Paulo Kuczynski Escritório de Arte - SP
Foto: Simone Catto

E já que falamos em paisagem, não dá para não mencionar o onipresente Pancetti (1902-1958) que, ao lado de Volpi (1896-1988), é um verdadeiro "arroz de festa" da SP-Arte (rs), com obras exibidas por várias galerias a cada edição da feira.

José Pancetti - 'Itanhaém' (1945) - óleo s/ tela - 54,5 X 65,5 cm - Simões de Assis Galeria de Arte - Curitiba - Foto: Artsy

José Pancetti - 'Série Bahia' (1952) - óleo s/ tela - 55 X 46 cm - Galeria Frente - SP - Foto: Simone Catto

Alfredo Volpi - 'Paisagem rural' (1945) - óleo s/ cartão - 24,5 X 34,5 cm - Foto: Simone Catto

Anita Malfatti - obra em nanquim e lápis de cor s/ papel - década de 1940 - Foto: Simone Catto

Emiliano Di Cavalcanti - 'Igreja de São Francisco' (1940) - óleo s/ tela - 81 X 60,5 cm
Pinakotheke - RJ - Foto: Simone Catto

As figuras femininas também não podiam faltar, desde as enigmáticas divas de Ismael Nery (1900-1934), passando pelas mulheres cubistas de Léger (1881-1955) e as morenas de Di Cavalcanti (1897-1976) – algumas de aparência respeitável, outras nem tanto.

Ismael Nery - Galeria Steiner - SP - Foto: Simone Catto

Ismael Nery - 'Duas Figuras' (1923) - óleo s/ tela - 34 X 27 cm - Galeria Frente - SP
Foto: Simone Catto

No título da pintura abaixo, Duas mulheres com aldes, Léger (1881-1955) provavelmente referiu-se a Alde Manuce (1449-1515), um editor de livros que muito contribuiu para a difusão da cultura humanista na Itália. Como a palavra "aldes" também se refere aos livros editados por Aldes ou seus descendentes, supomos, portanto, que Léger tenha representado duas mulheres com alguns desses exemplares diante de si.

Fernand Léger - 'Deux femmes aux aldes' (Duas mulheres com aldes) (1937) - guache s/ papel colado s/ cartão
37,7 X 40,6 cm - Pinakotheke - RJ - Foto: Simone Catto

Emiliano Di Cavalcanti - 'A Moreninha' (1944) - óleo s/ tela colada em eucatex - 54,3 X 49,3 cm
Pinakotheke - RJ - Foto: Simone Catto

Di Cavalcanti - 'Brasserie de la Bastille' (1967) - óleo s/ tela - 81 X 116 cm - Galeria de Arte Ipanema - RJ - Foto: Artsy

O colorido da obra a seguir é um primor de Cícero Dias (1907-2003). Levanta o astral de qualquer um!

Cícero Dias - 'Moça no espelho' (década de 1950) - óleo s/ tela - 92 X 73 cm
Simões de Assis Galeria de Arte - Curitiba - Foto: Simone Catto

Flores também são sempre bem-vindas em qualquer exposição – eu, particularmente, nunca resisto a elas – ao vivo ou na paleta de grandes artistas.

Emiliano Di Cavalcanti - 'Flores' (c.1930) - óleo s/ tela - 35 X 27 cm - Pinakotheke - RJ - Foto: Simone Catto

Alberto da Veiga Guignard - 'Vaso com flores' (1951) - óleo s/ madeira- 50 X 40 cm - Pinakotheke - RJ
Foto: Simone Catto

Sobre a obra abaixo, devo dizer que adoro ler, mas não consigo imaginar como alguém poderia se concentrar com a bagunça da festiva Sala de Leitura de Djanira (1914-1979). Parece que os garotos mais velhos, à esquerda, não estão muito convencidos de que é melhor ler do que brincar lá fora!

Djanira da Mota e Silva - 'Sala de Leitura' (1944) - óleo s/madeira - 70 X 99 cm - Galeria de Arte Ipanema - RJ
Foto: Simone Catto

E os flagrantes da SP-Arte 2017 não param por aí! Clique AQUI para conferir destaques do design e da arte contemporânea internacional, e AQUI para acessar mais obras criadas a partir de 1960. 

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