domingo, 9 de agosto de 2015

Exposição 'Déjà Vu', de Claudio Takita. Musas revisitadas, alegria renovada.

Eu já havia tido o prazer de encontrar as divas de Takita há uns dois anos. E agora, novas musas juntaram-se às anteriores, dando-nos um espetáculo de cor e técnica em pinturas alimentadas por uma vigorosa dose de nostalgia.

Claudio Takita ao lado de Marilyn Monroe, uma das musas imortalizadas em suas pinturas - Foto: Simone Catto

Desta vez, o ponto de encontro foi a recém-inaugurada Deco ArtClub, um espaço multicultural de muito bom gosto que reúne loja de decoração, galeria de arte, café e que, futuramente, vai abrigar também cursos na área de arte e humanidades.

O espaço da loja, repleta de belos objetos de decoração - Foto: Simone Catto

Quem compareceu ao vernissage teve o raro prazer de contemplar, lado a lado, algumas das beldades mais icônicas que o mundo já viu. Audrey, Marilyn, Liz, Amy, Sophia e outras divas, retrô ou nem tanto, fitam o espectador fazendo charme ou sorrindo, ora com alegria, ora com ar maroto, ora com um "quê" de mistério. Algumas exalam glamour, como a eterna "bonequinha" Audrey Hepburn. Outras são o retrato da alegria, como uma Marilyn jovem e feliz ao lado de uma cabine telefônica londrina. Liz Taylor posa recostada em um reluzente Lincoln Continental. Já Sophia Loren é pura exuberância em um luxuriante fundo vermelho, e Uma Thurman tem sua beleza enigmática envolta em negro. Divas das telas convivem lado a lado com divas da música, como Amy Winehouse e Annie Lennox, resultando em imagens vibrantes com forte viés pop.

'Audrey' - acrílica s/ tela - 110 cm X 80 cm - Foto: Simone Catto

Aqui, temos uma Marilyn feliz, acompanhada da Vênus de Botticelli aprisionada na cabine telefônica e de uma musa de tempos mais recentes à direita: Anne Hathaway - Foto: Simone Catto

'Liz' - acrílica s/ tela - 100 cm X 120 cm - Foto: Simone Catto
  
Criador e criatura: Takita feliz ao lado de sua exuberante Sophia.
Foto: Simone Catto

E aqui, o artista fala sobre sua inspiração para criar esta Uma Thurman envolta em mistério... - Foto: Simone Catto

Por vezes, Takita toma emprestadas referências de outros mestres, criando composições interessantes e intrigantes. É o caso da pintura Beijos, uma das mais belas da exposição, em que o artista inspirou-se livremente em uma das obras mais populares de Gustav Klimt, o austríaco que encarnou, de forma inovadora, o esprit art nouveau de sua época. Em outra pintura, distinguimos elementos que poderiam estar em uma obra de Roy Lichtenstein, por exemplo. Até Van Gogh deu as caras por lá, em uma tela na qual seu famoso quarto em Arles é o grande protagonista.

A tela 'Beijos', inspirada em Gustav Klimt - acrílica s/ tela - 170 cm X 145 cm
Foto: Simone Catto

E aqui, quem diria... o quarto de Van Gogh em primeiro plano, atentamente observado pela diva pop Annie Lennox, da banda Eurythmics - Foto: Simone Catto

Takita faz uma pintura solar. Tanta cor e calor, associados a elementos simbólicos facilmente reconhecíveis e, principalmente, a tantas mulheres que há décadas povoam a imaginação e os sonhos da humanidade, criam identificação imediata e atraem a simpatia do espectador.

Se você puder, dê um pulo no Deco ArtClub e conheça as obras de CLAUDIO TAKITA. Mas atenção: a exposição fica apenas até o dia 14/8. O endereço é Rua Canário, 1318, Moema. Tel.: (11) 2619-0057 – www.decoartclub.com.br. O espaço abre de terças a sextas-feiras das 10h às 19h, e aos sábados das 10h às 18h.

Dica esperta: no dia 13/8, quinta-feira, a partir das 19h30, haverá um coquetel de finissage com DJ, sessão de live painting com o artista Thiago Ribeiro, projeções sobre o processo criativo de Takita e leilão beneficente de uma obra do artista. Confirme sua presença pelo e-mail vivian@sartoria.com.br e aproveite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário