sábado, 13 de fevereiro de 2016

Pedra Redonda, em Monte Verde. Dois mil metros de deslumbramento.

Para mim, Carnaval é ótimo para... fugir para qualquer lugar onde não haja Carnaval! É isso mesmo. Confesso que nunca fui chegada a essa festa tão aguardada por boa parte dos brasileiros, e os feriados de Carnaval significam uma oportunidade para eu dar uma escapada para outros lugares – seja para o meio da natureza ou até para outro país. Este ano, recebi um convite para viajar a Monte Verde, no sul de Minas Gerais, o que me deixou bem feliz. Fazia tempo que eu não visitava esse lugarejo situado no município de Camanducaia e não via a hora de fazer umas trilhas por lá.

Já publiquei um post sobre o trekking ao Platô e à pedra do Chapéu do Bispo e, desta vez, vou falar um pouco sobre a trilha da Pedra Redonda. A exemplo das anteriores, essa trilha também sai do final da Avenida das Montanhas e fica a uns 4 km do centro da vila. A gente estaciona o carro na base e sai andando. Com 1.990 metros de altitude, a trilha da Pedra Redonda é também a mais frequentada por apresentar um grau de dificuldade menor - ela não é tão íngreme quanto a do Chapéu do Bispo. Mas assim como a outra, pode ser percorrida em cerca de 40 ou 45 minutos. Vamos à Pedra Redonda, então?

A partir dali, também dá para chegar à Pedra Partida, uma trilha mais longa, com uma hora e meia só de ida.
Foto: Simone Catto

Na foto abaixo dá para ver a pedra - e a aventura - que nos aguardava.

Pedra Redonda - Foto: Simone Catto

A maior parte da caminhada é mais ou menos como o trecho abaixo, ou seja, não é íngreme mesmo. Além disso, a mata não é tão fechada assim.

Foto: Simone Catto

Quanto mais nós subíamos, mais linda a paisagem ia ficando...

Foto: Simone Catto

Em determinado ponto, topamos com um mirante e essa vista literalmente "embasbacante". Felizmente, nesse dia São Pedro estava de bom humor, pois o céu estava superazul!

Vista do mirante - Foto: Simone Catto

E chegando lá em cima, na Pedra Redonda... mais UAU!!!!

Foto: Simone Catto

Momento contemplação... "Quem sou eu?"... "Para onde vou?"... "O que estou fazendo no universo?"... "Olha, aquela nuvem tem forma de mamadeira..."

Mundo, vasto mundo...

A Pedra Redonda forma um complexo com outras pedras menores e é uma delícia caminhar por elas. Detalhe: da pedra abaixo dava para avistar o pessoal da trilha do Platô, que estava em outra pedra bem em frente. 

Foto: Simone Catto

"O céu tá ali pertim, sô!" - Foto: Simone Catto

Momento meditação... "Ownnnnnnnnnnnnnnnnnnn..."

Muita paz...

Brincadeiras à parte, o fato é que nesse momento meditei de verdade e agradeci profundamente pelo privilégio de apreciar a natureza e desfrutar uma vista como essa. E o melhor é que essas coisas estão ao alcance de todos nós. As trilhas são de graça, não custam nada, mas... proporcionam momentos de valor incalculável!!! 

Você pretende ir a Monte Verde? Então não deixe de fazer a trilha da Pedra Redonda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário