sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Restaurante Paulo das Trutas, em Monte Verde. Frescor e sabor inigualáveis.

Não dá para visitar as montanhas da Mantiqueira sem experimentar um belo filé de truta. Por isso, sempre que vou a uma cidade como Campos do Jordão, Monte Verde ou Gonçalves, faço questão de incluir, em minha rota, pelo menos um almoço ou jantar num restaurante especializado nesse saboroso peixe dos rios de água fria.

No último feriado de Carnaval, a cidade escolhida foi Monte Verde, no sul de Minas Gerais, justamente porque... lá não havia Carnaval! Sim, sempre fujo das multidões e da bagunça e, felizmente, sempre tenho quem fuja comigo! (rs). Ao chegarmos lá no sábado, à hora do almoço, a fome já estava "batendo". Então fomos direto à unidade principal do restaurante Paulo das Trutas (a casa também tem um endereço no Centro do distrito), sobre o qual eu já havia colhido informações anteriormente.

A casa está instalada em um belíssimo cenário natural, ao lado de um riacho e do primeiro e único trutário de Monte Verde.

O cenário é paradisíaco e convidativo! - Foto: Simone Catto

Natureza, simplicidade e sabor: essa fórmula dá certo! - Foto: Simone Catto

Trutário - Foto: Paulo das Trutas

Como o clima estava agradável, ficamos na área externa, bem ao lado do riacho, ouvindo o delicioso barulhinho da água. Abaixo está a vista de nossa mesa. Tudo de bom!

É uma delícia almoçar respirando ar puro e contemplando esse verde! - Foto: Simone Catto

Os esquilos sempre aparecem por lá e eu consegui alimentar um deles na mão, com os amendoins que uma cliente gentil havia deixado na mesa ao lado para darmos aos bichinhos. Primeiro eles olham desconfiados, dão uma cheiradinha, mas logo abocanham o amendoim com casca e tudo e o levam embora para estocar. Dali a pouco eles voltam pedindo mais. Muito fofos!

Flagra do nosso amiguinho guloso - Foto: Simone Catto

A casa também tem mesas num gostoso terraço e um aconchegante salão interno para os dias em que São Pedro não for tão generoso.

O terraço externo também possibilita uma vista privilegiada - Foto: Simone Catto

E se estiver muuuuito frio... aqui ninguém fica desamparado! - Foto: Simone Catto

Pedi um filé de truta com molho de champinhons com alcaparras e manteiga, acompanhado de batatas sautées. Juro que nunca havia comido uma truta tão fresquinha e saborosa! Vê-se logo que o peixe é cultivado localmente, pois o sabor é totalmente diferente daquele das trutas congeladas. Segundo o site da casa, o abate é realizado o mais próximo possível do momento do consumo, a fim de deixar o peixe ainda mais fresco e saudável. Inaugurado em 1990, o restaurante tem mais de 25 anos de experiência no cultivo de trutas, reproduzindo da melhor forma possível o ambiente natural do peixe no trutário. O preço das trutas equivale ao dos bons restaurantes em São Paulo e está na faixa dos cinquenta e poucos reais.

Filé de truta com molho de champinhons com alcaparras e manteiga, acompanhado de batatas sautées... nham!!! 
De comer de joelhos!!! (R$ 56) - Foto: Simone Catto

E para acompanhar essa iguaria... uma deliciosa caipirinha com cachaça da casa, que combina maravilhosamente com o espírito do lugar e o cenário mineiro. Como sempre, pedi para não carregarem na cachaça, e a caipirinha chegou no ponto certo!

Schlep... - Foto: Simone Catto

E já que falamos da caipirinha, o local tem um alambique próprio onde são produzidas e comercializadas saborosas cachaças artesanais. Degustei a de banana, um hit da região, e achei muito boa.

O alambique produz deliciosas cachaças que podemos experimentar - Foto: Simone Catto

Se você visitar Monte Verde, escolha um dia de sol e não deixe de almoçar no PAULO DAS TRUTAS! A unidade 1 fica na Rua da Floresta, 810, saindo um pouco fora do Centro. Tel.: (35) 3438-1214 - www.paulodastrutasmonteverde.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário